Aprenda a liberar o NOVO CPF pelo celular de graça

A Receita Federal disponibiliza um formulário simplificado e gratuito para atualização e emissão do novo CPF, diretamente pelo celular. 

O objetivo do novo CPF é criar um número único que possa ser utilizado pelo cidadão para ter acesso ao seu prontuário no SUS, aos sistemas assistenciais e de Previdência Social, como o Bolsa Família, o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e prontuários no INSS. Pensando em lhe ajudar, revelarei o passo a passo necessário para aproveitar as novas facilidades tecnológicas oferecidas pelo governo.

Com a constante evolução da tecnologia e a busca por maior segurança, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) promete revolucionar processo de identificação no Brasil.
CIN (Serpro/Reprodução)

Vantagens da atualização pelo celular

  • Economia de tempo e dinheiro: ao optar pela atualização do CPF pelo celular, o cidadão economiza recursos financeiros e otimiza seu tempo;
  • Acesso universal: a possibilidade de solicitar a qualquer hora e em qualquer lugar, ao haver acesso à internet, amplia a conveniência do processo;
  • Rapidez no acesso ao comprovante de inscrição: o método online permite um acesso ágil ao comprovante de inscrição no CPF, dispensando posições e espera.

Segurança envolvida 

O novo documento utiliza a tecnologia blockchain para associar os dados à Receita Federal, mesmo serviço que cria bitcoin e outras criptomoedas. Isso garante a “imutabilidade dos dados”, razão pela qual é praticamente impossível alterar ou falsificar as informações registradas pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) relativas à identificação civil.

Além disso, o QR Code presente no documento garante a autenticidade. Com uma criptografia presente no código, diversas informações podem ser lidas por qualquer pessoa para a qual o documento tenha sido apresentado. 

Passo a passo para emissão do novo CPF

O primeiro para emissão do novo CPF é acessar o Site da Receita Federal e iniciar o processo. Na página inicial, localize a opção “Consultar e imprimir Cartão de Inscrição no CPF” e em sequência clique em “Consultar”.

Se o documento estiver regular, você verá uma mensagem de confirmação. Após essa verificação, clique em “Imprimir” para gerar o comprovante. Com isso, o comprovante será gerado no formato digital, onde poderá ser impresso ou salvo em computadores, ou celulares.

Documento oficial 

O documento gerado é oficial e atesta a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), podendo ser utilizado em diversas situações, como abertura de conta bancária, contratação de empréstimos e participação em concursos públicos.

Importante ressaltar que o novo CPF possui validade de 180 dias a partir da data de emissão. Em resumo, o processo de fazer o novo cartão do CPF pelo celular se destaca pela sua rapidez, simplicidade e segurança. 

Seguindo os passos fornecidos, qualquer cidadão poderá efetuar o pedido do seu novo CPF de forma descomplicada. Em suma, a modernização do serviço público, ao possibilitar essa prática via celular, reflete a adaptação às demandas tecnológicas contemporâneas.

Gostou do assunto? Confira mais sobre no vídeo a seguir:

você pode gostar também