Como usar móveis provençais na decoração

Veja as principais combinações para o seu quarto ficar perfeito Móveis provençais estão cada vez mais na moda, sendo o tipo ideal para quem quer sair do básico, de móveis sem apego aos detalhes e simplórios demais.

Eles têm feito sucesso nas redes sociais por combinarem um estilo clássico e robusto sem parecerem extravagantes demais.

Sempre sugerimos que você não exagere no número de móveis, pois não queremos ter um quarto poluído. Afinal, as pessoas precisam circular livremente pelo cômodo sem a sensação de que tudo está amontoado.

Quais Móveis Escolher?

Sugerimos que você faça uso, principalmente, de 4 tipos de móveis:

  • Mesa de escritório;
  • Criado mudo;
  • Armário;
  • Base para Cama.

Mais do que isso, o ambiente acaba ficando muito cheio. Ainda que o quarto seja bastante espaçoso, não é recomendado simplesmente comprar mais móveis. Isso porque uma das funções do quarto grande é dar a sensação de amplitude.

Claro, é possível comprar um armário ou uma mesa maior nesses casos, mas não exagere. As dicas dadas aqui podem ser aplicadas tanto em quartos de casados quanto em quartos de solteiro, e podem ser adaptadas para cômodos onde dormem pessoas de todas as idades.

Como Organizar a Cama e o Criado mudo?

Primeiramente, o casal deve escolher uma parede para colocar a base para a cama. A parte onde a cabeça fica deve estar encostada na parede. Já o criado mudo provençal precisa ficar ao lado da cama, para colocar os itens mais importantes próximos ao dono.

Naturalmente, se o quarto for de casal, será preciso adquirir dois modelos do criado mudo provençal, que devem ser do mesmo modelo para que o ambiente fique harmônico.

É preciso deixar um espaço mínimo entre a cama e o criado mudo, a não ser que os móveis sejam planejados e tenham sido feitos para ficarem colados um ao outro.

Em um quarto de casais, nunca se deve colocar a cama de forma que não seja possível utilizar dois criados mudos. Sempre deve haver um para cada cônjuge.

Como Organizar a Mesa e o Armário?

O armário provençal, preferencialmente, deve ter uma parede apenas para ele (a não ser que a pessoa seja muito econômica e possua poucas roupas).

A mesa provençal deve ter, de preferência, uma parede só para si também. Dependendo as preferências do dono do quarto, é possível colocar uma televisão em cima da mesa provençal, ou instalá-la na parede, levemente acima do móvel.

Em quartos maiores, é possível complementar o armário principal com algum móvel secundário para guardas itens, como uma cômoda provençal. Mas isso deve ser feito apenas depois de conseguir encaixar uma mesa provençal e um armário provençal.

Posso Adicionar mais Móveis Provençais?

Como já ressaltamos, não é muito recomendado encher o quarto com muitos móveis, pois a movimentação no cômodo deve ser livre.

No entanto, caso ainda haja espaço de sobra, pode-se colocar uma estante provençalpara apoiar livros ou demais itens que o dono do quarto julgue importante.

Dessa forma, seu quarto será muito mais organizado e se beneficiará imensamente com a escolha de móveis provençais de alta qualidade.

Como Usar Móveis Provençais na Decoração – Resumo

  • Móveis provençais são belos e possuem apego aos detalhes, fazendo sucesso na internet;
  • Os 4 móveis essenciais são: suporte para cama, mesa provençal, armário e criado mudo provençal;
  • Eles devem ser dispostos no quarto para que fiquem harmonizados, devendo-se evitar que o cômodo fique muito amontoado.

Leia mais: Móveis Luis XV para Decoração de uma Casa de LuxoMóveis marchetados para decoração da casa

você pode gostar também