Aprenda como preparar um cardápio para bebê de 6 meses

O período da gestação e os primeiros meses de vida de um bebê, normalmente, são os mais complicados para os pais e mães de primeira viagem. Afinal, muitas dúvidas surgem e algumas delas podem ser sobre como fazer um cardápio para bebê de 6 meses.

Além de focar em aprender como cuidar de um ser tão pequeno mas já tão amado, os pais e mães também precisam se atentar em comprar tudo aquilo que vão precisar. Por isso, é muito importante um auxílio de profissionais e ainda encontrar promoções.

Pensando em auxiliar na alimentação dos pequenos, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre como fazer um cardápio para bebê de 6 meses. Confira as vantagens do leite materno e o que não oferecer ao seu bebê.

Cardápio para bebê de 6 meses ou menos

De modo geral, os primeiros meses de vida de um bebê são essenciais para garantir uma boa saúde ao longo de seu desenvolvimento. Além disso, um momento em que ele está mais frágil e descobrindo como é estar no mundo real. 

Por isso, o ideal para o cardápio para bebê de 6 meses ou menos é oferecer apenas o leite materno ou fórmulas capazes de suprir os nutrientes do leite materno. Apenas o leite já é capaz de fornecer todos os nutrientes que o bebê necessita para seu crescimento.

Além disso, diferente de outras épocas da vida, o cardápio que inclui leite materno pode ser oferecido à vontade para o bebê. Portanto, todas as vezes que o bebê sentir vontade é importante que o leite seja oferecido. 

O leite materno é indicado para os bebês ao menos até os primeiros 2 anos de vida, variando de acordo com a quantidade de leite disponível. Além disso, ele também é capaz de garantir toda a água necessária diariamente ao bebê.

Para as mães que não conseguem amamentar, a fórmula infantil também é capaz de fornecer ao bebê os nutrientes necessários. Vale destacar que a fórmula precisa ser diluída em água cada vez que for oferecida ao bebê.

Vantagens do leite materno

Vantagens do leite materno
Vantagens do leite materno

Agora que você já sabe que o leite materno é a principal e exclusiva fonte que compõem o cardápio para bebês de 6 meses ou menos, conheça suas vantagens. Como visto anteriormente, o leite materno é um alimento completo e muito nutritivo.

Além disso, o leite também possui uma fácil digestão pelos bebês que estão em constante desenvolvimento corporal. Outro benefício é fornecer anticorpos capazes de fortalecer o ainda frágil sistema imunológico dos pequenos.

A amamentação também é extremamente importante e benéfica para a mãe. Afinal, ela é fundamental para estimular e fortalecer os laços afetivos entre mãe e filho. Assim como, diminuir os sangramentos e prevenir câncer de mama e ovário.

Cardápio para bebê de 6 meses ou mais

Após os 6 meses de vida, os cuidados com a alimentação dos bebês continuam muito importantes e a cada mês o cardápio se torna mais variado. Nos 3 meses seguintes, ou seja, entre o sétimo e nono mês o bebê pode começar a ingerir papinha.

Essas tradicionais papinhas podem ser diversificadas entre o almoço e o jantar. Além disso, a papa de frutas pode ser oferecida em lanches e intervalos. De modo geral, as papas precisam estar frescas serem produzidas com vegetais e legumes. 

Vale destacar que o leite materno continua sendo a principal fonte de nutrientes para os bebês. Por isso, a partir de um acompanhamento médico é possível determinar a dieta ideal para o seu bebê, unindo leite materno e papinhas.

Entre os nove e onze meses o bebê começa a mastigar melhor, o que significa que no cardápio pode começar ter pequenos alimentos picados ou desfiados. Por todo o crescimento até os 2 anos, o leite materno segue sendo uma fonte extremamente nutritiva.

Cardápio para bebê de mais de 1 ano

Cardápio para bebê de mais de 1 ano
Cardápio para bebê de mais de 1 ano

Ao completar o primeiro aninho de vida o bebê começa a receber os primeiros dentinhos, além de começar a entender como segurar frutas ou até pequenos talheres. Portanto, pode começar a comer pequenas porções de frutas.

Vale destacar que durante esse desenvolvimento é muito importante o acompanhamento médico e a supervisão dos pais. As frutas passam a ser um dos principais alimentos no cardápio e servem de apoio ao leite materno em refeições e lanches.

Cardápio para bebê de 6 meses: o que não colocar

Até agora você aprendeu os principais alimentos que devem estar presentes na alimentação e introdução alimentar dos bebês. Entretanto, existem alimentos que não são recomendados durante essa faixa etária. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, os bebês não devem ingerir alimentos industrializados e gordurosos. Por isso, chocolates, salsichas, frituras, sucos de caixinha e biscoitos são altamente contra indicados. 

Além disso,  refrigerantes, sal e molhos também devem ser evitados. Afinal, a grande concentração de açúcares e sal podem trazer complicações aos pequenos além de acostumar eles com hábitos alimentares ruins. 

De modo geral, esses cuidados são essenciais para prevenir a obesidade infantil e outros problemas decorrentes da ingestão desses alimentos. Vale lembrar que esses itens também são prejudiciais aos adultos e precisam de muita moderação. 

Conclusão

Com todas as informações no texto é possível conhecer um pouco mais sobre o cardápio para bebê de 6 meses e até completar o primeiro ano de vida.

Com isso, fica evidente que o leite materno é a principal fonte de nutrientes para os pequenos até os 2 anos de idade.

Os cuidados com a alimentação e introdução alimentar são essenciais para evitar que problemas de saúde se desenvolvam em curto e longo prazo. Para isso, é fundamental que comidas gordurosas não estejam na alimentação dos pequenos. 

A partir do desenvolvimento e do passar dos meses, os pais podem começar a inserir pequenas porções de papinhas de verduras e legumes. Além disso, à medida que os dentinhos crescerem, pequenos pedaços de frutas podem ser adicionados ao cardápio.

você pode gostar também