Seu filho está fazendo birra? Calma! Veja estas 8 dicas

Um dos desafios mais marcantes da vida dos pais, é sem dúvida saber lidar com as birras dos filhos. Ao presenciar uma cena de birra insistente da criança, é comum ter um misto de emoções que são difíceis de explicar e que nos provam, na prática, como não sabemos como lidar com as birras. Muitos já têm a receita pronta: “Deixa ele/ela”. Outros, apostam no acolhimento. E a criança? A criança acaba por exigir a atenção total do adulto que a acompanha, enquanto as birras continuam.

O que fazer quando seu filho está fazendo birra? Como agir? Saiba mais. | Imagem: Pixabay
O que fazer quando seu filho está fazendo birra? Como agir? Saiba mais. | Imagem: Pixabay

Até quando criança fazendo birra é normal?

Em estudos revelados, a psicóloga e mãe da pequena Cecília, de 5 anos, nos ajudou a entender um pouco sobre as causas e as formas de lidar com as tão temidas birras do seu filho. Ela explica que não existe uma idade exata para a criança começar a fazer birra.

“A birra é um sintoma de que a criança não está conseguindo lidar com uma frustração e de que ainda não tem habilidades para se comunicar de outra forma. O adulto não pode simplesmente reagir à birra. É necessário agir conscientemente, de modo a não reforçar este comportamento na criança. Isso significa pensar antes de agir, ter muita paciência e a noção de que a birra é também uma oportunidade de aprendizado para os pequenos”, afirma.

Ainda que não haja nenhuma regra, é preciso que os pais estejam atentos e sensíveis aos comportamentos dos pequenos, para saber quando isso pode ser o indicativo de que algo não vai bem.

“A birra pode surgir ou ser mais intensa em momentos de grande estresse, como separação dos pais ou a chegada de um irmãozinho, por exemplo. A ajuda profissional pode ser muito valiosa nestes casos”, ressalta a psicóloga.

O que você precisa saber para lidar com as birras?

Para ajudar mães e pais a lidar com as birras dos filhos e filhas, a psicóloga Sarah Helena pontua que é importante: 

1. Não se importar com o que os outros pensam

É importante que os pais possam fazer o que tem de ser feito no momento da birra (ou até antes dela) e não cedam só para “não passar vergonha”.

Tenha em mente que a educação dos filhos é mais importante do que alguns olhares de julgamento momentâneos.

2. Resolver o conflito sem violência

Bater e xingar nunca são uma boa opção para lidar com as birras. Existem outros caminhos efetivos que geram resultados mais prolongados e duradouros e, o mais importante, que melhoram ainda mais os vínculos entre vocês.

Muitas vezes, a resposta não-violenta acaba por surpreender a criança, que espera que você tenha a mesma reação que ela.

3. Saber que as birras do seu filho são um pedido por limites

Crianças testam seus limites o tempo todo. Isso porque elas estão em formação e as birras são, geralmente, um dos passos associados a esse teste.

Uma vez que você se dê por vencido pelo cansaço ou pela vergonha de viver um momento de birra em público, a criança acaba por vencer essa barreira.

As crianças precisam aprender que há momentos em que vão “ganhar a batalha”, podendo fazer algo que desejam, e também momentos em que não poderão.

4. Ser resiliente

Frustrar-se é algo que acontece com todos nós ao longo da vida, mas sair mais forte das dificuldades e ser resiliente é um comportamento aprendido. O momento de lidar com aas birras do seu filho pode ser uma oportunidade para esse aprendizado.

Lembrando: esse é um momento de aprendizado mútuo quando você, familiar, adota uma postura que seja condizente com a sua posição nessa relação.

O acolhimento ao seu filho no momento das birras faz com que ele se sinta seguro e, você, mais confiante para as próximas birras!

5. Ter em mente que as birras são vividas de formas diferentes em cada família

Quando o que você fizer parecer não dar resultados, experimente ouvir outras mães e pais e trocar experiências. Com certeza, você vai ouvir opiniões e conselhos diversos.

Filtre o que achar bom e experimente. Muitas vezes, olhar de forma diferente para o mesmo problema pode ajudar a expandir a sua própria forma de auxiliar  seu filho nos momentos em que as birras chegarão.

6. Ter consciência do que proíbe, do que permite e do que solicita

As regras e limites devem ser claros e acessíveis à criança. Ela precisa sentir que está ao seu alcance cumprir com os combinados. Sobretudo, porque esse cerceamento irá fazer com que ela possa compreender quais são os limites que ela tem para as suas ações, gerando menos frustração .

7. Ter calma no momento da birra

Tente não demonstrar o quanto você está afetado pelo comportamento da sua filha ou do seu filho, respire fundo e, se estiver em algum lugar público, procure um local mais calmo onde a criança possa extravasar sua birra – sem que você ceda ao que ela quer.

Mantenha-se firme no que acredita ser o melhor para a criança naquele momento.

8. Conversar após o momento crítico da birra

Assim que estiver mais calma, tente conversar com a criança, explicando o porquê do “não” que ela recebeu. Demonstre que você se importa com ela com atos de carinho. Ouça seu pequeno e fale sobre o que foi possível aprender com aquela situação.

Assim, vocês estabelecem um caminho sem volta na hora de lidar com as birras do seu filho: a confiança plena!

Saiba mais: Quer ter filhos felizes? Harvard aponta qual é o segredo da felicidade

você pode gostar também