Cacau 100% natural – fuja do perigo dos achocolatados tradicionais

O cacau 100% é um importante alimento para quem deseja comer de maneira mais saudável, evitando o consumo de achocolatados industrializados que podem trazer sérios problemas à saúde.

O cacau é usado nas mais diversas produções, caso da aplicação das suas sementes para produzir os chocolates que consumimos, mas também para fazer a manteiga de cacau e o cacau em pó.

Esse alimento, se consumido de forma totalmente natural, é capaz de trazer muitos benefícios ao nosso organismo, visto que conta não só com muitos nutrientes, mas também com substâncias boas como os antioxidantes.

Pensando nisso, viemos mostrar neste conteúdo como é importante o consumo do cacau 100% natural, fugindo dos perigos de usar o achocolatado tradicional. Acompanhe!

O que é o cacau?

Como explicamos, é possível que você conheça o cacau por conta do seu uso em chocolates, que a maioria consome ou já consumiu em algum momento.

Entretanto, nem todos sabem exatamente o que é esse alimento, muito menos que é possível consumi-lo de forma natural.

Sendo assim, nada mais importante do que explicar do que se trata este produto.

O cacau é um tipo de fruto com formato alongado que é proveniente de uma árvore conhecida como Theobroma cacao.

Esta planta pode alcançar em torno de 8 metros de altura, contando ainda com três variedades diferentes, que são o cacau verde, o cacau laranja e o cacau amarelo.

O cacau 100% ganha cada vez mais importância à medida que as pessoas passam a conhecer os seus benefícios.

O alimento, por ser totalmente puro, sem contar com a adição de qualquer substância, como açúcar ou adoçantes, é muito saudável e tem um intenso sabor, que é bastante característico.

O cacau 100% conta com muitos nutrientes e isso faz com que ele seja muito indicado para quem quer ter mais saúde, consumindo-o ao invés de opções industrializadas, como os achocolatados tradicionais.

Isso porque muitos produtos, caso dos chocolates e achocolatados em pó, são produzidos a partir da semente de cacau, mas a adição de substâncias impacta nos seus benefícios.

Portanto, nada melhor do que passar a usar o produto natural para ter um melhor funcionamento intestinal, promover uma maior sensação e bem-estar e mais saúde cardiovascular.

Explicado tudo isso, vamos entender a seguir quais são os benefícios do consumo de cacau 100%.

Cacau 100%: Conheça quais são seus benefícios

Na verdade, se fossemos focar em todos os benefícios do cacau 100%, não há dúvida de que esse conteúdo teria muitas e muitas páginas.

Isso porque esse fruto é muito rico em nutrientes e substâncias benéficas ao nosso organismo, o que traz vantagens enormes para a nossa saúde.

É o caso dos antioxidantes, dos flavonoides e dos alcaloides, mas também de nutrientes como o magnésio, o zinco e o ferro, além das fibras.

Com isso, quem o consome de forma natural consegue regular o funcionamento intestinal, ter uma sensação de relaxamento maior, sente-se melhor e menos ansioso, bem como ter uma saúde cardiovascular melhor.

A prevenção contra o envelhecimento precoce é um outro grande benefício do consumo do cacau 100% natural ao invés dos achocolatados industrializados.

Quanto mais puro for o produto consumido, então maiores serão os benefícios que ele vai trazer para o organismo e a seguir vamos mostrar uma lista contendo os principais:

  • Ele ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo devido à presença dos flavonoides, auxiliando assim na prevenção contra coágulos sanguíneos
  • Ele ajuda a controlar o colesterol, pois tem antioxidantes em sua composição que contribuem diretamente para regular os níveis dessas substâncias no sangue
  • Ele reduz a pressão arterial devido à presença do óxido nítrico, que relaxa os vasos sanguíneos e permite ao sangue fluir com maior facilidade
  • Ele reduz o dano às células devido aos antioxidantes, diminuindo assim os riscos do desenvolvimento de doenças como o câncer
  • Ele melhora o funcionamento intestinal devido à presença da catequina e dos flavonoides, o que estimula o aumento da presença de bactérias benéficas ao intestino
  • Ele auxilia a combater a anemia devido a presença do mineral ferro, que é fundamental para formar a hemoglobina
  • Ele traz um aumento na sensação de bem-estar, algo associado a diferentes substâncias, como a tiramina, a cafeína, a feniletilamina e os alcaloides, melhorando a regulação do humor também
  • Ele promove um efeito relaxante no corpo, o que está associado à presença do mineral magnésio em sua composição

Veja também: Vitamina D para bebês.

O cacau 100% pode engordar?

Uma dúvida comum a respeito do cacau 100% é sobre se esse alimento natural pode gerar o ganho de peso.

Afinal, quem está pensando em realizar o seu consumo, ao invés de tomar achocolatados tradicionais, o faz pensando na saúde, mas também em perder peso.

Ele é uma opção excelente para quem quer ter uma dieta mais saudável exatamente porque não tem a adição do açúcar industrializado, muito menos tem calorias.

Fora isso, o cacau 100% ainda conta com determinadas propriedades que são importantes por aumentar a sensação de prazer para quem o consome.

Esse aumento na sensação de prazer, inclusive, é muito vantajoso para aquelas pessoas que amam chocolate, pois reduz a vontade do consumo de doces.

Sendo assim, o que deve ocorrer é que o cacau 100% natural emagrece porque impede você de consumir mais doces e calorias ao longo do dia.

Como fazer uso do cacau 100% natural em pó?

Ainda que seja possível fazer consumo do cacau 100% em outros formatos, o mais comum é sua ingestão através do produto em pó.

O lado bom é que você pode utilizar esse cacau em pó nas mais variadas receitas, pois ele encaixa-se bem com quase tudo.

Algumas das opções para usar o cacau 100% natural são:

  • O uso do cacau em pó em panquecas: é uma ótima opção para você complementar a sua panqueca juntando o pó na massa com ovo e com farinha de aveia, colocando também whey protein e um pouco de água para fazer uma calda fitness
  • O uso desse alimento em pó também vai bem no brownie: para preparar a receita, a dica é que você misture o cacau com o óleo de coco, com o adoçante stevia, com o leite vegetal, com a farinha (que pode ser de aveia ou amêndoas) e um pouco de água morna
  • Para fazer um bom pudim de chia com chocolate: só que ao invés de usar o chocolate, você vai colocar o cacau 100% natural junto com leite desnatado, com chia e com aveia
  • Para preparar um ótimo sorvete de chocolate: para você que quer fazer um sorvete de chocolate natural, a dica é acrescentar o cacau 100% natural junto às bananas e ao adoçante stevia
  • A aplicação do cacau natural para um bolo de chocolate feito sem lactose: hoje em dia, as pessoas preferem não consumir alimentos com lactose, até porque muitas têm intolerância a esse carboidrato. Portanto, o uso do cacau 100% natural com amido de milho, leite sem lactose (o bovino ou vegetal), farinha de arroz, óleo de girassol, stevia e ovos permite criar uma receita excelente

Por que evitar o achocolatado tradicional?

Caso você esteja se questionando sobre o porquê de ser tão importante trocar os achocolatados tradicionais pelo cacau 100%, vamos falar um pouco mais sobre esses produtos industrializados.

Esse tipo de achocolatado em pó tradicional conta com uma concentração bem baixa de cacau, o que gira em torno de apenas 20% da composição do produto.

Isso faz com que os benefícios que você poderia obter com o consumo do cacau sejam bem menores, mas é pior ainda quando pensamos nos outros ingredientes que compõem o achocolatado.

Os produtos tradicionais costumam ter uma concentração muito alta de açúcar e para você ter ideia, alguns contam com 90% da sua composição toda desse ingrediente.

Dá para imaginar quão calórico é um achocolatado tradicional tendo apenas isso como base, correto?

Além da questão calórica, o achocolatado tradicional rico em açúcar ainda pode gerar muitos problemas para a saúde, caso dos picos de glicemia que levam ao desenvolvimento de diabetes e da obesidade.

Por fim, é comum que as empresas ainda adicionem uma grande quantidade de substâncias no achocolatado, como conservantes, aromatizantes e espessantes.

Tudo isso ajuda a dar um gosto mais marcante e permite que o produto dure mais nas prateleiras, e ao mesmo tempo fazem muito mal à saúde.

Deste modo, fica bem claro como é essencial evitar o consumo desses produtos, extremamente perigosos ao organismo, e buscar usar apenas o cacau 100% natural.

Conclusão

Como visto aqui, o cacau 100% natural é um produto saudável e que deve ser usado na sua rotina alimentar como um substituto ao chocolate industrializado e aos achocolatados tradicionais, ricos em açúcar.

Neste conteúdo, mostramos quais os benefícios de optar pelo consumo do cacau natural, e também porque os achocolatados vendidos no mercado são tão prejudiciais à saúde, podendo gerar doenças como diabetes e obesidade.

O que achou do texto de hoje sobre por que usar o cacau 100% natural e fugir do perigo dos achocolatados tradicionais?

você pode gostar também