Entenda a importância dos cuidados médicos de rotina para a sua saúde e bem estar

Os cuidados médicos são fundamentais para que as pessoas tenham mais qualidade de vida e minimizem as chances de contrair doenças. Saiba mais!

Ao pensar em planos de saúde, a grande maioria das pessoas pensam em doenças. Contratam os convênios pensando em quando ficarem doentes, precisarem realizar cirurgias e outros procedimentos médicos.

Sem dúvidas essa é uma questão importante e que deve ser considerada. No entanto, os planos de saúde não servem apenas para estas emergências.

Os convênios médicos devem ser referências de qualidade de vida. Ou seja, eles precisam ser vistos como uma ferramenta para manter o bem-estar e não apenas tratar doenças.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma: “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”

O ideal, então, seria cuidar da saúde ao longo dos dias para manter uma boa qualidade de vida e evitar que situações mais sérias ocorram. E claro, se uma doença aparecer ao longo dos anos, terá todo o apoio médico necessário para curá-la. 

Pode parecer óbvio, porém, as pessoas não relacionam saúde com bem-estar e qualidade de vida. Elas automaticamente pensam em doenças, sendo que o ideal seria se cuidar para evitar ficar doente.

Manter hábitos saudáveis – como beber bastante água, se exercitar, dormir bem e cuidar da higiene pessoal – são formas paralelas de manter a qualidade de vida.

Ambos devem andar em conjunto para que as pessoas experimentem uma vida leve, saudável e sem maiores preocupações com a saúde. Nestes casos, os convênios médicos ou consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são grandes aliados.

Acompanhe para identificar como as consultas e exames de rotina são importantes para a vida das pessoas. Não perca tempo, comece a se cuidar para evitar problemas maiores no presente e no futuro.

Rotina de cuidados com a saúde: como manter os cuidados em dia? 

Para se manter saudável e afastar as chances de desenvolver qualquer problema mais tarde, o ideal é apostar na prevenção. Ao ter este hábito, as pessoas não apenas previnem situações mais complicadas, mas melhoram a própria qualidade de vida.

Dessa forma qualquer pessoa fica mais disposta, tem a sensação de bem-estar, consegue ser mais produtiva e feliz. Isso gera menos preocupação, estresse e dá certeza de que está tudo bem com o seu corpo.

Os outros benefícios consequentes são aumento de imunidade e revitalização de cabelo, pele e unhas. Manter uma rotina médica é um cuidado com o próprio corpo, saúde e também com o futuro.

Esse acompanhamento médico também é importante porque há um monitoramento da saúde, evitando que algo passe despercebido, como aumento do colesterol, diabetes e outros. Assim, será mais fácil cuidar antes que se torne algo mais grave.

Além de identificar o surgimento de doenças que podem ser silenciosas, manter tudo funcionando bem no organismo e deixar a pessoa tranquila com a certeza de que está tudo bem.

E com isso não queremos dizer que as pessoas precisem ir ao médico todas as semanas. No entanto, o mais recomendado é que todos passem com médicos de confiança a cada 6 meses e façam um check up pelo menos uma vez ao ano.

É claro que depende da especialidade. Muitos, por exemplo, podem ir ao dermatologista para pegar a recomendação de um bom creme para a pele.

Existem diversos tipos de planos de saúde para cada tipo de pessoa. O convênio médico individual, por exemplo, é uma excelente opção para solteiros, que não têm dependentes.

É um plano mais acessível, o que permite que cada vez mais pessoas tenham acesso aos cuidados com a saúde. Além de que com a tecnologia tudo fica mais fácil, até mesmo manter o contato mais frequente com médicos.

Manter esse hábito é muito mais prático com a telemedicina – não há mais desculpas de horários e falta de tempo. Muitos convênios médicos já adotaram e até mesmo o SUS. Entenda como funciona!

Como a telemedicina pode ajudar na manutenção da qualidade de vida?

Agora é possível se consultar com profissionais das mais diversas especialidades por telemedicina, teleconsulta e vídeo chamada. Essa modalidade está se popularizando, se demonstrado eficiente até mesmo no tratamento de casos graves.

A telemedicina pode ser usada para tudo. Por isso, é uma forma de facilitar esse acesso à saúde no dia a dia, dado que a consulta pode ser feita em casa, no trabalho, no carro… onde quiser, na hora que puder.

Ela se dá pelo atendimento médico online em que o médico atende os pacientes via tele consultas, por videoconferência. Com a pandemia, esse serviço se popularizou e está se tornando cada vez mais frequente.

Por meio dessa tecnologia, os médicos podem examinar, pedir exames, passar receitas (as quais são direcionadas para o email do paciente), indicar tratamentos e acompanhar o estado do paciente.

É realmente eficiente, prático e vantajoso. Ideal para pessoas com rotina agitada e que sempre deixam a saúde de lado por falta de tempo. Outra facilidade é a possibilidade do acesso para pessoas que moram longe de bons hospitais e centros clínicos.

Também há mais disponibilidade de horários e dias para as consultas – o que evita que a pessoa espere meses até a sua consulta médica. São só benefícios! 

Grande parte dos convênios e até mesmo o SUS já oferecem esse serviço, pesquise como funciona no sistema que você tem e comece a utilizar essa ferramenta para cuidar cada vez mais de você.

você pode gostar também