Burnout das mães: como identificar o esgotamento da maternidade

Sentir-se cansado(a) após um longo dia de trabalho, seja dentro ou fora de casa, é normal. Diante da vida agitada e do cotidiano intenso, esse sentimento costuma ser recorrente, especialmente para as mães. Porém, quando essa sensação de cansaço torna-se constante, gerando estresse, desmotivação e problemas no dia a dia, é o momento de refletir sobre as causas e consequências dessa exaustão. 

Como identificar o esgotamento e as crises em mães? Saiba mais e fique atento no que pode ajudar. | Imagem: Clube Quindim
Como identificar o esgotamento e as crises em mães? Saiba mais e fique atento no que pode ajudar. | Imagem: Clube Quindim

Você já ouviu falar em Síndrome de Burnout?

Em inglês, burnout significa exaustão, depressão, fadiga. Conhecida também como síndrome do esgotamento profissional, a Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico marcado pela sensação de exaustão, tensão emocional e estresse crônico gerados pela dedicação excessiva ao trabalho. Resumidamente, é quando um colaborador/trabalhador passa por um estado de estresse tão grande que não aguenta a pressão.

Quando isso acontece, muitas vezes, é necessário até um afastamento do trabalho e até mesmo licença médica. As pessoas que, geralmente, tendem a passar por este quadro são os profissionais mais dedicados e perfeccionistas, que exigem demais de si mesmos para alcançar seus objetivos, ou aqueles que estão passando por cobrança excessiva no ambiente de trabalho.

Mommy Burnout: a síndrome do esgotamento na maternidade

Assim como no Burnout profissional, o quadro acontece mais comumente com mães que se cobram demais para atingir uma expectativa irreal de “maternidade perfeita”. É impossível ser uma mãe 100% boa em 100% do tempo. Além do esgotamento constante, o Mommy Burnout também vem acompanhado de outros sintomas, como irritabilidade, falta de interesse, motivação e propósito, falta de prazer no cuidado com os pequenos, além de pensamentos negativos frequentes. Claro que esses sintomas podem fazer parte de nossas vidas em determinados momentos, por isso é preciso atenção à intensidade e frequência desses sentimentos para saber quando é o momento de buscar ajuda profissional.

3 formas de aliviar o estresse e a pressão da maternidade

É inevitável fugir da sensação de cansaço e culpa que pega as mamães vez ou outra, mas existem algumas formas de tornar a rotina menos cansativa,

1. Peça e, principalmente, aceite ajuda. Entenda que você não precisa (e nem consegue) abraçar o mundo e dar conta de tudo sozinha. Divida as tarefas da casa e os cuidados dos filhos com o companheiro e sempre conte com a ajuda de familiares e amigos de confiança.

2. Mantenha relacionamentos fora do seu grupo de maternidade. Tenha amigos para sair de vez em quando, tomar um café, ir a um bar e jogar conversa fora sobre assuntos que não sejam apenas fraldas, filhos e mamadeiras.

3. Reserve um tempo só para você! Que seja 30 minutos para tomar um bom banho, ler um livro, se exercitar ou apenas ficar sozinha e em silêncio, Enfim, o que for possível. Aproveite as outras pessoas que podem dar uma olhadinha no pequeno vez ou outra e use o tempo para você.

Saiba mais: 6 sinais de que você está com Síndrome do Burnout!

você pode gostar também