Como saber se estou em trabalho de parto?

Embora o estabelecido seja que uma gravidez dure 40 semanas (contando desde o primeiro dia da última menstruação), você saberá por amigos e conhecidos que é uma teoria muito relativa e que os sinais de parto podem aparecer mais cedo. Então, como saber se estou em trabalho de parto?

Se tudo correu bem na gestação, a partir da semana 37, o parto pode ocorrer a qualquer momento e, portanto, estaria dentro do que é considerado normal.

Assim, provavelmente quando você entra no último mês de gravidez, cada sensação, desconforto ou dor se torna um possível sinal de que o parto está prestes a começar.

É sempre melhor que, diante de qualquer sinal que lhe pareça duvidoso, consulte o médico. Contudo, conhecer os sinais que indicam um trabalho de parto também é importante.

Assim sendo, para ajudar você, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber para entender como saber se estou em trabalho de parto. Confira agora mesmo!

Como saber se estou em trabalho de parto?

Nem todas as mulheres podem identificar tão facilmente o trabalho de parto, especialmente porque seu corpo tem mudado constantemente durante 9 meses de gravidez. 

Aqui estão os sinais que você deve prestar atenção e se algum deles ocorrer, é hora de pegar a saída maternidade e ir para hospital ter o seu pequeno:

Você respira muito melhor

Quando a data do parto se aproxima, a cabeça do feto “se encaixa” na pelve e desce, fazendo com que o útero também desça.

A mudança de posição do feto deixa mais espaço para os pulmões e o estômago, o que faz com que a digestão e o desconforto gástrico melhorem e você respire melhor. Portanto, se isso lhe acontecer, pode ser um sinal de que resta pouco tempo para o parto.

Você tem contrações

Inicialmente são contrações preparatórias e são conhecidas como “contrações de Braxton Hicks”. 

Elas podem ser descritas como de pouca intensidade, não dolorosas e irregulares. 

As mulheres grávidas geralmente descrevem este sintoma de parto como uma sensação de que a barriga fica dura durante alguns segundos.

As primeiras-mães temem não distinguir estas contrações das de parto real. Mas, mesmo que pareça impossível, verá que quando começarem as contrações que realmente iniciam o trabalho de parto, as reconhecerá perfeitamente.

Sem dúvida, para entender como saber se estou em trabalho de parto, é preciso estar atenta as cólicas e aos tipos delas.

Cansaço, sono e fadiga

Devido ao peso do bebê nas últimas semanas de gravidez, incerteza sobre o momento do parto e dificuldade em dormir e descansar adequadamente, a grávida geralmente sofre de cansaço, sono e fadiga. 

Mas nos últimos dias pode sentir que este cansaço é ainda mais intenso e você se arrasta por todo o lado.

Cãibras musculares

A pressão que o útero e a cabeça do bebê causam sobre a pélvis dificultam o retorno venoso e pressionam as estruturas nervosas. E é por isso que a mulher pode sentir dores e câimbras na pelve e nas pernas como sinal de parto.

Este desconforto não é motivo para ir ao hospital, mas você pode começar a se preparar, pois o bebê está para chegar.

Você vai ao banheiro com muita frequência

Sem dúvida alguma, essa é uma das melhores formas de entender como saber se estou em trabalho de parto.

Embora durante toda a gravidez seja normal ir ao banheiro mais do que o habitual, no final a frequência com que você vai urinar é cada vez mais intensa. Isso acontece porque, nas últimas semanas, a bexiga quase não consegue se distender.

Além disso, outro dos sintomas de parto é que, na maioria das vezes que você vai ao banheiro, você costuma urinar pouca quantidade. É mais a sensação de ter que urinar do que ter líquido mesmo.