Ranking das melhores escolas do Enem reflete o impacto da pandemia e EAD nos alunos de todo país

A performance das instituições de ensino no Enem funciona como métrica para os pais de
todo país escolherem as melhores escolas da sua região. Entretanto, os resultados do
exame em 2020 mostraram que a fórmula focada apenas na força acadêmica não faz
sentido.

No ápice da pandemia, as unidades de ensino que apostaram em tecnologias para
além do EAD tradicional e em ações integrativas entre a escola e a família, conseguiram
ascender mais de 140 posições e entrar no top na lista das 40 melhores unidades de
ensino.

No Rio de Janeiro, o Colégio Santa Mônica, um dos mais tradicionais da zona norte – e que
também conta com unidades na zona oeste da cidade e em São Gonçalo, cidade
pertencente à Baixada Fluminense – no alto dos seus 86 anos de história apostou em uma
estratégia de avaliações e de estímulo ao hábito de estudo dos alunos para além das aulas
online, o que o rendeu no Enem de 2020 subir 144 posições no ranking das melhores
escolas do Estado ocupando a 39ª posição, com a unidade de Bonsucesso, seguida pela da
Taquara, em 50ª, São Gonçalo, 71ª, e Cachambi, 86ª, respectivamente.

Esta metodologia de ensino rendeu a aprovação dos alunos das suas quatro unidades para
cursos concorridos como Medicina, Odontologia, Engenharia, Direito e Jornalismo. Entre
eles está Gabriel Soares, que no Enem de 2020 foi aprovado em Medicina na Universidade
Federal do Rio de Janeiro. “Não é um curso fácil de ser aprovado e exige muita dedicação.

Mas, eu tive todo apoio do colégio, desde o planejamento dos estudos até o suporte
emocional da coordenação, que foi um grande diferencial na jornada de estudos”, explica o
ex-aluno que tem mais dois irmãos estudando na instituição de ensino.

Repensando a relação com a escola

Criar uma cultura de estudo orientada na criação de bons hábitos para a construção do
conhecimento ao invés da decoreba. Essa política foi o pontapé inicial para as mudanças
que o Colégio Santa Mônica implementou.

O primeiro passo foi o investimento em tecnologia de alta qualidade educacional como o
Sistema Verificação de Aprendizado, que é uma plataforma baseada num modelo de
avaliação por nota real. Para isso, ela conta com acompanhamento e auditoria pedagógica,
e um sistema anti-copy que verifica se o estudante realmente fez o seu exercício,
estimulando assim seu compromisso com seu desenvolvimento acadêmico.

“Durante a pandemia, quando as aulas migraram para o online, nós conseguimos, em
tempo recorde, implementar uma infraestrutura digital. A partir daí, o desafio passou a ser a
manutenção do foco dos estudantes nas aulas e na entrega dos deveres. O fato de termos
optado por valorizar a produção manuscrita foi o nosso grande diferencial, com a entrega
das tarefas e avaliações, sempre discursivas, nos seus cadernos, que eram fotografadas
com seus celulares e enviadas pela plataforma de verificação da aprendizagem, o nosso
Sistema Verificação de Aprendizado. Esta estratégia teve tanto sucesso que foi mantida
para os alunos do fundamental 2 e ensino médio quando retornamos para as aulas
presenciais”, Felipe Souza, que atua há 27 anos no Colégio Santa Mônica e hoje ocupa o
cargo de Superintendente.

Família no centro do processo

A escola é o primeiro ambiente onde a criança entra em contato com ideias e formas de ver
o mundo diferentes e, por isso, é importante a família participar desses encontros para
acompanhar o desenvolvimento por meio dessa ótica. E os pais estão atentos a isso, tanto
que a pesquisa ‘A Educação na Perspectiva dos Estudantes e suas Famílias’, identificou
que 8 em cada 10 alunos estão matriculados em escolas que realizam reuniões ou
assembleias para que as famílias conheçam, debatam e possam contribuir com as
propostas e decisões da escola.

O antídoto encontrado pelo Colégio Santa Mônica foi colocar a escola ainda mais próxima
dos responsáveis. “O fundamental aqui é valorizar a confiança que as famílias depositam no
Colégio, fruto da nossa tradição de proximidade, abertura à crítica, e atendimento
personalizado e rápido da nossa equipe”, explica o superintendente Felipe Souza.

Resquícios da pandemia nos próximos resultados do Enem

O olho do furacão pandêmico passou, mas os seus impactos ainda reverberam. Segundo
pesquisa realizada pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a Secretaria de Educação
do Estado de São Paulo, o isolamento social impactou na condição sociopsicológica da
maioria dos estudantes.

A pesquisa ouviu 642 mil estudantes em todo o estado de São Paulo, do 5º ano do ensino
fundamental ao 3º ano do ensino médio, e identificou que 70% dos estudantes relataram
quadros de depressão ou ansiedade quando foram consultados a partir do retorno ao
ensino presencial. Além disso, 33% disseram ter, até hoje, dificuldades de concentração
sobre o que é transmitido em sala de aula; outros 18,8% disseram se sentir “totalmente
esgotados e sob pressão”; 18,1% disseram “perder totalmente o sono devido às
preocupações” e 13,6% relataram “a perda da confiança em si mesmo”. Além disso, 1/3 dos
alunos se autoqualificou como “pouquíssimo focados”.

Para combater esse quadro, o Colégio Santa Mônica investiu em esporte e atividades de
socialização, com uma série de atividades extras classes, com ênfase nas atividades
esportivas, sendo as unidades do Colégio Santa Mônica detentoras dos maiores pólos
desportivos nos quatro bairros que está presente. “As escolas modernas, em especial as
nórdicas, já entenderam que um garoto que está olhando para uma cesta de basquete,
batendo uma bola, se livrando do marcador e administrando os gritos da torcida, está
utilizando a mesma cognição quando for sentar na cadeira para resolver uma equação
matemática.

Isso acontece porque nosso corpo é único, integrado, e é por ele que vivemos
nossas experiências políticas, sociais e afetivas. E no Colégio Santa Mônica acreditamos
nisso, e implementamos essa metodologia em nossa política pedagógica que conta com
uma infraestrutura desportiva para colocá-la em prática”, explica Bruno Castro, doutor em
Educação Física e coordenador do Programa Esportivo e Cultural do Colégio Santa Mônica

você pode gostar também