Insegurança no relacionamento – como resolver? 

A insegurança no relacionamento é um problema comum. Mas, que precisa ser resolvido para que a relação possa progredir de forma saudável.

É claro que uma certa medida de insegurança é normal. Principalmente quando você começa um relacionamento. Afinal, tudo é novo nesse momento.

Contudo, é importante não deixar essa insegurança progredir e se tornar um problema maior. Por que, caso contrário, ela pode até mesmo acabar com a relação.

No artigo de hoje vamos entender melhor da onde surge a insegurança em relacionamentos. Além de conferir algumas dicas para amenizar e resolver o problema.

Porque ocorre a insegurança no relacionamento?

A insegurança em uma relação acontece principalmente por causa do medo. E conforme o entendimento de muitos profissionais de psicologia, isso é muito comum. 

Pois, as pessoas possuem muitas expectativas e também receios. Então, a insegurança surge em diferentes situações, por exemplo:

  • O medo de não ser o suficiente para o parceiro;
  • Experiências anteriores que não foram muito boas e deixaram alguns traumas;
  • Medo de não estar agradando a pessoa amada;
  • O medo de sofrendo uma rejeição e ser abandonado;
  • Medo que a relação termine, etc.

Ou seja, os medos são vários e todos despertam a insegurança. Mas, em um relacionamento saudável o medo deve diminuir e a confiança aumentar com o tempo.

Insegurança por longo tempo é sinal de alerta

Com o tempo, você vai conhecer melhor o seu parceiro e desenvolver laços mais íntimos com ele. Portanto, quando a insegurança permanece elevada por muito tempo, é um sinal de alerta.

Porque a insegurança também pode surgir quando um dos parceiros se sente inferior. Nesse caso, a pessoa pode sentir que não é digna do seu companheiro ou companheira. E começar a ter medo de ser rejeitada, trocada por outra pessoa, e assim por diante.

Nessas situações, também podem surgir outros problemas, como ciúmes exagerados, desentendimentos e brigas. Portanto, o ideal é buscar formas de solucionar a insegurança no relacionamento.

Dicas para resolver problemas de insegurança no relacionamento

Antes de tudo, é preciso buscar desenvolver uma relação de confiança e cumplicidade com seu parceiro. Pois a melhor forma de resolver o problema da insegurança é com amor e parceria.

Buscar o diálogo, tentar entender o seu parceiro e conversar sobre coisas importantes para ambos é necessário. E para isso tem 2 dicas que podem ajudar.

1. Melhore a sua autoestima

A autoestima baixa pode levar a um sentimento de inferioridade, que por sua vez leva ao medo e a insegurança. Então, para ter um bom relacionamento primeiro você deve cuidar bem de si mesmo.

Para isso, cuide das suas atividades pessoais e profissionais, acredite em si mesmo e desenvolva suas potencialidades. Além disso o autoconhecimento e compreenda também as suas limitações.

O importante é que você sinta que é uma pessoa que possui valor, para que sua confiança em si mesmo aumente.

2. Chega de comparações, elas aumentam a insegurança no relacionamento

Não fique comparando a sua relação atual com relacionamento anteriores. E também não compare você mesmo ou o seu parceiro com outras pessoas ou outros casais.

Cada pessoa é única, logo, não faz muito sentido se comparar aos outros. Então, busque ser autêntico, ou seja, você mesmo e deixe que os outros sejam eles mesmos também.

Fazer comparações aumenta o sentimento de insegurança. E pode trazer problemas a sua autoestima, além de conflitos com o seu parceiro.

Dicas finais

Vencer a insegurança no relacionamento requer que ambos os parceiros façam a sua parte. Logo, além de ficarem juntos e compartilharem a vida, ambos devem cuidar de si mesmos.

Mas, não se esqueça, se as atitudes do seu parceiro é que te deixam inseguro, é uma boa hora para reavaliar seu relacionamento.

Portanto, avalie tudo com cuidado antes de tomar uma decisão. Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Post anterior: Inverno Brilhante — Conheça E Aprenda Usar A Paleta de cores

você pode gostar também