8 Dicas para ensaios fotográficos de recém-nascido: Ensaio Newborn

A sessão de fotos Newborn é um estilo de Fotografia que nasceu nos Estados Unidos na década dos Fabulosos anos 90, a qual, nos últimos anos têm sido uma verdadeira tendência no Brasil, a fotografia é mais reconhecida como fotos de recém-nascidos.

O objetivo principal é evidenciar a beleza de cada recém-nascido, uma forma de congelar momentos únicos ou significativos tanto para o bebê quanto para a sua família.

Uma vez que, ter essas lembranças de momentos únicos registrados é muito especial!
Imagina que lindo um ensaio newborn gêmeos, ou com os pais presentes, capturas que mostram os detalhes do rosto do pequeno, fotos temáticas, imagens capturando toda ternura da linda criança. É de derreter qualquer coração!

No entanto, como essa fase é a mais delicada para o bebê, é preciso seguir algumas dicas para que os ensaios sejam realizados de forma adequada, garantindo a segurança do pequeno e obtendo os melhores cliques.

Dicas para ensaios fotográficos de recém-nascido

Confira a seguir quais as principais dicas para fotos dos bebês:

1. Quando é recomendado fazer o ensaio Newborn?

Para este tipo de sessões de fotos é necessária muita paciência, é importante realizar a sessão fotográfica nos primeiros 5 a 10 dias após o nascimento do bebê, pois o recém-nascido está relaxado e ainda mantém a posição fetal em que estava dentro do útero da mãe.

Esse período também é importante para permitir realizar posturas com o recém-nascido semelhantes às que até então eram seu estilo de vida, tranquilo, sem dores e de descanso, pois depois dos 10 primeiros dias começam os períodos de cólicas e eles dormem menos, tornando a sessão um pouco mais complicada.

2. Qual a temperatura ambiente ideal para realizar a sessão de fotos?

O local deve ser aquecido se possível com um aquecedor, pois isso ajudará o bebê a manter o corpo relaxado e calmo, também é importante que a sessão de fotos seja pela manhã para que você possa aproveitar a luz natural nas fotos, além disso, é o momento em que eles ficam mais relaxados.

3. Quanto tempo deve durar a sessão de fotos newborn?

A sessão fotográfica, geralmente pela natureza do bebê, deveria ter duração de 3 a 4 horas, mas lamento dizer que tudo depende do recém-nascido, pois às vezes ele precisa comer, trocar de roupa, chora, sendo preciso acalmá-lo e fazê-lo dormir de novo.

Lembre-se que ser alimentado e com temperatura quente ajudará o bebê a voltar a esse estado de tranquilidade e sua sessão poderá continuar, mas o grande segredo é esperar até que ele adormeça.

4. O que mais poderia ajudar a manter o recém-nascido relaxado para fotos?

Colocar música com sons como: as ondas do mar, sons de pássaros, música instrumental ou própria para relaxamento, isso certamente ajudará o bebê a ficar naquele sono profundo.

5. Quais acessórios e cores são ideais para uma sessão de fotos?

São utilizados acessórios como cobertores, chapéus, coroas ou tiaras, o recém-nascido é colocado em elementos como cestos, baldes ou gavetas especialmente para eles, experimente que as cores sejam neutras, não se esqueça de complementar também travesseiros para a sessão (lembre-se que o que queremos é que o recém-nascido fique confortável), tapetes, tecidos de diferentes cores suaves para usar como fundos e elementos para a sessão e assim você garantirá que ele continue a ser o bebê protagonista.

Você pode optar pelas paletas de cores pastéis, as quais estão relacionadas a delicadeza e ternura dos bebês.

6. Quais são as fotos importantes em uma sessão de “Recém-nascido”?

O ideal será sempre destacar a beleza de cada recém-nascido, mas fotografar os detalhes como pés, mãos, olhos fechados e principalmente seus gestos será sempre um complemento terno e doce para sua sessão de fotos, e os pais ficarão encantados.

Fotografe com os pais também, pois eles são parte fundamental de um ensaio fotográfico perfeito e maravilhoso. Mesmo que o bebê tenha um irmão ou irmã mais velha, você pode brincar ainda mais e ter belos resultados.

Conheça também: Ensaio Newborn valor – Quanto custa o ensaio profissional?

7. Que tipo de iluminação você deve usar?

A luz natural sempre será ideal para conseguir uma bela foto, você pode ficar em uma janela onde a luz entra diretamente ou pode suavizar com algum tecido branco transparente.

Uma segunda opção seriam lâmpadas contínuas, você vai conseguir aquela luz extra que provavelmente está faltando, sem atrapalhar o descanso do recém-nascido, mas sempre filtrando com um difusor.

A luz suave sempre será ideal para este tipo de sessão ou difusa, você pode filtrar a parte translúcida com difusores ou com um refletor.

8. Quais lentes são adequadas para este tipo de fotografia?

Sabemos que o olho e a criatividade do fotógrafo é sempre o mais importante perante uma equipa profissional de fotografia, por isso com o equipamento ideal e o olho do fotógrafo as tuas sessões fotográficas poderiam ser ainda mais bonitas.

A fotografia de “recém-nascido” geralmente é feita com profundidades de campo muito rasas para dar aquela aparência suave, use lentes fixas e brilhantes (50 mm, 85 mm) para que você possa obter resultados bons e satisfatórios.

Como resultado, você obtém fotos irresistivelmente adoráveis, cheias de amor e ternura que permanecerão como uma bela memória para a família.

Este tipo de Fotografia “Recém-Nascido” lembra que exige muita paciência e dedicação, mas acima de tudo conhecimento para que seja realizada como deve ser, e os melhores cliques possam ser desfrutados durante a sessão.

Contribuição do blog de beleza, Esmaltecos.

você pode gostar também