Alerta às mulheres: pesquisa revela aumento de golpes de namoro virtual

Uma pesquisa exclusiva, realizada pela organização “Era Golpe, Não Amor”, revelou dados alarmantes sobre a prevalência de golpes de namoro virtual no Brasil. De acordo com esse estudo, 4 em cada 10 brasileiras já sofreram ou conhecem alguém que foi vítima desse tipo de crime. Os resultados apontam para a necessidade urgente de conscientização e prevenção para proteger as mulheres de golpes financeiros em relacionamentos amorosos.

Confira os dados dessa pesquisa sobre namoro virtual.
Namoro virtual (Pixabay/Reprodução)

Como a pesquisa foi realizada

Essa pesquisa foi conduzida com 2.036 mulheres em todo o país e teve como parceiros a agência de comunicação Fresh PR, a empresa Hibou, especializada em pesquisa e insights de mercado, a Associação Brasileira de EMDR (terapia que utiliza estimulação dupla para ajudar pacientes a processarem memórias difíceis), e a plataforma de crowdfunding Kickante, com o apoio do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAVV) do Ministério Público de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de formulários virtuais em março de 2023, com uma amostra que representava a diversidade do país em termos de raça, idade e classe social, apresentando uma margem de erro de 2,2% e um intervalo de confiança de 95%.

Os resultados da pesquisa revelaram que muitas vítimas caem nesses golpes motivadas por emoções profundas e vulnerabilidades. A paixão desempenha um papel significativo, uma vez que cria uma crença inabalável na pessoa por quem estão apaixonadas. Em muitos casos, as vítimas veem dar dinheiro como uma forma de demonstrar seu amor e comprometimento. O professor Christian Dunker do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP USP) destaca que os golpistas são hábeis em ganhar a confiança das vítimas.

Sinais de alerta para os golpes de namoro virtual

Os golpes de namoro virtual são uma ameaça crescente em um mundo cada vez mais conectado. Eles geralmente envolvem um indivíduo que se faz passar por alguém interessado em um relacionamento romântico. O criminoso constrói uma narrativa convincente e envolvente, muitas vezes usando fotos e informações falsas para atrair suas vítimas. À medida que o relacionamento avança, o golpista começa a pedir dinheiro sob várias desculpas, explorando as emoções e vulnerabilidades da vítima.

Dessa forma, é crucial que as mulheres estejam cientes dos sinais de alerta de um possível golpe de namoro virtual. Alguns indicadores incluem:

  1. Pedidos de Dinheiro: Se o parceiro virtual começar a pedir dinheiro com frequência, isso deve levantar suspeitas. Isso pode incluir despesas médicas, emergências ou investimentos duvidosos.
  2. Informações Inconsistentes: Fique atenta a inconsistências na história de vida e nas informações fornecidas pelo parceiro virtual. Golpistas muitas vezes mudam suas histórias para se adaptarem às circunstâncias.
  3. Recusa de Encontros Presenciais: Se o parceiro virtual evita encontros pessoais ou dá desculpas constantes para não se encontrar, isso pode ser um sinal de alerta.
  4. Pressão Emocional: Golpistas frequentemente usam táticas de manipulação emocional para conseguir o que desejam. Esteja atenta a pressões para agir rapidamente ou tomar decisões financeiras precipitadas.

Medidas para prevenir golpes

Os golpes de namoro virtual podem ter consequências devastadoras, tanto emocionais quanto financeiras. Muitas vítimas enfrentam trauma psicológico e perda significativa de dinheiro. Além disso, essas experiências traumáticas podem afetar a capacidade de confiar em futuros relacionamentos em que possam estar.

Para combater eficazmente os golpes de namoro virtual, a educação e prevenção desempenham um papel fundamental. As mulheres devem ser informadas sobre os perigos potenciais e como identificar sinais de alerta. Além disso, as autoridades, organizações e empresas de tecnologia devem trabalhar juntas para desenvolver ferramentas e recursos que ajudem a proteger as pessoas contra golpes online.

Gostou deste conteúdo? Confira esse vídeo:

você pode gostar também