Principais sintomas de gravidez

Você está sentindo algumas pequenas mudanças, mas não sabe identificar se são sintomas de gravidez e nem quais são os principais?

Não se preocupe, é justamente por isso que viemos hoje aqui te ajudar!

Independentemente se você está planejando ficar grávida, ou se isso for uma surpresa, muitas mulheres que tem a vida sexual ativa acabam desconfiando de uma possível gravidez em alguns momentos, mas nem sempre se atentam a todos os sintomas mais comuns.

Como esse é um tema muito importante, e é fundamental que você saiba os principais sintomas de gravidez até mesmo para conhecer melhor seu próprio corpo e saber quando deve ou não se preocupar, separamos a seguir uma lista com os mais frequentes.

Quer descobrir? Vamos lá!

Quais são os principais sintomas de gravidez?

Após o momento em que ocorre a fecundação, o corpo da mulher pode sofrer uma série de mudanças hormonais e transformações, sendo as principais:

1- Atraso na menstruação;

2- Cólicas abdominais;

3- Aumento no tamanho dos seios e maior sensibilidade na região;

4- Aumento na libido, ou seja, no desejo sexual;

5- Aumento na vontade de urinar;

6- Náuseas, enjoos e vômitos;

7- Mudanças no corrimento vaginal da mulher;

8- Aumento do sono ou sono excessivo;

9- Alterações frequentes de humor;

10- Sangramento vaginal;

Um pequeno sangramento vaginal é menos comum, mas ainda pode acontecer em alguns casos, e é importante se atentar a ele, pois pode ser um indício de algum problema.

11- Aumento na fadiga;

12- Mudanças no paladar e aversão a cheiros fortes;

13- Abdômen inchado;

14- Constipação intestinal.

É importante salientar também que, os sintomas de gravidez descritos acima, são mais focados em um momento inicial da gestação, que geralmente é quando a mulher passa a desconfiar das mudanças que vem sofrendo no corpo e acaba descobrindo através dos testes.

Como confirmar a gravidez?

Após checar acima quais são os principais sintomas de gravidez iniciais, trouxemos também dicas de como confirmá-la de forma segura.

Apesar de todos os outros sintomas, o mais comum ainda é o clássico atraso menstrual, seguido de uma vida sexual ativa e sem utilização de métodos contraceptivos.

Vale ressaltar, ainda, que os sintomas de gravidez podem variar entre as mulheres e a cada gestação. Ou seja, uma mesma mãe, por exemplo, na primeira gravidez pode sentir alguns sintomas e na seguinte apresentar outros ou nenhum sintoma, variando em intensidade, frequência, época e duração.

Por isso, o Dr. Márcio Alcântara pontua que o método mais eficaz para confirmar a gravidez é o exame de sangue Beta hCG, de preferência quantitativo, em torno do 5ª dia de atraso da menstruação. Ele explica ainda que, mesmo antes do atraso menstrual, este exame pode dar positivo, já que, após a fecundação, a implantação intrauterina (dentro do útero) já acontece com maior exatidão 10 dias após a relação sexual.

Outro meio bastante utilizado, entretanto, com resultados menos confiáveis para confirmar a gestação, é o exame de urina, que, assim como o exame de sangue, busca a fração beta do hormônio hCG.

Quando pode se começar a notar os desejos alimentares?

Uma vez que os sintomas de gravidez podem variar de mulher para mulher, é possivel notar que algumas mulheres apresentam sintomas logo nos primeiros dias após a concepção, enquanto outras só os sentem quando já estão com alguns meses de gravidez.

Com isso, outro sintoma muito comum de gravidez é o aumento dos desejos alimentares, que podem se manifestar de várias formas. Algumas mulheres sentem uma forte vontade de comer determinados alimentos, como chocolate ou doces, enquanto outras sentem mais vontade de frituras ou alimentos sólidos.

É importante lembrar que os desejos alimentares são um sinal de que seu corpo está necessitando destes nutrientes para suprir as demandas do desenvolvimento do bebê, devendo sempre prestar atenção ao que se consome e buscar fontes saudáveis de nutrientes, como frutas e vegetais frescos.

O que fazer caso eu esteja grávida?

Confirmando a sua gravidez, procure um médico para iniciar o acompanhamento e receber todas as orientações necessárias para você e seu bebê, além de já programar a montagem do enxoval.

Quanto antes ele for iniciado, melhor, para evitar ansiedade e estress desnessários caso esse momento seja adiado para próximo da chegada do bebê.

E então, gostou das nossas dicas de hoje sobre os principais sintomas de gravidez e como confirmá-la de maneira prática e segura?

Utilizando como base todas essas dicas e informações, você poderá se conhecer melhor e ter uma maior garantia, ficando mais confortável e tranquila no dia a dia.

Caso você tenha se interessado por esse artigo e por temas voltados a gestação, bebês e crianças, além de todos os melhores produtos infantis, modelos, cores, estampas, acessórios e etc, com preços mais acessíveis do mercado, que você encontra no site da Boutique Baby, acesse e confira tudo o que eles têm a te oferecer!

você pode gostar também