Saiba como incentivar as crianças a estudar inglês

A segunda língua pode ser aprendida ainda nos primeiros anos de idade, sem interferir no aprendizado do português

Em um mundo cada vez mais globalizado, o aprendizado do inglês se tornou algo básico, especialmente para quem deseja uma melhor qualificação no mercado de trabalho. Essa é, talvez, uma das grandes preocupações de pais e mães ao colocarem seus filhos em cursos de idiomas.

O que muita gente ainda não sabe é que, se iniciado de maneira prematura, esse tipo de aprendizado pode ter maiores efeitos no entendimento da criança em relação à outra língua. Isso significa, por exemplo, que vale a pena matricular o seu pequeno em uma  escola de inglês, mesmo que ele ainda não saiba ler ou escrever.

A razão para isso está no fato de que o cérebro consegue se adaptar e aprender muito mais quando ainda somos pequenos. Hoje nós vamos explicar melhor essa relação entre o aprendizado do inglês com as crianças, além de trazer algumas dicas para incentivá-las a aprender outra língua.

Aprender inglês: quanto mais cedo, melhor!

Muitos pais ficam confusos quanto ao momento ideal para que seus filhos entrem em contato com uma nova língua. É natural que isso aconteça, já que os pequenos ainda estão aprendendo a língua materna, o português. Fato é que especialistas apontam para o caminho contrário como melhor sentido para o aprendizado infantil.

Isso significa dizer que quanto mais cedo a criança entrar em contato com um novo idioma, como o inglês, mais facilidade ela terá para aprendê-lo — o que inclui uma compreensão mais completa daquilo que se diz e  do que se ouve, bem como na leitura e escrita de textos nessa outra língua.

A razão para isso está na chamada plasticidade do cérebro infantil, uma capacidade que esse órgão tem para absorver informações, se adaptar à mudanças e, é claro, aprender tudo aquilo que lhe é ensinado durante os primeiros meses e anos de vida.

Pesquisadores estimam que a quantidade de sinapses (conexões entre um neurônio e outro que gera impulsos nervosos) feitas por cada neurônio de uma criança de três anos seja praticamente o dobro das de um adulto — estes fazem, em média, 7,5 mil sinapses por neurônio, enquanto os pequenos chegam na casa dos 15 mil.

Assim, fica mais fácil compreender que o ensino de uma outra língua é algo extremamente benéfico para o público infantil. As únicas possíveis contraindicações são para crianças com quatro anos ou mais que demonstrem dificuldade de aprendizado e atenção – nesses casos, é preferível atrasar o ensino bilíngue.

A seguir, conheça algumas dicas para que você se torne um verdadeiro incentivador do inglês e, principalmente, para que o ensino desse segundo idioma seja algo agradável e, se possível, divertido.

Desenhos e filmes em inglês

Se tem uma coisa que prende a atenção dos pequenos são os desenhos animais e filmes. A ideia aqui é trazer o inglês para esse momento, de modo que, pouco a pouco, as crianças consigam assimilar palavras relativamente simples em um momento de lazer.

Cantar músicas em inglês

Outra opção atraente é o hábito de cantar músicas em inglês com os seus filhos. Para os mais novinhos, você pode iniciar esse processo com cantigas que geralmente têm letras mais fáceis. Já para os mais velhos, a dica é buscar por músicas de cantores e bandas internacionais que eles gostem.

Estimular a leitura em inglês

Os livros também entram no leque de possibilidades quanto ao aprendizado do inglês em casa. A regra é a mesma das músicas, ou seja, procurar livros mais didáticos e fáceis para as crianças mais novas, e oferecer leituras mais aprofundadas para quem já é um pouco mais velho.

Reconheça os esforços do seu filho

Outro ponto que ajuda, e muito, no aprendizado do inglês (ou de qualquer outro idioma) é o reforço positivo — ou, em outras palavras, o reconhecimento pelo esforço da criança. Lembre-se de elogiá-la por cada pequena vitória, seja uma nota boa na prova de inglês ou o conhecimento de uma nova palavra.

Escolha uma escola ou curso de idiomas

A inserção do segundo idioma também pode ser feita por meio do ensino correspondente a escolas e cursos de idiomas. O mais positivo nesse caso é a maior garantia de um aprendizado mais completo.

você pode gostar também