Depois do parto, 9 problemas são os mais comuns nas mulheres

Você sabia que o período pós-parto pode trazer uma série de desafios para a saúde das mulheres? Muitas vezes negligenciadas, as questões de saúde materna após o nascimento do bebê merecem uma atenção especial. Em um recente editorial publicado na prestigiada revista acadêmica The Lancet, pesquisadores destacaram a importância de acompanhar de perto a saúde das mães a longo prazo. Vamos explorar os nove problemas de saúde mais comuns enfrentados pelas mulheres após o parto, de acordo com um levantamento realizado.

Dor durante a relação sexual

A intimidade pós-parto pode se tornar um desafio para muitas mulheres devido à dor durante a relação sexual. Segundo dados alarmantes, cerca de 35% das mulheres relatam esse desconforto, o que pode impactar significativamente a qualidade de vida pós-parto.

Veja também: Técnica de enfermagem viraliza ao dançar com gestantes em trabalho de parto

Dor lombar: o incômodo que persiste

A dor lombar é outra preocupação frequente entre as mulheres após o parto, afetando aproximadamente 32% delas. As mudanças físicas durante a gravidez e o parto podem contribuir para esse problema, exigindo cuidados especiais e acompanhamento médico adequado.

Incontinência anal e urinária: desafios que não devem ser ignorados

A incontinência anal e urinária são condições que podem surgir após o parto, impactando a qualidade de vida e o bem-estar das mulheres. Estima-se que entre 8% e 31% das mulheres enfrentem algum grau de incontinência urinária após dar à luz, destacando a importância de abordar essa questão de forma proativa.

Veja também: Está demorando? Faça isso para estimular o parto; métodos naturais

Ansiedade e depressão: cuidar da saúde mental é fundamental

Não podemos ignorar os desafios emocionais que muitas mulheres enfrentam após o parto. A ansiedade e a depressão pós-parto afetam entre 9% e 24% das mulheres, exigindo apoio e tratamento adequado para garantir o seu bem-estar mental.

Dor perineal e tocofobia: superando os obstáculos

A dor perineal e o medo do parto, conhecido como tocofobia, são preocupações adicionais que merecem atenção durante o período pós-parto. Cerca de 11% das mulheres relatam dor perineal após o parto, enquanto entre 6% e 15% enfrentam o desafio da tocofobia, destacando a importância de abordagens integradas para cuidar da saúde materna.

Infertilidade secundária: lidando com novos desafios

Para algumas mulheres, o período pós-parto pode trazer a preocupação da infertilidade secundária, dificultando futuras gestações. Compreender e enfrentar esse desafio requer suporte médico e emocional adequado, garantindo o melhor cuidado possível para as mulheres em sua jornada pós-parto.

Veja também: Quanto custa um parto ao redor do planeta

Promovendo uma mudança de paradigma na saúde pós-parto

O editorial da revista The Lancet destaca a necessidade urgente de uma mudança de paradigma na abordagem da saúde materna. Reconhecer a morbilidade pós-natal como uma questão duradoura e não negligenciada é essencial para garantir o bem-estar das mulheres em todo o mundo.

Iniciativas para melhorar a saúde materna

Diversas iniciativas são apontadas como fundamentais para melhorar a saúde materna e prevenir desfechos negativos. Promover a igualdade de gênero, garantir uma cobertura de saúde de qualidade e fortalecer os sistemas de saúde são medidas essenciais para proteger as mulheres durante o período pós-parto.

Um chamado à ação

Diante dos desafios enfrentados pelas mulheres no pós-parto, é fundamental que a sociedade reconheça a importância de oferecer apoio e cuidado adequado. As mulheres não devem suportar o fardo da morbilidade pós-natal sozinhas. É hora de agir e garantir que todas as mães recebam o suporte necessário para uma recuperação saudável e uma vida plena após o parto.

Veja essas dicas para cuidar do seu corpo no pós-parto

você pode gostar também