Pré natal odontológico, entenda sua importância

Quando uma mulher descobre a gravidez, uma série de consultas médicas já são feitas para saber como anda a saúde dela e do bebê.

Contudo, pouca gente se lembra que não apenas a avaliação médica deve ser feita, mas o pré natal odontológico também.    

Também é muito importante manter a saúde bucal da mãe intacta para garantir que o bebê nasça com saúde. Quando um quadro de cárie se desenvolve na gestante, bem como outras doenças periodontais, as bactérias decorrentes dessas complicações podem se proliferar pela corrente sanguínea e causar danos ao bebê e à saúde geral da mulher.

Por esse motivo, as consultas precisam ser mantidas adequadamente, reduzindo os riscos de inflamações, por exemplo.

O pré-natal odontológico é um acompanhamento que a mulher grávida faz com o dentista para evitar que problemas de saúde bucal surjam, se agravem e causem problemas mais graves.

Além disso, essas consultas com um dentista especializado podem prevenir o surgimento de outras doenças, seja em odonto empresarial ou uma clínica particular de confiança.

Durante a consulta, o dentista poderá orientar como a mãe deve cuidar da sua higienização, procedimentos que podem ser necessários, evitados, ou mesmo os hábitos para adotar com os pequenos ao nascer dos primeiros dentes.

Com isso, é importante verificar um profissional capacitado para fazer todo o acompanhamento, já que nesse período podem surgir necessidades específicas e é importante ter um histórico claro sobre essas demandas.

Deste modo, é interessante verificar a existência e abrangência de um plano odontologico empresarial, seja na empresa de atuação da mulher ou mesmo do cônjuge.

Isso porque esse benefício possibilita um atendimento mais regular e ágil, permitindo o registro do quadro de saúde geral da paciente durante a gravidez, além de garantir um atendimento com os especialistas corretos.

Nesse caso, ainda, futuramente, o filho também poderá ser incluído como dependente e ter sua saúde bucal devidamente cuidada desde pequeno.

Qual a importância do pré-natal odontológico?

Durante o tempo da gestação, o corpo da mulher sofre diversas alterações hormonais, deixando a boca mais vulnerável a sofrer com o aparecimento de doenças bucais, como infecções nas gengivas e cáries.

Por isso, a importância das consultas com um dentista quando se está grávida se mostram ainda mais necessárias, bem como a utilização de um plano dental coletivo empresarial se torna um grande aliada, principalmente nas situações emergenciais, já que a facilidade de marcação e agilidade nos processos são características desse serviço.

A partir de quando a grávida deve ir ao dentista?

A consulta com o dentista deve acontecer no segundo trimestre da gestação.

Essa fase é recomendada pois os três primeiros meses consistem em um período muito delicado da gestação, em que a mulher sente muitas náuseas, costuma vomitar e pode se sentir desconfortável no momento da consulta.

O último trimestre também não é o período ideal, porque a barriga está muito grande e a mulher pode se sentir desconfortável na cadeira do dentista, além de ser um período mais sensível e que o parto pode acontecer, demandando outras atenções à saúde.

Como cuidar da saúde bucal durante a gestação?

Os cuidados com a higienização bucal durante o tempo da gestação devem ser redobrados.

Portanto, a gestante deve escovar os dentes sempre depois de finalizar as refeições, utilizando escovas de dente com cerdas macias e creme dental com flúor em sua composição.

De modo geral, durante o período da gestação, há uma grande vontade de comer, incluindo os doces, porém eles devem ser evitados, respeitando uma alimentação balanceada que envolva nutrientes essenciais para a saúde do corpo e dos dentes.

O açúcar não é um produto recomendado, pois esse material pode alimentar as bactérias, que, por sua vez, liberam um ácido corrosivo ao esmalte dentário, deixando-o vulnerável a ter doenças bucais, como a cárie.

No entanto, no caso de vontade, é preciso ter cautela, não exagerando no consumo dos produtos, mas isso não significa que os alimentos precisam ser excluídos do cardápio.

Uma alternativa para sanar a vontade da mulher grávida, é recorrer ao xilitol como um adoçante, ou mesmo consumir o açúcar sem exageros e realizar a higienização correta após 30 minutos da ingestão do doce.

Ao contrário dos alimentos ricos em açúcar e carboidratos, os mais indicados para a gestante são os que possuem muito cálcio, vitaminas, ferro e fibras, já que a nutrição precisa ser adequada nesse período.

Assim, o esmalte que protege os dentes também ficará intacto e a arcada dentária ficará livre de doenças bucais que podem afetar, inclusive, a saúde do bebê.

Portanto, os alimentos recomendados para se consumir em refeições balanceadas para o bem da saúde bucal durante a gravidez são:

  • Couve;
  • Espinafre;
  • Ovo;
  • Leite e seus derivados;
  • Oleaginosas.

A Importância de um plano odontológico

Neste período, a gestante não precisa apenas de um acompanhamento profissional, como também de equipamentos avançados para realizar os tratamentos que forem necessários.

Desse modo, é possível alcançar mais efetividade e conforto no momento em que ocorrer uma consulta. Isso é mais garantido quando se tem um plano odontologico.

Além disso, o custo para que essas consultas frequentes aconteçam sai bem mais em conta quando se tem algum vínculo com uma operadora.

Assim, sempre que for necessário, a mulher pode ir ao dentista sem que o preço aumente a cada consulta ou tratamento necessário.

Mas não só colaboradores de alguma empresa que podem ser beneficiários de um convênio dental.

Como o mundo empresarial atual apresenta diversas situações e diferentes estilos de contratos, como a de microempreendedores, que são donos de seu próprio CNPJ, também existem categorias que atendem esse tipo de demanda.

Desse modo, é possível recorrer aos modelos de plano dental para MEI, ou mesmo individual ou coletivo, garantindo o acesso ao acompanhamento profissional correto e de modo a garantir um pré-natal saudável.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.

você pode gostar também