Saiba o que comer para ter mais energia no treino

A alimentação adequada aumenta a disposição e a performance durante os exercícios físicos

Quem malha sabe que a rotina é uma grande aliada contra a desistência e procrastinação. Mas existem momentos em que as engrenagens desta ferramenta se enfraquecem e a vontade de pular ou adiar o treino acaba surgindo. Nessas situações, vale a pena reforçar a alimentação para conseguir ganhar um vigor extra para manter o padrão dos treinos. 

Os alimentos são uma fonte natural de energia para que o organismo desempenhe suas funções. Entretanto, o consumo calórico de um corpo sedentário é diferente daquele que se exercita. Isso porque, durante o exercício físico, ocorre uma série de processos que envolvem a metabolização e a liberação de hormônios que ajudam na preservação da saúde. 

Dentre os alimentos ricos em substâncias necessárias para a queima de energia, estão proteínas, oleaginosas, grãos integrais, vegetais e frutas. Sanduíches com pasta de amendoim ou frango, carnes magras com legumes assados, cereais com leite e iogurte com frutas são algumas das alternativas em uma dieta saudável, necessária para as pessoas que têm o hábito de malhar. 

Faça o seu lanche antes do treino 

Comer de maneira insuficiente ou excessiva pode comprometer toda a atividade. Por essa razão, a recomendação universal é de que se priorize alimentos ricos em proteínas, pois são digeridos lentamente e, consequentemente, fornecem energia por mais tempo. No prato, também deve-se ter fontes de carboidratos e gorduras. 

A elaboração do pré-treino leva em consideração os macronutrientes (proteína, carboidrato e gordura), eliminando as opções com alto teor de gorduras trans e saturadas, açúcar refinado e demais ultraprocessados. O tempo é outro fator importante, afinal, quanto maior o intervalo entre a comida e o exercício, mais reforçado pode ser o cardápio. 

Só para exemplificar: no espaço de 2 a 3 horas, pode comer uma omelete com torradas e fruta. Mas, quando se tem apenas 30 minutos antes de iniciar a atividade, o indicado é se alimentar com uma fruta ou barra proteica. O Whey Protein, apesar de ser um suplemento bastante utilizado entre os atletas de alta performance, pode funcionar como aliado de quem prioriza a saúde e a forma física. 

São muitos os jeitos de o inserir no pré-treino, e uma das práticas mais saborosas é na forma de smoothie. Em uma batida cremosa com uma banana congelada, 6 morangos congelados, 250 ml de água de coco e 60 g de whey protein, é uma bebida que consegue energizar até mesmo os dias mais preguiçosos. 

Mantenha-se hidratado

Assim como a alimentação, a hidratação também deve receber a atenção de quem pratica algum esporte ou atividade física. De modo geral, um adulto na faixa de 18 a 55 anos deve beber 35 ml de água para cada kg que possui.

você pode gostar também