5 benefícios que a hidroginástica proporciona em qualquer idade

Recomendada para crianças, gestantes e idosos, a prática oferece vantagens para a saúde física e mental

A prática de exercícios é essencial para a manutenção de uma vida saudável. Segundo o Ministério da Saúde, atividades físicas são fundamentais para prevenir e controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, além de auxiliar a diminuir sintomas de depressão e ansiedade. Os esportes aquáticos, por exemplo, ajudam o praticante a se manter ativo, costumam ser leves e ainda refrescam nos dias quentes.

Uma dessas atividades vem ganhando espaço e conquistando adeptos de todas as idades. A hidroginástica é um exercício aquático de baixo impacto com movimentos práticos, lúdicos e fáceis de executar. Além disso, pode oferecer diversos benefícios à saúde.

O que é hidroginástica?

Bastante popular nas academias e centros esportivos, a hidroginástica é uma atividade aeróbica realizada em uma piscina com orientação e supervisão de um profissional habilitado. Por se tratar de um exercício aquático, a prática deve ser feita com roupas específicas como maiô, sunga e, dependendo do local, touca de cabelo.

As aulas duram em média 20 a 50 minutos com água na altura do peito e numa temperatura agradável, o que permite que a atividade seja realizada tanto nos dias quentes quanto nos frios. Seus exercícios trabalham com a flutuação, resistência a água e, em alguns casos, objetos de pesos e boias.

Como a prática acontece dentro da água, o aluno tem a sensação de redução de peso e também das tensões nas articulações. Portanto, a atividade pode ser feita com mais facilidade, aumentando o rendimento e possibilitando a constância maior nas aulas.

Por ser um exercício de baixo impacto, a hidroginástica pode ser praticada por crianças, idosos, gestantes e até mesmo pessoas com pouco ou nenhum condicionamento físico. Antes, porém, é essencial procurar por orientação médica.

Vantagens da hidroginástica para a saúde

São vários os benefícios que a hidroginástica pode oferecer a seus praticantes, por isso a lista de adeptos à atividade cresce a cada dia. Segundo o portal Tua Saúde, o exercício ajuda tanto a saúde do corpo quanto da mente.

Perda de peso

De acordo com o portal, a prática regular da hidroginástica pode auxiliar no processo de emagrecimento. Dependendo da intensidade e da duração das aulas, é possível perder até 500 kcal por hora.

Na maioria das vezes, os alunos não percebem que a atividade realmente está surtindo efeito. Isso ocorre devido à resistência que a água oferece aos movimentos. Dessa forma, as pessoas realizam força para concluir os exercícios, perdem peso e, como estão na piscina, nem se dão conta.

Melhora da circulação

Ainda conforme o site Tua Saúde, as atividades aeróbicas ajudam a melhorar a circulação por conta da contração muscular. A hidroginástica é uma dessas práticas que podem proporcionar melhora do funcionamento cardiovascular, que resulta na melhora da circulação sanguínea.

Fortalecimento dos músculos e ossos

O fortalecimento é mais um dos benefícios que a atividade pode oferecer a saúde. A contração muscular que ocorre durante as aulas ajuda a melhorar a flexibilidade e força do corpo enquanto a hidroginástica é realizada.

Ossos também podem ser beneficiados pela prática. Os movimentos executados durante os exercícios favorecem a absorção de cálcio, resultando em mais força e evitando possíveis riscos de fratura.

Aumento da coordenação motora

As aulas de hidroginástica são realizadas com a supervisão de um professor, que passa como devem ser realizados os movimentos. Nesse processo, o profissional utiliza músicas para ajudar os alunos a executar todos os exercícios.

Segundo o portal, a prática — que deve ser feita de forma ritmada, movimentando os braços e pernas simultaneamente —, pode ajudar a aumentar a capacidade de coordenação motora.

Promoção do bem-estar

Fazer atividade física é algo que pode ser prazeroso e divertido. Por isso, o exercício é um aliado para quem busca por bem-estar no dia a dia.

Além disso, a hidroginástica ainda promove a socialização e faz com que o praticante se sinta saudável e ativo.

você pode gostar também