Como prevenir os escapes e a incontinência urinária na gravidez?

Se você está grávida ou conhece alguém que está, sabe que a jornada da gestação é repleta de emoções e mudanças no corpo. Uma das questões que podem surgir durante esse período é a incontinência urinária, um assunto muitas vezes negligenciado, mas que afeta muitas mulheres. Mas não se preocupe, estamos aqui para compartilhar algumas dicas importantes sobre como prevenir os escapes e a incontinência urinária durante a gravidez.

Imagem: Revista Gallileu

Conheça os fatores de risco e os sintomas da incontinência urinária

Antes de entrarmos nas estratégias de prevenção, é essencial entender os fatores que podem aumentar o risco de incontinência urinária durante a gravidez. Entre eles estão:

  • Fraqueza dos músculos do assoalho pélvico: O aumento do peso do útero durante a gravidez pode exercer pressão adicional nos músculos do assoalho pélvico, levando à fraqueza e à incontinência urinária.
  • Histórico familiar: Se outras mulheres da família tiveram incontinência urinária durante a gravidez, você também pode estar em maior risco.
  • Número de gestações anteriores: Mulheres que tiveram múltiplas gestações têm maior probabilidade de desenvolver incontinência urinária.
  • Obesidade: O excesso de peso pode aumentar a pressão sobre a bexiga e os músculos do assoalho pélvico, contribuindo para a incontinência urinária.

Os sintomas de incontinência urinária durante a gravidez podem incluir escapes de urina ao tossir, espirrar, rir ou levantar objetos pesados, bem como a necessidade frequente e urgente de urinar.

Veja também: Doenças infecciosas e perigosas que as vacinas previnem nos bebês

Dicas de prevenção

Agora que você sabe quais são os fatores de risco e os sintomas, vamos explorar algumas estratégias simples para ajudar a prevenir a incontinência urinária durante a gravidez:

Exercícios do assoalho pélvico

Os exercícios do assoalho pélvico, também conhecidos como exercícios de Kegel, são uma das maneiras mais eficazes de prevenir e tratar a incontinência urinária durante a gravidez. Eles fortalecem os músculos que suportam a bexiga, o útero e os intestinos, ajudando a controlar a micção.

Para realizar os exercícios de Kegel, contraia os músculos do assoalho pélvico como se estivesse tentando interromper o fluxo de urina. Mantenha a contração por alguns segundos e depois relaxe. Repita várias vezes ao dia.

Mantenha um peso saudável

Manter um peso saudável durante a gravidez pode reduzir a pressão sobre a bexiga e os músculos do assoalho pélvico, ajudando a prevenir a incontinência urinária. Além disso, seguir uma dieta balanceada e praticar atividades físicas adequadas pode contribuir para uma gravidez mais saudável em geral.

Evite alimentos irritantes da bexiga

Alguns alimentos e bebidas podem irritar a bexiga e aumentar a frequência urinária, o que pode piorar a incontinência urinária. Tente evitar ou reduzir o consumo de cafeína, álcool, alimentos picantes, alimentos ácidos e refrigerantes.

Veja também: Mulheres com 40+ podem se beneficiar em DOBRO do pilates; veja como

Conclusão

A doença pode ser bastante desconfortável e embaraçosa, mas existem medidas que você pode tomar para prevenir e reduzir os sintomas. Desde a realização regular de exercícios do assoalho pélvico até a manutenção de um peso saudável e a evitação de alimentos irritantes da bexiga, essas estratégias podem ajudar a garantir uma gravidez mais confortável e livre de preocupações. Lembre-se de sempre conversar com seu médico se tiver preocupações ou sintomas persistentes. Afinal, sua saúde e bem-estar são prioridades durante essa jornada tão especial!

Veja também: Depois do parto, 9 problemas são os mais comuns nas mulheres

você pode gostar também