Como escolher um bom tecido acrobático?

Você quer escolher um bom tecido acrobático? São tantas opções que fica difícil saber por onde começar. Que tecido obter, que comprimento, o que observar… A lista continua!

Há tantos tipos diferentes de tecido acrobático, que pode ser tão difícil descobrir o que você precisa. Reunimos todas as informações sobre tecidos acrobáticos em um só lugar para ajudá-lo a encontrar tudo o que precisa!

O que procurar nos fabricantes de Tecidos Acrobáticos?

Procure lojas que já existem há algum tempo, que sejam completamente transparentes sobre quem são e onde estão localizadas – assim você pode ter certeza de que está comprando de uma empresa com experiência real que estará disponível em alguns meses para responder a quaisquer perguntas que você possa ter no futuro! Além disso, você terá mais chances de receber equipamentos de alta qualidade.

Ao fazer compras, esteja ciente de que todos os tecidos acrobáticos não são os mesmos, mesmo a especificação do tecido ou a cor anunciada são iguais, porque muitos fabricantes diferentes produzem o mesmo tipo de tecido. Você pode encontrar várias lojas vendendo tecidos de Nylon ou Polyester, mas a qualidade pode ser completamente diferente.

A qualidade do tecido começa pelos fios de que é feito; e pode variar em durabilidade, maciez e elasticidade. Cuidado com tecidos acrobáticos baratos em sites como eBay ou outras lojas de revenda que não são especializadas; se a fonte não for respeitável, você pode não receber pelo que pagou e pode ser potencialmente um material mais fraco que pode não ter sido testado para uso acrobático!

Classificações de peso

Diferentes fatores, como processos de tingimento, podem afetar a resistência do tecido, o que pode tornar potencialmente arriscado o uso de qualquer tecido acrobático. Você precisa saber que o tecido foi testado de acordo com os padrões aéreos e também quais são esses padrões – quanto peso o tecido realmente suportará?

Isso deve ser listado como ‘Carga de trabalho‘ ou ‘Limite de peso do usuário’. Quando você usa sedas acrobáticas, ela pode suportar até 450 quilos em uma queda muito poderosa – ou possivelmente até mais!

Tenha em mente que o fator de segurança acrobática é um mínimo de 5:1 para ioga acrobática e mínimo de 8:1 para sedas acrobáticas (10:1 é o ideal) – o tecido e o equipamento devem suportar em torno de 1350 quilos para ioga acrobática e 2250 quilos para sedas acrobáticas.

Sempre verifique a política de devolução da loja antes de comprar. Equipamento acrobático é algo em que você está pendurando sua vida, então fique atento de onde você compra.

Tipo de tecido acrobático

A maioria dos tecidos acrobáticos é feita de Nylon (Nylon Tricot) ou Poliéster (Polyester Tricot ou Polyester Lycra). Cada tecido tem um peso, elasticidade e sensação ligeiramente diferentes – o mesmo “tipo” de tecido de dois fabricantes diferentes pode agir de maneira diferente.

Alguns tecidos de poliéster podem ser escorregadios. Tricot vem em larguras maiores (o padrão é 280cm), o que é ideal para ioga acrobática, mas alguns trapezistas não gostam do aperto em suas sedas acrobáticas. Tenha cuidado extra para verificar os limites de peso do tecido de sua escolha, pois quanto menor a largura, menos tecido você terá, portanto, será menos resistente.

Estas são algumas das larguras de tecido acrobático mais comuns:

  • 60″ – Estreito quando aberto, fino quando franzido. Este tecido está amplamente disponível, mas é mais fraco do que larguras mais grossas.
  • 96″ – Largura comum para sedas acrobáticas – larga quando aberta, espessura média quando franzido. Ótimo para trapezistas com uma pegada menor.
  • 108” – Muito largo e grosso. Mais comumente usado para Ioga aérea e é a largura mais comum de tecido aéreo.

Você pode cortar as bordas do tecido para obter sedas mais finas, mas consulte o fabricante antes de fazer isso, pois isso afetará a resistência do tecido. Existem diretrizes para “aparar” o tecido, mas você pode comprometer a resistência do tecido. Observe que os tecidos normalmente não se desgastam, por isso é raro encontrar tecidos aéreos com bainhas.

Diferentes tecidos têm diferentes níveis de maciez. Algumas fibras podem ser um pouco mais lisas do que outras; isso vai variar de fabricante para fabricante. As sedas acrobáticas são mais escorregadias quando são novas ou recém-lavadas. O tecido mais liso é mais fácil de desatar, mas mais difícil de segurar.

Quando as sedas se desgastam, elas perdem um pouco da sensação de “sedas novas” e são mais fáceis de trabalhar, especialmente se você usar resina ou spray de aderência, pois isso pode se acumular no tecido.

Tecido acrobático de média e alta elasticidade

Os tecidos de média e alta elasticidade são usados ​​com mais frequência por trapezistas experientes, pois fornecem salto extra para quedas. Isso amortece o impacto dos movimentos. No entanto, não é o preferido por todos os trapezistas avançados, porque é mais desafiador fisicamente para escalar, mais difícil de segurar e aperta mais nos nós. Mas o alongamento extra fornece um ótimo salto para quedas maiores e certas habilidades.

Certamente não é uma necessidade usar tecidos de média ou alta elasticidade para cair, mas muitos apreciam a fluidez das sedas de alta elasticidade, e certamente o treinarão rapidamente para ser um trapezista mais forte.

Post anterior: Ultrassom endrovarginal para que serve?

você pode gostar também