Como divertir e entreter as crianças durante uma viagem em família

Saiba como tornar a viagem mais agradável, principalmente para os seus pequenos

Dividir momentos especiais, contar histórias e se divertir com as pessoas que você mais ama são alguns dos benefícios quando se faz uma viagem em família. Quando há crianças, porém, alguns cuidados precisam ser tomados.

Isso porque, a depender do tipo de viagem, elas podem ficar mais agitadas ou chorosas, causando mal-estar generalizado. Nesse sentido, para viajar com a família é preciso considerar o tempo da viagem, bem como possíveis imprevistos.

Com esses e outros cuidados, você vai conseguir driblar situações problemáticas com muito mais facilidade e, de quebra, fazer com que sua família usufrua da viagem de uma forma mais tranquila e prazerosa.

Planejando a viagem em família

Qualquer tipo de viagem, seja ela a trabalho ou passeio, precisa de um mínimo de planejamento para acontecer sem grandes problemas — algo que continua valendo quando estamos falando de uma viagem com toda a família.

Só que se entre os passageiros estão crianças, o cuidado com esse planejamento deve ser redobrado. Afinal de contas, elas têm necessidades específicas e precisam de atenção, carinho e cuidado maior que nós, adultos.

Definir o tipo de meio de transporte é primordial, na medida em que quanto maior a duração da viagem, maior também será a vontade de ir ao banheiro ou de lanchar, por exemplo. Tudo isso precisa ser considerado quando se viaja com uma criança.

Organize a viagem pensando nas crianças

Isso implica cuidados como colocar a cadeirinha e verificar se o cinto de segurança está pronto para uso, arrumar as malas lembrando de colocar uma roupa de frio e de calor (considerando mudanças de temperatura) e as opções de atividades para o público infantil no destino.

Leve lanches leves

No caso dos lanches, é preferível levar alimentos de fácil manejo e digestão, evitando mal-estar e sujeira. Frutas como maçã e pera, sanduíche de queijo e presunto, iogurte e biscoito são algumas opções. Prefira sucos integrais e leve garrafas com água. Comidas pesadas podem provocar enjoo, por isso evite-as. 

Use o banheiro nas paradas

Ficar apertado durante uma viagem, principalmente se ela for longa, é algo extremamente desconfortável. Por isso, o ideal é levar as crianças ao banheiro em todas as paradas que vocês fizerem, mesmo que ela diga que não está com vontade. Mantenha a higiene antes e depois de usar o sanitário.

Tenha uma mini-farmácia na bolsa

Pequenos problemas de saúde podem acontecer durante a viagem, como uma crise alérgica ou um episódio de enjoo. Para tanto, o mais indicado é levar consigo uma “mini-farmácia” na bolsa, um conjunto com os principais medicamentos receitados pelo pediatra em caso de náuseas, alergia, dor de cabeça e dor de barriga.

Leve brinquedos

Para a distração da garotada, é preciso investir naquilo que os divirta. Brinquedos como bonecos, pelúcias e carrinhos podem ser uma ótima alternativa, considerando a faixa etária do seu pequeno. 

Baixe filmes no celular ou tablet

As novas tecnologias nos permitem assistir programas, novelas, filmes e séries fora da televisão. Sendo assim, você pode baixar filmes e desenhos no celular ou tablet para que a criança assista durante a viagem. Só se lembre de conferir a classificação indicativa antes de liberar o aparelho.

Crie brincadeiras entre vocês

Para curtir o momento em família, também vale criar brincadeiras durante a viagem. Vale jogos de adivinhação, fazer um concurso de karaokê ou até mesmo a criação de uma história fantástica de modo coletivo. As crianças vão ficar tão entretidas que até se esquecerão que ainda falta um pouco para chegar no destino.

Segurança sempre

Chegando no lugar, lembre-se de observar se há estrutura para crianças e quais passeios podem ser feitos com elas. Considere sempre a sua faixa etária e tamanho e jamais deixe de usar itens de segurança, quando estes forem disponibilizados. Em lugares com piscina, mar ou rio, esteja sempre próximo do seu pequeno. 

você pode gostar também