Conheça 5 truques para evitar o envelhecimento da pele

Juventude eterna não existe, mas é possível manter a pele saudável por mais tempo com os hábitos certos

À medida que envelhecemos, nossa pele começa a dar sinais da passagem do tempo. Flacidez, rugas, manchas… A verdade é que não conseguimos manter a pele dos nossos 20 e poucos anos para sempre, mas podemos adotar alguns bons hábitos para retardar os efeitos do envelhecimento. 

Para isso, é necessário ter um estilo de vida saudável. Em outras palavras, manter uma dieta equilibrada, dormir o suficiente e fazer exercícios regularmente. Para parecer mais jovem, também é preciso cuidar da pele com carinho. 

Saiba mais sobre estes e outros truques para reduzir os efeitos do envelhecimento na pele:

Evite o tabaco e o álcool

Nunca é demais dizer que fumar e consumir álcool é ruim não só para a saúde, mas também para a pele. Por que isso acontece? O álcool e o tabaco levam à oxidação das células da pele e, portanto, causam o aparecimento de rugas. 

Não só isso, mas também os pequenos vasos no tecido cutâneo são danificados, o que torna a oxigenação e a circulação sanguínea mais difíceis.

Como se não bastasse tudo isso, as enzimas do fumo do cigarro destroem a elastina e o colágeno, tornando a pele menos flexível. É, portanto, o momento certo para rever alguns desses hábitos!

Adote uma dieta saudável

Uma pele saudável começa com uma dieta equilibrada e variada. Para retardar o envelhecimento da pele, opte por alimentos antioxidantes, ricos em ômega 3 e vitaminas A, C e E. 

Os antioxidantes ajudam o tecido cutâneo a lutar contra o envelhecimento. O ômega 3 mantém a pele elástica e flexível. Por fim, a vitamina A protege o tecido cutâneo contra os raios UV.

Quais alimentos devem fazer parte da sua dieta? Aqui vão algumas dicas: espinafre, beterraba, feijão vermelho, salmão, sardinha, azeite, óleo de girassol, cenoura, ovos, laranja, kiwi, amêndoas, etc.

Proteja-se dos raios solares

Os raios UV são prejudiciais para a pele, especialmente ao se expor a eles sem aplicar um protetor solar. Isso causa o envelhecimento prematuro da pele e/ou o aparecimento de manchas escuras, uma vez que os raios solares danificam as células da epiderme ao quebrar a cadeia de ADN. 

O resultado? Essas mesmas células criam menos elastina e colágeno. A solução é aplicar sempre um protetor solar com um fator de proteção solar adequado para o seu tipo de pele, mesmo naqueles dias em que você não planeja uma grande exposição à luz natural.

Mantenha uma rotina de cuidados com a pele

Retirar a maquiagem e limpar a pele todas as noites pode retardar os efeitos do envelhecimento. Eliminar as impurezas e toxinas da sua epiderme promove a regeneração do tecido cutâneo que ocorre durante a noite. 

Para a remoção da maquiagem, aconselhamos a utilização de um óleo vegetal ou algum produto demaquilante. Quanto à limpeza da pele, escolha um produto específico para o seu tipo (se for oleosa, mista ou seca, os produtos devem atender a essas necessidades).

Hidratar sua pele

A hidratação é melhor feita através do corpo, bebendo bastante água. Para além de hidratar o corpo, a ingestão do líquido ajuda o organismo a eliminar toxinas e a manter a proteção natural do tecido cutâneo contra as agressões ambientais. A barreira ajuda a retardar o envelhecimento da pele e o aparecimento de rugas. 
Por vezes, pode ser necessário hidratar a pele por meio da aplicação de produtos cosméticos. Escolha hidratantes para o dia e para a noite, de acordo com o seu tipo de pele. Muitas vezes, esses produtos contêm ingredientes ativos naturais, como os óleos vegetais, em especial o óleo de pracaxi.

você pode gostar também