O que é o colágeno e sua função no nosso corpo

O colágeno é uma proteína produzida pelo corpo que ajuda em muitas funções, saiba agora onde ele é formado, como age e porque é importante para o organismo

O colágeno é produzido naturalmente pelo corpo. É uma proteína de rápida absorção, responsável pela firmeza e elasticidade da pele por ser o principal componente dos tecidos conjuntivos, que formam várias partes do corpo como músculos, tendões e ligamentos.

Além dos benefícios para a pele, o colágeno também contribui para a saúde dos cabelos e unhas. Pode ser encontrado em vários alimentos e também suplementação em forma de cápsula ou colágeno em pó, de todas as formas, traz muitas vantagens para o organismo.

Para que serve o colágeno?

Existem diferentes tipos de colágeno, do I ao XII, todos auxiliam na formação de algumas partes do corpo, cada um na sua função. Existem os que participam da formação dos tendões, dos tecidos, e das cartilagens.

Essa proteína ajuda a promover maior elasticidade e resistência, para os movimentos livres do corpo, já que os tendões e ligamentos precisam ser flexíveis e resistentes ao mesmo tempo.

Quando se fala nas articulações, ela está presente nas cartilagens que evitam que os ossos batam uns nos outros e causem dor e desgaste.

Na estética, o colágeno contribui para deixar a pele mais firme e com menos rugas.

Todos os tipos de colágeno participam de funções diversas no organismo, ele está presente nos ossos, músculos, fibras, sangue, pulmões, fígado, rins, olhos, córnea e cristalino, útero e, até mesmo na artéria aorta do coração. 

Tem função de filtração e sustentação, mantém as células juntas, sendo um componente proteico dos órgãos e oferece resistência.

Ajuda na saúde da pele

Mesmo com uma produção natural do organismo, a quantidade vai diminuindo com o passar do tempo e, com isso, favorece o aparecimento de flacidez e linhas de expressão.

A partir dos 30 anos de idade, quando a produção de colágeno começa  a diminuir, é possível notar a sua ausência. Por isso, é importante ingerir alimentos e suplementação para reposição da proteína, além dos fatores estéticos, para retardar o envelhecimento da pele e garantir o bom funcionamento das cartilagens.

A utilização regular de suplementação de colágeno apresenta redução do ressecamento e aumento da elasticidade da pele, ajudando a evitar o aparecimento de rugas.

Alivia dores nas articulações e promove menor perda óssea

O colágeno age na cartilagem, tecido que protege as articulações, alivia as dores e reduz os sintomas das doenças nas juntas. Com o avanço da idade e a diminuição da produção da proteína, aumentam as chances de aparecimento de doenças degenerativas, como artrite, osteoartrite, e outras.

Do mesmo modo, essa substância também assegura a força e estrutura dos ossos, que são compostos principalmente de colágeno. Sem isso, podem se tornar frágeis e quebradiços, com mais risco de fraturas.

Atua na massa muscular

Uma parte dos músculos é composta de colágeno, substância responsável por manter os músculos fortes e auxiliar na redução de gordura.

Fazer a reposição da proteína traz benefícios para o aumento de massa muscular, favorecendo quem tem uma condição natural de perda progressiva dessa massa, pois promove a estimulação da creatina, o que traz mais qualidade de vida para essas pessoas.

O colágeno hidrolisado

Facilmente encontrado no mercado, ele contém 20 tipos de aminoácidos, sais minerais e vitaminas. É o tipo em pó, livre de qualquer água, e no momento da fabricação é possível deixá-lo em tamanho pequeno, ideal para o corpo absorver com mais rapidez.

Ao ser ingerido no organismo, passa a fazer parte da estrutura dos tecidos.

Após os 30 anos o metabolismo do organismo começa a mudar e a produção de colágeno começa a diminuir, por isso, o ideal é iniciar a suplementação da proteína nesse momento.

Aumentar a ingestão de alimentos proteicos, ricos em colágeno, bem como a suplementação, é importante para evitar que a pele fique flácida, ocasione problemas nas articulações e ossos, além de retardar o aparecimento de linhas de expressão e rugas no corpo.

você pode gostar também