7 dicas de como adaptar a casa para a chegada do bebê

Checklist essencial para acolher a nova vida com segurança, conforto e funcionalidade

A chegada de um filho ou filha transforma tudo, tanto interior quanto exterior. É como na música Anunciação, de Alceu Valença: “tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais”. A criança, antes de nascer, provoca uma revolução psicológica e física.

Além da família, a casa também precisa ser preparada para acolher a nova vida, com sua fragilidade e aguçada curiosidade diante do mundo.

A felicidade e ansiedade da espera se misturam com a necessidade de adaptar o espaço. Os pais de primeira viagem frequentemente se sentem sem rumo, sem saber por onde começar.

Para servir de bússola nessa jornada transformadora, confira sete pontos essenciais que vão agregar tranquilidade, segurança e funcionalidade à rotina do lar.

Decoração dinâmica

Arrumar o quarto do bebê é um marco nos preparativos para o nascimento, é a materialização da sua existência no mundo. Um processo que envolve amor, planejamento, orçamento e escolhas.

O prazer está nos detalhes, das cores ao tema do enxoval, e o ninho é feito com afeto. Além de aconchegante e tranquilo, precisa ser também funcional e seguro.

Pensar em médio prazo é importante. O ideal é o quarto ter uma decoração dinâmica, que acompanhe a evolução da criança, sem precisar de grandes intervenções a cada fase.

Móveis versáteis são uma boa opção: berço que vira minicama,  cômoda com trocador para os primeiros meses. Quadros e adesivos também são escolhas inteligentes, pois permitem a renovação com frequência, sem muito investimento.

Iluminação difusa

A iluminação merece atenção especial, pois, se for muito forte, pode deixar a criança muito agitada e dificultar o descanso. Uma luz mais intimista e indireta, com pontos focais ou abajur, cria uma atmosfera acolhedora, que favorece os momentos de amamentação, trocas de fraldas e sono.

Ergonomia

Na seleção do mobiliário, a beleza deve estar aliada à ergonomia, que objetiva facilitar a integração das pessoas com o ambiente. A altura, dimensão e conforto dos móveis influenciam no bem-estar da criança e da família. A altura recomendada do trocador, por exemplo, é de 90 cm a 1,10 m. 

Móveis com quinas podem machucar a criança, o ideal é que tenham cantos arredondados. Para quem já tem o mobiliário e deseja modelar o contorno, a esmerilhadeira é uma ferramenta versátil e descomplicada, que possibilita um acabamento de primeira qualidade. 

Escolha do berço

O berço é protagonista na decoração, pois é onde a criança passa mais tempo nos primeiros meses. É essencial pesquisar as normas de segurança e verificar se o móvel tem certificado do Inmetro. Na decisão de compra, alguns fatores precisam ser analisados:

  • As grades de proteção devem ser fixas, com distância máxima de 6 cm entre uma e outra, para evitar que o bebê prenda as pernas ou os braços. 
  • A pintura deve ser com tinta atóxica. Revestimento de plástico também não é indicado, porque pode soltar e ser ingerido.
  • O colchão não deve ficar solto, precisa estar preso ao berço, sem embalagem plástica.
  • A altura entre o estrado e a lateral do berço deve ser no mínimo de 60 cm, para a criança não se acidentar ao tentar pular.
  • No caso de ter o acessório de rodinhas, necessita ter travas em pelo menos dois pés.

Paredes

Pintar as paredes da casa traz renovação instantânea. A dica é optar por tinta lavável à base de água. É de fácil aplicação, seca rápido, gera menos danos ao meio ambiente, não tem cheiro forte e não causa alergia.

No quarto infantil, se a escolha for papel de parede, o mais indicado é o vinílico, por ser de fácil manutenção, resistente à umidade e a riscos.

Pisos antiderrapantes

As crianças crescem rápido, em um piscar de olhos já querem pular dos braços e explorar o mundo. O chão é o território das aventuras cotidianas, e o cuidado com a limpeza é primordial para não prejudicar a saúde. Vale investir em um piso durável, com fácil higienização.

O piso vinílico é um dos mais indicados para o quarto, por proporcionar conforto térmico e ser resistente ao mofo. A manutenção é simples e tem a vantagem de ser antiderrapante, o que representa menos tropeços.

Os pequenos podem brincar à vontade, com mais segurança. A aplicação de piso antiderrapante também é recomendada em locais úmidos como banheiro, área de serviço e cozinha.

Checklist de proteção

Crianças são curiosas, ávidas por novidades. Elas não sabem diferenciar o lúdico do real e não têm a dimensão do perigo. Os pais precisam manter a atenção constante e analisar cada cômodo, verificar tudo que possa representar riscos.

Berços, estantes, cômoda e cadeiras não podem ficar próximos à janela, por exemplo. 

Pequenos objetos decorativos devem ser evitados, pois podem ser engolidos. Baldes e bacias com água não devem ficar no chão. Preparar estrategicamente o ambiente é importante para oferecer mais segurança. Confira medidas que podem ser adotadas:

  • Colocar protetores de tomada.
  • Instalar rede de proteção ou grade nas janelas e varandas.
  • Utilizar protetores de quinas e portas.
  • Guardar os produtos de limpeza e medicamentos em armários altos e fechados.
  • Proteger a piscina com grade e lona.
  • Limitar o acesso aos ambientes com portões.
  • Colocar trava de segurança nas gavetas para a criança não ter acesso a objetos cortantes.
  • Fixar a televisão na parede ou em um painel.
você pode gostar também