Blusa térmica feminina: o que é, e quais os benefícios

A blusa térmica feminina é uma peça de vestuário projetada para manter o corpo quente em climas frios ou durante atividades ao ar livre. Ela é feita com um tecido que ajuda a reter o calor do corpo, mantendo a usuária confortável e protegida do frio.

É uma peça fundamental para quem trabalha em condições climáticas extremas, tanto em ambientes externos quanto internos, casos de frigoríficos e outras atividades que envolvam temperaturas muito baixas.

Quando surgiram as blusas térmicas?

As blusas térmicas, também conhecidas como blusas de compressão, foram desenvolvidas no final da década de 1970 e início da década de 1980, principalmente para uso em esportes de inverno, como o esqui e o snowboard. 

A ideia era criar uma peça de roupa que mantivesse o corpo aquecido durante atividades físicas intensas em ambientes frios, sem comprometer a mobilidade ou o conforto do usuário.

As primeiras blusas térmicas eram feitas de materiais sintéticos, como o poliéster, e utilizavam técnicas de compressão para ajudar a melhorar a circulação sanguínea e reduzir o cansaço muscular. 

Com o tempo, essas blusas evoluíram e passaram a incorporar novas tecnologias: tecidos respiráveis, que ajudam a regular a temperatura corporal, e sistemas de gerenciamento de umidade, que ajudam a manter o usuário seco, confortável e aquecido durante a atividade física.

Hoje em dia, as blusas térmicas são amplamente utilizadas em uma variedade de esportes e atividades físicas e laborais. Estão disponíveis em uma ampla gama de estilos, cores e tecidos. 

Elas são especialmente populares entre os atletas de alta performance, que buscam um desempenho máximo em condições adversas de clima e temperatura, mas são fundamentais também em ambientes de trabalho que envolvam temperaturas extremas.

Qual a importância das blusas térmicas femininas no trabalho?

Com a participação cada vez mais ativa das mulheres em todos os espaços do mercado de trabalho, equipamentos como as blusas térmicas femininas são importantes porque ajudam a manter o corpo aquecido em ambientes frios e podem ajudar a prevenir doenças relacionadas como gripes, resfriados e até mesmo hipotermia. 

Em muitos locais de trabalho, especialmente em indústrias que envolvem trabalho ao ar livre ou em ambientes com temperaturas controladas, as blusas térmicas femininas são uma peça fundamental do uniforme, pois garantem o conforto e a saúde das trabalhadoras.

Além disso, as blusas térmicas femininas também podem oferecer uma camada adicional de proteção contra lesões. Em algumas profissões, como a de bombeiro ou a de socorrista, as blusas térmicas podem ajudar a proteger a pele de queimaduras e outras lesões causadas por exposição prolongada ao calor intenso.

As blusas térmicas femininas também são importantes em ambientes de trabalho onde é necessário manter um alto nível de movimento e mobilidade. Essas blusas são projetadas para se ajustar ao corpo de forma confortável, sem restringir o movimento, o que as torna ideais para trabalhadoras que precisam se mover rapidamente ou realizar tarefas que exijam flexibilidade.

As blusas térmicas femininas e a NR-06

A Norma Regulamentadora NR-06 no Brasil é a norma que estabelece os requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho em relação ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). É muito importante estar ciente de tudo sobre essa importantíssima Norma Regulamentadora.

As blusas térmicas femininas podem ser consideradas como um tipo de EPI, dependendo do ambiente de trabalho em que são utilizadas.

Vale lembrar que, de acordo com a NR-06, é responsabilidade do empregador fornecer às trabalhadoras os EPIs necessários para a realização segura das atividades. 

Isso inclui o fornecimento de blusas térmicas femininas quando necessário, para garantir a proteção das trabalhadoras contra temperaturas extremas ou ambientes refrigerados. 

A NR-06 também estabelece que é responsabilidade do empregador garantir que os EPIs fornecidos sejam adequados para a tarefa a ser realizada, de tamanho e modelo adequados para cada trabalhador. Além disso, devem ser mantidos em boas condições de uso.

Quais os principais benefícios para a saúde com o uso de  blusa térmica feminina?

    São muitos, mas é possível destacar alguns mais relevantes:

  • Regulação da temperatura corporal: Ao manter o corpo aquecido, a blusa térmica ajuda a regular a temperatura corporal, o que é importante para a saúde geral do corpo. Isso é especialmente importante para atividades ao ar livre em climas frios, por exemplo, em que a exposição prolongada ao frio pode levar a hipotermia ou outros problemas de saúde.
  • Redução do risco de lesões: Ao manter os músculos aquecidos, a blusa térmica feminina pode ajudar a reduzir o risco de lesões musculares durante atividades físicas, seja no trabalho ou mesmo praticando esportes.
  • Aumento da circulação sanguínea: A blusa térmica feminina pode ajudar a aumentar a circulação sanguínea, o que é importante para manter o corpo saudável e prevenir problemas circulatórios.
  • Proteção contra o vento: Alguns modelos de blusas térmicas femininas são projetados para proteger contra o vento, o que é importante para manter o corpo aquecido e protegido do frio.
  • Conforto: Uma blusa térmica feminina pode ajudar a manter a usuária confortável durante atividades ao ar livre em climas frios, o que pode ajudar a aumentar a resistência e o desempenho durante atividades no ambiente de trabalho.

Diante de todas essas informações fica claro que uma blusa térmica feminina é uma peça de vestuário projetada para manter o corpo aquecido em climas frios ou durante atividades ao ar livre, mas não é só isso. 

Ela oferece vários benefícios para a saúde, incluindo a regulação da temperatura corporal, a redução do risco de lesões musculares e o aumento da circulação sanguínea. 

Além disso, uma blusa térmica pode aumentar o conforto da usuária durante atividades físicas em climas frios. E é sempre importante lembrar: mais conforto é igual a mais segurança e produtividade, uma equação em que todos, patrões e empregados, saem ganhando.

você pode gostar também