Instagram, Facebook e WhatsApp? Adolescentes serão “limitados” nas redes sociais

A Meta, empresa controladora do Facebook e Instagram, revelou nesta terça-feira (9) planos abrangentes para reforçar a segurança de adolescentes com menos de 18 anos em suas plataformas. As mudanças, que serão implementadas nos próximos meses, visam criar ambientes mais seguros, especialmente no que diz respeito a conteúdos sensíveis, como o suicídio. Vamos explorar as inovações anunciadas pela empresa e seu compromisso em tornar as plataformas mais seguras para a juventude online

Confira as mudanças para usuários adolescentes nos aplicativos da Meta.
Meta (B2B Stack/Reprodução)

Controle de conteúdo sensível: atualizações nas configurações de recomendação

A Meta está introduzindo automaticamente configurações mais restritivas de controle de conteúdo para adolescentes no Instagram e Facebook. Essa medida, conhecida como “Controle de Conteúdo Sensível” no Instagram e “Reduzir” no Facebook, dificulta o acesso a conteúdos ou contas potencialmente sensíveis, tornando esses espaços menos propensos a exibir materiais inapropriados.

Essas configurações, agora aplicadas não apenas para novos usuários, mas também para adolescentes que já fazem uso dessas plataformas, representam um avanço significativo na abordagem da Meta em relação à segurança online. Ao impor controles mais rígidos desde o início, a empresa busca criar uma experiência online mais segura desde os primeiros passos dos usuários adolescentes nas redes sociais.

Além disso, a implementação dessas configurações mais restritivas nas áreas de recomendação, como Pesquisar e Explorar, reforça o compromisso da Meta em limitar o acesso a conteúdos que podem ser considerados sensíveis para essa faixa etária. Dessa forma, a empresa busca proporcionar um ambiente mais controlado e seguro para os adolescentes explorarem o vasto universo das redes sociais.

Veja também: Como usar suas redes sociais para atingir o sucesso nos negócios

Ocultando pesquisas delicadas: enfrentando o tabu do suicídio e transtornos alimentares

A Meta reforça seu compromisso em abordar temas delicados, como suicídio e transtornos alimentares, adotando uma postura mais proativa. Embora permita que usuários compartilhem suas lutas, a empresa não recomendará esse conteúdo. A novidade está na ocultação de resultados de pesquisas relacionadas a esses assuntos, direcionando os usuários para recursos especializados.

Ao ocultar resultados de pesquisas que envolvem temas sensíveis, a Meta busca criar uma barreira adicional de proteção. Essa medida não apenas evita a exposição direta a conteúdos que possam ser prejudiciais, mas também redireciona os usuários para recursos especializados, oferecendo suporte quando necessário. Essa abordagem demonstra um cuidado mais amplo com o bem-estar dos adolescentes online, indo além da simples restrição de acesso.

Essa atualização, que será lançada para todos nas próximas semanas, reflete a constante evolução das políticas da Meta em relação à sensibilidade desses temas. Ao ampliar a lista de termos relacionados que serão ocultados, a empresa busca manter-se à frente de possíveis desafios, garantindo um ambiente online mais seguro e responsável.

Configurações de privacidade da Meta: empoderando adolescentes a controlar suas experiências online

Uma ênfase nas configurações de privacidade visa garantir que os adolescentes estejam cientes das opções disponíveis para protegerem sua presença online. A Meta, por meio de notificações, incentiva os jovens a atualizarem suas configurações para uma experiência mais privada.

Ao enviar notificações regulares, a Meta busca conscientizar os adolescentes sobre a importância de revisar e ajustar suas configurações de privacidade. Essa abordagem proativa visa não apenas educar os usuários mais jovens sobre as opções disponíveis, mas também garantir que possam personalizar sua experiência online de acordo com suas preferências.

A opção de “Ativar configurações recomendadas” representa uma ferramenta útil para adolescentes que desejam simplificar o processo de configuração. Ao automatizar as preferências, a Meta torna mais fácil para os usuários mais jovens controlarem quem pode interagir com seu conteúdo, reduzindo possíveis situações desconfortáveis e promovendo uma experiência online mais positiva.

Veja também: Jovens que nasceram com Facebook dizem o que os pais deveriam saber

Humanizando a abordagem: consultas constantes a especialistas e envolvimento emocional

A Meta destaca seu compromisso em criar plataformas seguras, revelando que realiza consultas regulares com especialistas em desenvolvimento de adolescentes, psicologia e saúde mental. Essa abordagem visa entender profundamente quais tipos de conteúdo podem ser inadequados para a faixa etária dos adolescentes.

O envolvimento constante com especialistas em desenvolvimento de adolescentes, psicologia e saúde mental demonstra uma abordagem holística para a segurança online. A Meta não apenas busca implementar medidas reativas, mas também procura entender as nuances do desenvolvimento adolescente. Essa abordagem humanizada e centrada no usuário reflete o compromisso contínuo da empresa em criar um ambiente online que não seja apenas seguro, mas também enriquecedor para os adolescentes.

Além disso, o comunicado da empresa ressalta a importância de mais de uma década de desenvolvimento de políticas e tecnologias para abordar conteúdos sensíveis. Esse histórico de comprometimento reforça a seriedade da Meta em proporcionar uma experiência online positiva e segura para os adolescentes.

Veja também: Casas instagramáveis: estas são as 5 mais lindas e perfeitas

Gostou deste conteúdo? Confira esse vídeo:

você pode gostar também