Empreendedorismo feminino: por que tanto tem se falado sobre este assunto!

No mês de março, não é hora de flores e bombons (apenas). É preciso enaltecer a luta diária das mulheres e também celebrar as conquistas do empreendedorismo feminino.

A cada ano que passa, a presença das mulheres em cargos de liderança aumenta notoriamente, mas ainda há muito o que melhorar. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela consultoria IDados em 2022, as mulheres ganham cerca de 20% a menos do que os homens.

Vem com a gente e entenda melhor a importância de falarmos sobre empreendedorismo feminino! Confira também a história de algumas das mais brilhantes empreendedoras do país.

 O que é empreendedorismo feminino?

Empreendedorismo feminino é o movimento de protagonismo das mulheres no mundo dos negócios. Através da conquista de cargos de liderança, bem como abertura de suas próprias empresas, as mulheres quebram estereótipos preconceituosos de um setor historicamente masculino. Todas as conquistas femininas provam que o lugar da mulher é onde ela quiser estar.

Quando é o Dia do Empreendedorismo Feminino?

Além do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, o 19 de novembro é o dia em que se celebra especificamente o Empreendedorismo Feminino. Trata-se de uma data comemorativa definida pela ONU para ampliar as discussões a respeito das conquistas alcançadas e também sobre os desafios ainda existentes.

Afinal, é preciso dialogar muito sobre a inaceitável existência de diferenças salariais, assédio sexual e racismo nos ambientes de trabalho em pleno século XXI. Ou seja, trata-se de oportunidade para questionar as injustiças sociais contra o feminino e celebrar as milhões de empreendedoras que enfrentam o patriarcado.

Qual é a importância do empreendedorismo feminino?

O empreendedorismo feminino traz impactos individuais e, principalmente, coletivos. Assim, enquanto garante sua própria independência financeira, as empreendedoras também catalisam a mudança de mentalidade social.

Ao celebrarmos a mulher negra empresária de sucesso, as novas gerações se inspiram a trilhar o mesmo caminho. Afinal, nada inspira mais do que exemplos de representatividade.

Desta forma, as empreendedoras que já conquistaram seu espaço no mundo dos negócios tornam-se representantes dos direitos femininos, fazendo soar suas vozes em ambientes que antes eram proibidos para elas. Vamos conhecer algumas destas referências do empreendedorismo feminino?

Exemplos de empreendedorismo feminino no Brasil

Se você já buscou no Google por exemplos de empreendedores de sucesso, deve ter se deparado com listas contendo unicamente (ou majoritariamente) homens. Pois bem, para acabar com essa visão restrita, confira alguns exemplos de empreendedoras espetaculares.

Luiza Helena Trajano

Não tem como falar de empreendedorismo feminino e não citar Luiza Helena Trajano, não é mesmo? Afinal, trata-se da responsável pelo faturamento multimilionário da Magazine Luiza.

Ocupando atualmente o posto de maior acionista da Magalu, Luiza é exemplo de persistência e bom faro para negócios. Conseguiu ampliar o negócio familiar para todo o território brasileiro e chegou a ser a mulher mais rica do país. Com certeza uma baita inspiração, não é mesmo?

Paola Carosella

Apesar de ser natural da Argentina, a chef de cozinha Paola Carosella traçou brilhante e admirável carreira em solo brasileiro. Conhecida pela sua participação no programa televisivo MasterChef, Paola Carosella é chef, empresária, ativista e escritora de sucesso.  Ela superou uma difícil história pessoal, com muitas perdas e reviravoltas, antes de se tornar amplamente premiada pelas suas atividades.

Maitê Schneider

Em meio à extrema violência e injustiça contra a população LGBTQIA+, empresárias como Maitê Schneider representam um farol de motivação para as mulheres trans se inserirem no mercado de trabalho. Maitê é conhecida por ser uma das fundadoras da TransEmpregos, a maior plataforma de empregabilidade voltada para pessoas transgênero. Além disso, a TransEmpregos oferece cursos e capacitações para facilitar a inclusão profissional da população trans.

Falar sobre empreendedorismo feminino no mês de março é indispensável. Nada melhor do que cases de sucesso para inspirar as comemorações do mês da mulher, não é mesmo?

Para as mulheres que desejam empreender, aqui vai uma excelente notícia: abrir MEI é uma grande oportunidade de colocar em prática o sonho de ter sua própria empresa.

Com o MEI, você assegura inúmeras vantagens, como baixa carga tributária e acesso a notas fiscais. Além disso, garante o acesso aos benefícios previdenciários, como aposentadoria e salário-maternidade. Seja MEI e inicie a sua jornada empreendedora!

você pode gostar também