Qual a diferença entre o micro-ondas e o forno elétrico?

A principal diferença entre o micro-ondas e o forno elétrico é a maneira como o calor é obtido, o que tem impacto direto na textura, consistência e ressecamento interno dos alimentos.

Se você está montando uma cozinha e ainda tem dúvidas se deve escolher o micro-ondas ou o forno elétrico, chegou no lugar certo!

Embora ambos os eletrodomésticos sejam úteis no dia a dia, seu funcionamento é diferente, assim como o resultado final.

Portanto, continue aqui e descubra as principais diferenças e características de cada um, o que vai facilitar muito a sua escolha!

Qual a diferença entre o micro-ondas e o forno elétrico?

Como já foi dito acima, a principal diferença entre o micro-ondas e o forno elétrico se baseia na forma como o calor é obtido.

Enquanto no micro-ondas, o calor é gerado por meio de energia eletromagnética, no forno elétrico, o calor é obtido através das resistências no seu interior, convertendo assim energia elétrica em energia térmica.

Justamente por isso que os pratos não apresentam o mesmo sabor e textura, assim como não esquentam da mesma maneira.

Outra diferença básica é que o forno elétrico permite o preparo de alimentos em recipientes de metal, o que não é proibido no micro-ondas.

Da mesma forma que você não pode colocar uma embalagem plástica no forno elétrico, pois vai derreter.

Apesar dos dois apresentarem características semelhantes, os fornos elétricos são controlados por termostatos, assim como um temporizador na hora de cozinhar.

Micro-ondas X forno elétrico: qual escolher?

Na verdade, tanto o micro-ondas quanto o forno elétrico são aparelhos que otimizam as tarefas na cozinha, porém, para saber qual escolher, vai depender das suas necessidades.

Se o que você busca é um produto mais saboroso, não ressecado por dentro e aquecido por igual, vale a pena investir no melhor forno elétrico de bancada.

Sendo assim, o forno elétrico é o ideal para um preparo mais natural dos alimentos, mantendo sua suculência e ainda tem a função de gratinar e dourar.

Por outro lado, se o seu objetivo é apenas descongelar e aquecer alimentos mais rapidamente, o micro-ondas é a melhor opção, particularmente para pessoas que usam pratos congelados.

Vale lembrar que existem algumas limitações quando se trata de preparar determinadas receitas, inclusive, alguns pratos podem ficar ressecados e perder a crocância.

Qual é o melhor para ter na minha casa: micro-ondas ou forno elétrico?

Entendendo agora a diferença entre micro-ondas e forno elétrico, qual é o melhor para ter na minha casa?

Você pode ter os dois, uma vez que eles se complementam.

Por exemplo, você pode usar o forno elétrico para preparar uma massa, um bolo ou um frango assado.

Já o micro-ondas, é indicado para preparar comidas congeladas, esquentar um leite ou descongelar alimentos.

Entretanto, se na sua cozinha não tem espaço para os dois aparelhos, leve em conta as suas necessidades e prioridades.

Se você tem o hábito de comer apenas pratos congelados, opte pelo micro-ondas. Mas se você adora cozinhar e preparar receitas deliciosas, é melhor investir no forno elétrico.

Considerações finais

Conhecendo as características do forno elétrico e do micro-ondas, qual deles atende melhor o que você precisa?

Seja qual for a sua escolha, opte por um modelo de acordo com o número de pessoas da sua casa e que ofereça funcionalidades para ajudar nas suas tarefas na cozinha!

você pode gostar também