Pessoas felizes têm estes 3 hábitos fora do dinheiro

Estes hábitos, respaldados por evidências científicas, oferecem um caminho claro para uma vida mais feliz e satisfatória. Ao incorporar essas práticas acessíveis em nossa rotina diária, podemos aumentar nossa felicidade e promover uma melhor qualidade de vida.

A verdade é que existem hábitos de pessoas felizes, apoiados por pesquisas científicas, que podem nos guiar na jornada rumo à felicidade.
Pessoas felizes (FreePik/Reprodução)

Os hábitos das pessoas felizes: A ciência por trás do bem-estar

No decorrer dos anos, pesquisadores têm dedicado seus esforços a desvendar os segredos da felicidade, e suas descobertas têm revelado práticas simples que aumentam significativamente o bem-estar e a satisfação com a vida.

A verdade é que existem hábitos de pessoas felizes, apoiados por pesquisas científicas, que podem nos guiar na jornada rumo à felicidade. E a boa notícia é que essas práticas são simples e acessíveis, podendo ser facilmente incorporadas na rotina, aumentando a probabilidade de vivermos vidas mais plenas.

Investimento em relacionamentos

Uma das conclusões fundamentais das pesquisas é que pessoas felizes investem em seus relacionamentos. O amor e a conexão são essenciais para a felicidade humana, e essa afirmação é respaldada pela ciência. O renomado Estudo do Desenvolvimento Adulto da Universidade de Harvard, que acompanhou centenas de pessoas ao longo de quase 80 anos, fornece evidências concretas dessa premissa.

Este estudo incluiu participantes provenientes de diversas esferas sociais, com trajetórias de vida variadas, desde presidentes dos Estados Unidos até pessoas que enfrentaram problemas como alcoolismo e drogas. A conclusão é clara: aqueles que cultivaram relações sociais sólidas foram mais felizes e saudáveis ao longo de suas vidas em comparação com aqueles que negligenciaram a importância dos relacionamentos.

Prática regular de exercícios físicos

Outro hábito comprovado que contribui para a felicidade é a prática regular de exercícios físicos. Movimentar-se é benéfico, não apenas para a forma física, mas também para a saúde mental. Os exercícios liberam endorfinas, moléculas que promovem uma sensação de euforia, além de protegerem nossos neurônios e prevenir o declínio cognitivo.

Pesquisadores das Universidades de Yale e Oxford até sugerem que a atividade física regular pode ser mais satisfatória do que a situação financeira de uma pessoa. E os exercícios que envolvem interação social têm um efeito ainda mais positivo. Portanto, considerar a substituição da corrida solitária por uma aula de dança em grupo pode ser uma escolha sábia.

Reconhecimento e compreensão de emoções

Um terceiro hábito que se destaca entre pessoas felizes é a capacidade de reconhecer e nomear suas emoções. Embora possa parecer simples, essa habilidade é poderosa. Ao identificar e nomear as emoções, damos o primeiro passo para compreender o que está acontecendo em nós, aceitar esses sentimentos e, se necessário, agir de acordo.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que essa prática pode reduzir nossa reatividade emocional diante de estímulos negativos. Ao nomear nossas emoções, conseguimos diminuir a resposta das regiões emocionais do cérebro. Portanto, da próxima vez que você se sentir irritado ou triste, tente nomear exatamente o que está sentindo. Você ficará surpreso com a transformação que isso pode proporcionar.

Em resumo, investir em relacionamentos, manter a prática regular de exercícios físicos e reconhecer e nomear nossas emoções são hábitos que podem fazer uma diferença significativa em nosso bem-estar. Ao adotar essas práticas simples e acessíveis, podemos aumentar nossa felicidade e, potencialmente, nossa longevidade.

você pode gostar também