Odontologia preventiva: você sabe o que é?

A odontologia preventiva é a área da odontologia que se concentra nos procedimentos e práticas de vida que ajudam as pessoas a prevenir o início ou a progressão das doenças bucais.

Inclui atendimento odontológico domiciliar realizado pelos pacientes, bem como atendimento odontológico e educação por profissionais da área odontológica no consultório ou clínica.

Propósito

A odontologia preventiva inclui dois aspectos do atendimento odontológico, ambos realizados para ajudar os pacientes a evitar doenças dentárias ou para detectá-las em seus estágios iniciais e mais tratáveis.

Em parte, trata-se dos cuidados de higiene bucal realizados pelo paciente em casa.

A odontologia preventiva também abrange o que é feito pela equipe odontológica em seus consultórios para ajudar os pacientes a manter dentes e gengivas saudáveis.

Em ambos os casos, o objetivo é interromper o desenvolvimento da doença bucal ou detectá-la em um estágio inicial. Os profissionais de saúde bucal geralmente procuram sinais precoces de doença periodontal, cárie dentária e outras alterações nos tecidos moles da boca que podem levar ao câncer bucal.

Precauções

A odontologia preventiva deve sempre ser prescrita e não prejudicar os pacientes quando feita corretamente. Às vezes, os dentistas precisam tomar precauções quando alguém tem uma condição médica que pode ser afetada por alguns dos procedimentos.

Os dentistas precisam estar cientes de certas condições médicas, como prolapso da válvula mitral, que precisam ser tratadas com antibióticos profiláticos. Alergias a qualquer um dos medicamentos ou materiais usados ​​na odontologia preventiva são raras.

Descrição

O cuidado preventivo no consultório odontológico inclui a profilaxia, ou seja, a limpeza dos dentes, que remove os acúmulos de cálculo.

Inclui o exame dos dentes e tecidos moles, usando exames visuais e táteis, exames radiográficos, como raios-x, e triagem de câncer bucal. Técnicas mais recentes para diagnosticar doenças periodontais ou gengivais incluem dispositivos de medição computadorizados que medem o conteúdo bacteriano na boca.

Procedimentos preventivos frequentemente realizados por dentistas para crianças incluem o uso de suplementos e aplicações de flúor. 

Uma parte importante da odontologia preventiva realizada por profissionais de odontologia é educar os pacientes sobre cuidados em casa, nutrição e cessação do tabagismo. 

Procedimentos caseiros realizados por pacientes que ajudam a prevenir doenças dentárias incluem escovação regular e adequada, uso de fio dental e uso de enxaguantes bucais e aplicações caseiras de flúor, se necessário.

Resultados

Os resultados de um bom atendimento odontológico preventivo são dentes e gengivas saudáveis ​​ao longo da vida e a detecção precoce de doenças bucais. Procedimentos preventivos, como aplicações de flúor e selantes, podem prevenir a cárie dentária.

Exames dentários regulares e exames de câncer bucal podem identificar o câncer oral em seus estágios mais tratáveis. Exames dentários e cuidados dentários preventivos consistentes em casa podem evitar cáries e doenças periodontais, que podem levar à perda do dente.

Estima-se que 75% dos adultos tenham doença periodontal. Exames dentários regulares podem reduzir o risco de danos permanentes aos dentes e gengivas e tratamentos caros no futuro.

Como resultado do atendimento odontológico preventivo, as pessoas tendem a manter seus dentes originais ao longo da vida e não precisam de tanto trabalho odontológico restaurador.

Os exames odontológicos preventivos também garantem que o dentista percebe quaisquer sinais orais de doenças sistêmicas. Um check-up odontológico pode revelar uma lesão na boca que pode levar a um encaminhamento a um médico para uma investigação mais aprofundada.

Os tratamentos decorrentes de procedimentos odontológicos preventivos visam interromper o processo da doença. A odontologia restauradora, incluindo a colocação de obturações, coroas e trabalhos dentários, aborda a cárie dentária e a perda de dentes que podem resultar da doença periodontal.

Os tratamentos periodontais ajudam a restaurar as gengivas saudáveis ​​e podem prevenir a perda de dentes. Salve o seu sorriso com a Clínica Harmos.