Como ajudar seu filho a se adaptar melhor à casa nova?

Diálogo, paciência e evitar julgamentos são ações fundamentais para a adaptação do seu pequeno no novo lar

Qualquer mudança na nossa rotina é marcada por desafios. E, com uma casa nova, não é diferente. Mesmo que você se mude para um bairro melhor com o intuito que o seu filho tenha mais qualidade de vida, ele pode ficar ressentido com a mudança de ambiente.

Isso porque as crianças se apegam aos lugares que frequentam e às pessoas com quem têm mais contato. Quando isso muda, elas tendem a ficar apreensivas. Diante disso, uma forma de ajudar seu pequeno a se acostumar com a ideia é incluí-lo na escolha da decoração do quarto, inclusive em relação às tintas das paredes.

Assim, a criança se sentirá parte da mudança e, certamente, tornará a adaptação à nova casa mais simples. Quer mais dicas como essa? Acompanhe a leitura.

Ouça a opinião do seu filho sobre as mudanças

Seu dever como pai, mãe ou responsável é ajudar a criança a se adaptar a esse novo cenário. Por isso, antes de tudo, é importante que você saiba que a possível dificuldade de adaptação pode variar de acordo com a idade do seu pequeno.

Em torno dos 7 anos, por exemplo, a criança normalmente consegue compreender melhor a nova realidade. Entretanto, antes disso, a situação pode ser um pouco mais complicada.

E cada criança poderá demonstrar sua aflição e angústia de formas diferentes: seja na falta de apetite, na birra ou irritação, por exemplo. Tudo  isso é perfeitamente natural, e é justamente com naturalidade que você deve encarar a situação.

Dito isso, para evitar que a mudança de casa se torne um problema, é fundamental envolver a criança desde o início na decisão de mudar. Por exemplo, se houver possibilidade, procure dar ao pequeno um certo grau de autonomia para que ele possa opinar sobre onde gostaria de estudar.

Não estamos dizendo que a criança deve participar de todo o processo de escolha da nova escola, mas a partir do momento que os pais ou responsáveis definirem duas ou mais possibilidades, pode ser interessante que ela seja ouvida sobre aquela que mais gostaria de estudar.

Tente manter a mesma estrutura do quarto

Embora o ambiente seja outro, ter um espaço que seja familiar para a criança pode ajudar no processo de adaptação. O quarto é um cantinho naturalmente aconchegante, por esse motivo, tente manter o máximo possível da decoração anterior e dos móveis antigos nas mesmas posições.

Dessa forma, o quarto do seu pequeno ficará com o mesmo layout e talvez isso ajude a diminuir uma possível aversão ao ambiente, especialmente na hora de dormir.

Dê um presente para ajudar a criança a se distrair

Uma boa dica para os pais ou responsáveis que estão passando por essa situação é presentear a criança. Você pode dizer a ela que se trata de um presentinho de casa nova. 

Esse presente pode ser algo que você saiba que vai distrair o seu pequeno, sobretudo durante a noite. Momentos de diversão certamente o ajudarão no processo de adaptação à nova casa.

Elogie a casa nova na frente do seu pequeno

Sempre que possível, elogie a nova moradia, chame de casa nova e mencione que o próximo quarto da criança será muito mais bonito que o anterior, por exemplo.

Mostre a paisagem da janela, as belas árvores que forem possíveis de enxergar… Enfim, apresente a ela o máximo de novidades que a casa antiga não oferecia.

Por fim, uma ótima dica é deixar que a criança apresente a casa nova para as visitas. Permita que ela faça um tour por cada ambiente com seus familiares e amigos. Assim, ela vai se sentir, de fato, um membro do lar.

você pode gostar também