Saiba como identificar e cuidar do seu tipo de pele

Atualmente, vivemos em um mundo com constante poluição, principalmente na área urbana, prejudicando nossa saúde e a saúde da nossa pele. Além da poluição, o estresse, a má alimentação e o pouco consumo de água podem colaborar para doenças e feridas no rosto.

Por isso, os cuidados com a pele são essenciais para, além da estética, se manter saudável e prevenir diagnósticos indesejados. Para isso, muitas pessoas procuram manter uma rotina de cuidados com a pele, porém sequer conhecem seu tipo de pele. Isso pode ser um perigo, tendo em vista que sem o produto correto, você pode acabar ferindo a saúde do seu rosto. 

Para consumir os ativos corretos e manter uma boa saúde, é importante conferir se sua pele é mista, normal, oleosa ou seca. Confira algumas dicas para te auxiliar nesse processo.

Pele lipídica (oleosa)

O grande medo das pessoas é lidar com pele oleosa, porém, com produtos certos e uma alimentação saudável e equilibrada, você pode deixar sua pele linda. Muitas pessoas acham que têm a pele oleosa, porém ela é rara e não se resume a ter o nariz e as testas oleosas. Nesse caso, depois de algumas horas pós-banho, a face fica totalmente oleosa e gordurosa, inclusive nas bochechas. Além disso, os poros ficam mais dilatados, com sebos visíveis e constante aparição de cravos. 

Então, se no fim do dia seu rosto fica todo brilhante e oleoso, é recomendado o uso de loções de limpeza neutras, à base de extratos vegetais. Também é recomendado evitar o uso de maquiagem, tendo em vista que isso pode contribuir no bloqueio dos poros. Não se esqueça de usar o protetor solar diariamente e de se atentar à alimentação e ao consumo de água.

Pele mista

A pele mista é conhecida por apresentar excesso de oleosidade e brilho na zona T, nome que se dá à região da testa, queixo e nariz. Porém, as bochechas podem possuir um brilho natural ou serem ressecadas. É o tipo de pele mais comum entre as pessoas adultas. Para sua rotina de skincare, é recomendado o uso de loções de limpeza nas regiões oleosas (na zona T) e creme hidratante nas demais regiões da face. Entretanto, tenha cuidado, utilize hidratantes com óleo apenas se a região for ressecada. Caso contrário, opte pelo creme normal.

Pele alípica (seca)

A pele seca é um dos tipos que requer maior cuidado. É conhecida por ser ressecada no rosto inteiro, se torna craquelada com mais facilidade, além de apresentar rugas, expressões e uma textura mais opaca com maior facilidade, inclusive no nariz. 

É recomendado o uso de creme hidratante e óleos vegetais para hidratar bem a pele, além de se proteger do frio e dos ventos excessivos, que podem ressecá-la ainda mais. É crucial evitar o uso de produtos com álcool, tendo em vista que tal componente agride mais a pele. Também é importante evitar banhos com água quente e optar por água fria ou morna.

Pele eudérmica (Normal)

A pele normal é conhecida como a famosa ‘pele de bebê’, raridade para os adultos. É uma pele que possui poros visíveis, porém não dilatados, com um brilho normal, sem excesso de oleosidade ou ressecada. Mas, apesar de ser uma pele saudável, não significa que não precise de cuidados para mantê-la dessa forma. É importante o uso de sabonetes neutros para limpar a pele e cremes sem óleo para hidratá-la, além do uso diário do protetor solar, a fim de se proteger dos raios solares e do brilho das telas eletrônicas.

você pode gostar também