3 dicas para conseguir se hidratar melhor no dia a dia

Tem dificuldades para tomar água? Este artigo é para você. Confira nossas dicas para se manter hidratado!

A hidratação é muito importante para o seu bem-estar e, por isso, você não deve poupar em bebidas refrescantes durante o dia — mesmo em dias mais frios. Lembre-se de que a sua saúde é o seu bem mais importante e quando ela está — nem que seja minimamente — prejudicada, não há como ter uma boa qualidade de vida.

Portanto, inserir a hidratação na sua rotina é fundamental para viver melhor. Acredite, pequenas mudanças nos seus hábitos ajudarão você a ter mais disposição e energia durante o dia.

O problema é que muitas pessoas não têm o costume de beber água e, por isso, sentem dificuldades de inseri-la na sua rotina. Neste artigo, vamos ajudar você a eliminar esse problema da sua vida. Confira agora as nossas dicas.

Qual a importância da hidratação?

Você sabia que pessoas desidratadas não têm um volume de sangue satisfatório? Além disso, tal fato prejudica o funcionamento do coração. Pois é, a falta de água pode ocasionar diversos problemas, como dores de cabeça, fraqueza, tontura, fadiga e o pior: quando muito prolongada, pode levar o indivíduo à morte. Com isso, já podemos perceber o quanto a hidratação é importante, concorda?

No entanto, resolvemos citar mais alguns benefícios que ela oferece, como:

  • regula a temperatura corporal: além de evitar que o nosso corpo esquente muito, a água impede que ele sofra alterações térmicas muito bruscas;
  • desintoxica o corpo: a água previne e auxilia no tratamento de infecção urinária e constipação intestinal;
  • melhora a absorção e transporte de nutrientes: a água auxilia no transporte dos nutrientes pela corrente sanguínea e na distribuição delas para várias partes do corpo;
  • auxilia no processo de emagrecimento: a água diminui a retenção de líquidos no corpo, melhorando, assim, o funcionamento dos rins.

Como inserir bebidas refrescantes na rotina?

Agora, nada de desculpas! Veja como inserir bebidas refrescantes no seu dia a dia para se manter hidratado.

1. Invista em uma garrafa de água

Uma dica interessante é adotar uma garrafa de água e carregá-la por onde for. Você pode deixar dentro do carro, na mesa do escritório, dentro da bolsa, etc. Hoje, o mercado disponibiliza vários modelos, desde os mais simples até os mais sofisticados, que mantêm a temperatura da água (garrafas térmicas).

Feito isso, você só precisa cultivar o hábito de enchê-la sempre que esvaziar, pois uma garrafa cheia é sempre um lembrete e convite para se manter hidratado durante o dia.

2. Defina metas

Sabemos que o ideal é que uma pessoa adulta consuma, pelo menos, dois litros de água por dia. Com base nisso, já temos um objetivo da quantidade de líquido que você deve ingerir durante o dia.

Agora, precisamos definir pequenas metas para que você alcance esse objetivo final. Você pode estipular da seguinte forma:

  • 500 ml até às 10h;
  • 500 ml até às 13h;
  • 500 ml até às 17h;
  • 500 ml até às 20h.

Pronto! Você já conseguiu consumir a quantidade mínima de água. À medida que o tempo passa, você pode aumentar essa quantidade, principalmente no verão, quando nosso corpo tende a perder mais líquido.

3. Troque o refrigerante por água com gás e limão

Quem é que não gosta de tomar aquela coca-cola no final de semana? No entanto, vale destacar que, além de aumentar o risco de desenvolvimento de câncer, o refrigerante (em geral, não só a coca-cola) altera a flora intestinal, aumenta as chances de desenvolver pedras nos rins, enfraquece os ossos e dentes, entre outras consequências.

Dito isso, vale apostar na substituição dessa bebida pela água com gás e limão. Assim, você troca uma bebida açucarada e cheia de malefícios por uma mais natural e saudável.

Agora você não tem mais desculpas para não tomar água. Além de elencarmos os benefícios da hidratação, também mostramos o que você deve fazer para consumir água diariamente.

você pode gostar também