O que fazer quando dá “vontade de sumir”? Entenda melhor

Nem todos os dias são os melhores dias das nossas vidas. Existem aqueles dias que acordamos desanimados, sem vontade de sair da cama, trabalhar, encontrar outras pessoas, interagir e até mesmo de se alimentar. Ninguém está livre de passar por isso, e esse sentimento é mais comum do que se imagina.

Junto desses sentimentos e emoções, em alguns momentos, surge também uma sensação estranha e, com ela, uma vontade de sumir, que não sabemos ao certo de onde vem e por que nos impacta de maneira tão intensa.

O fato é entender os motivos que nos levam a viver situações como essas, de modo que tenhamos a oportunidade de sair desse estado de tristeza profunda e caminharmos em direção ao que nos fará verdadeiramente felizes, plenos e realizados. Portanto, vale ressaltar que não se deve normalizar essa vontade de sumir, pois deve-se encontrar mais qualidade de vida!

O que fazer quando bate o desespero e a vontade de sumir? Fique atento e saiba quais são as dicas para sair das crises. | Imagem: Hospital Santa Mônica
O que fazer quando bate o desespero e a vontade de sumir? Fique atento e saiba quais são as dicas para sair das crises. | Imagem: Hospital Santa Mônica

O que é essa vontade de sumir? De onde ela vem?

Antes de tomar decisões com base nas emoções vividas no momento, é fundamental procurar entender o que nos leva a essa estranha vontade de sumir do mapa. Basicamente, as pessoas afirmam que “querem sumir” quando estão passando por um momento de sofrimento intenso.

Isso pode ocorrer por conta de dificuldades financeiras, problemas familiares, discussões no relacionamento familiar, sobrecarga de trabalho, doenças, e por aí vai. Analise de onde está vindo essa vontade de sumir, tendo em mente que desaparecer não é a solução.

Pressões do dia a dia

Ultimamente, a vida tem andado tão acelerada, exigindo tanto de nós, que muitas vezes é difícil lidar com a pressão diária à qual somos constantemente submetidos. São as metas que temos que bater no trabalho, as responsabilidades pessoais e profissionais, as expectativas que nos sentimos obrigados a atender das pessoas ao nosso redor, entre muitas outras situações que nos levam a querer sumir, para ver se conseguimos “fugir” um pouco de toda essa loucura que virou o nosso cotidiano.

Falta de autoconhecimento

O fato de não conhecermos bem as nossas melhores habilidades e competências, acaba nos tornando reféns das situações que são externas a nós. Isso quer dizer que, quando passamos por alguma dificuldade, por não nos conhecermos bem, ou seja, por não termos clareza sobre quais são os recursos internos que podemos utilizar para lidar com os desafios, acabamos cedendo à pressão e ficamos com essa vontade de desaparecer, que muitas vezes dura dias.

Ausência de metas e objetivos

Você já parou para pensar na sua missão de vida? No que você deseja verdadeiramente conquistar para se sentir realizado e feliz? Se ainda não refletiu a respeito dessas e de muitas outras questões parecidas, talvez seja isso que esteja fazendo com que você se sinta deslocado e queira fugir.

Dificuldades de expor os sentimentos e emoções

Outro fator que também pode levar uma pessoa a querer sumir é a sua dificuldade em expressar os seus sentimentos de maneira adequada. Geralmente, quando sentimos a vontade de desaparecer, é porque não estamos conseguindo resolver algo que nos incomoda, o que nos leva a querer fugir desse incômodo, pois não nos sentimos aptos a falar e a agir adequadamente sobre isso.

Mágoas

Algumas pessoas são tomadas pelo desejo de se isolar, pela vontade de sumir, pelo simples fato de terem sido magoadas por alguém a quem consideravam bastante. Em decorrência de toda a dor e sofrimento causados por essa mágoa que o indivíduo vive, ele deseja desaparecer, com a tentativa de fazer com que essa dor e esse sofrimento deixem o seu coração.

Foco no passado

Outra razão que leva muitas pessoas a quererem sumir tem a ver com o fato de elas ficarem presas às experiências ruins que tiveram no passado. Geralmente, são indivíduos que passaram por algum trauma, difícil de superar, e que não conseguem seguir em frente. Por isso, têm dificuldades de focar no momento presente e/ou até mesmo de planejar um futuro promissor.

Distúrbios psicológicos ou hormonais

Muitas vezes, quando essa vontade de sumir dura dias seguidos, e até meses, é necessário dar um pouco mais de atenção a essa questão, pois pode se tratar de algum tipo de transtorno psíquico, como depressão, ansiedade ou estresse. Essa vontade de fugir também pode ser oriunda de algum tipo de distúrbio hormonal, que esteja afetando o funcionamento do seu organismo como um todo.

O que fazer para superar a vontade de sumir?

Todos nós sabemos que, muitas vezes, não é fácil resistir à vontade de sumir. Porém, esse é um esforço que precisamos fazer por nós mesmos, para nos fortalecermos ainda mais ao longo da vida e ter ânimo para alcançar a nossa própria felicidade.

Desenvolva o seu autoconhecimento

A primeira dica diz respeito à questão do autoconhecimento, cuja falta citamos como uma das causas para o surgimento dessa vontade de sumir. Acontece que é essencial que você encontre mecanismos para conhecer a si mesmo, uma vez que é por meio do autoconhecimento que você vai ter acesso aos recursos internos capazes de ajudá-lo a se reerguer nos momento de dificuldade.

Trabalhe a sua inteligência emocional

Trabalhar a sua inteligência emocional vai ajudá-lo a compreender melhor os seus próprios sentimentos, no sentido de entender as razões emocionais que o estão levando a querer desaparecer, sem dar notícias para ninguém.

Procure ajuda especializada

Em um dos tópicos que abordamos anteriormente, citamos as questões psíquicas e hormonais que podem afetar o organismo e fazer com que a vontade de sumir surja. Neste sentido, caso esse desejo de desaparecer permaneça por um longo período, é essencial procurar ajuda especializada para que se dê início ao tratamento adequado.

Saiba mais: Depressão não é APENAS tristeza! Veja as diferenças

você pode gostar também