Atividades para ensinar a ler e escrever simples e didáticas

Encontrar boas atividades para ensinar a ler e escrever é importante tanto para pais, quanto para professores. Pois, a alfabetização é um dos momentos cruciais no desenvolvimento das crianças.

Contudo, também pode ser um dos mais complicados. Já que nem todas as crianças têm a mesma facilidade para aprender a ler e escrever.

Além disso, pode ser difícil despertar o interesse pelo aprendizado em alguns pequenos. O que requer estratégias especiais de ensino e aprendizagem.

A boa notícia é que existem atividades simples que você pode realizar com seus filhos em casa. Ou com seus alunos na escola.

Acompanhe. 

1. Atividades para ensinar a ler e escrever: a primeira letra do seu nome

Uma das primeiras coisas que qualquer criança precisa aprender é escrever o próprio nome. Mas, para isso é preciso ter um conhecimento prévio do alfabeto. Principalmente das letras que estão no nome dela. 

E essa atividade ajuda com esse processo. Então, confira os materiais necessários:

  • Fichas individuais com todas as letras do alfabeto;
  • Uma cordinha de varal;
  • Foto 3 X 4 de cada aluno da turma.

Primeiro, organize um varal com todas as letras do alfabeto em ordem. Depois, peça para cada aluno individualmente identificar a primeira letra de seu nome.

Quando a criança acertar, escreva ou cole o nome completo dela em papelzinho ao lado da foto. E quando estiver pronto você pode fazer uma exposição com o varal.

Dica: essa é uma atividade para o primeiro ano do Ensino Fundamental I.

2. Atividades para ensinar a ler e escrever: jogo das sílabas

Essa é uma atividade lúdica perfeita para ensinar a criança a escrever as primeiras palavras. Além disso é bem simples de fazer. Basta seguir as instruções adiante:

  • Prepare com antecedência vários papeizinhos com muitas sílabas para formar palavras;
  • Coloque todas as sílabas em um saquinho ou caixa de papelão;
  • Na hora da atividade peça para cada criança sortear uma sílaba;
  • Espere todos os alunos sortearem sua sílaba;
  • De um minuto para os alunos formarem palavras em seu caderno com a sílaba sorteada;
  • A criança que formar o maior número de sílabas ganha a rodada.

Você pode fazer quantas rodadas quiser. Mas, não se esqueça de que você precisa de pelo menos uma sílaba para cada aluno. Então, após cada rodada, recolha as sílabas, misture e sorteie novamente.

3. Faça seu nome com recorta e cola

Essa é outra ótima alternativa entre as atividades para ensinar a ler e escrever simples e didáticas. Pois, tudo o que você precisa de algumas revistas e jornais, cola branca e tesourinhas escolares.

Distribua algumas folhas de revistas e jornais para cada aluno. Em seguida, peça para as crianças recortarem as letras que formam o seu nome.

Para finalizar, peça aos alunos para escreverem o nome deles no caderno com as letras recortadas. Portanto, é aqui que as crianças vão utilizar a cola.

4. Atividades para ensinar a ler e escrever com combinações de palavras

Essa é uma adaptação da clássica atividade da clássica atividade de ligar objetos. Ou seja, um modo muito didático de ensinar a ler e a escrever.

Imprima ou recorte oito palavras que possuem relações entre si. Faça isso de forma que seja possível ligar as palavras de duas em duas e formar quatro conjuntos.

Distribua as palavras em duas colunas com quatro unidades em uma folha sulfite. Então, é só entregar aos alunos e pedir que eles liguem as palavras relacionadas entre si. Por exemplo: livro e leitura, gato e animal, etc.

Você ainda pode transformar a atividade um jogo. Para isso, determine que a criança que primeiro terminar a atividade vence rodada.

Dicas finais

Sempre que você fizeram jogos lúdicos como atividades para ensinar a ler e escrever pense em uma forma de prêmio. Pois, isso vai estimular os alunos a se dedicar em mais a tarefa.

Não precisa ser nada muito complicado ou caro. Por exemplo, você pode dar um bombom para o aluno vencedor. Afinal, as crianças ficam felizes mesmo com pequenas recompensas.

Espero que você tenha gostado das dicas de hoje. Qual atividade para ler e escrever você gostou mais? Deixe seu comentário!

Post anterior: Hydra gloss Lips – tratamento estético para os lábios

você pode gostar também