CUIDADO! No calor, umidificador pode piorar as coisas; entenda

Uma opção para amenizar os efeitos colaterais do tempo seco, o qual afeta boa parte do país e pode trazer diversos problemas de saúde, é sem dúvida o umidificador de ar. Mas atenção: o seu uso exige cautela.

Em meio a uma nova onda de calor que afeta o país todo, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar para 16 estados e no Distrito federal para os próximos dias. Segundo o órgão, o índice deve ficar entre 20% e 30% em várias regiões do Brasil.

O desconforto do ar muito seco é ainda maior para quem tem doenças respiratórias como asma, rinite, bronquite. Além disso, prejudica a qualidade do sono e a falta de descanso reflete no nosso dia a dia.

Como o próprio nome já diz , o umidificador tem como objetivo aumentar a umidade do ar no ambiente. Por consequência, o aparelho melhora a qualidade do ar, o sono e traz alívio nos problemas respiratórios. No entanto, é importante entender quando e como usar o aparelho para garantir sua eficácia.

Porém, vale ressaltar que mesmo melhorando a qualidade do ar, facilitando a respiração e ajudando no sono, não é indicado usar todos os dias.

Cuidado com o uso do umidificador. Além de piorar as coisas, ele pode trazer problemas de saúde também!  Entenda a situação e muito cuidado. | Imagem: Divulgação Buscapé
Cuidado com o uso do umidificador. Além de piorar as coisas, ele pode trazer problemas de saúde também! Entenda a situação e muito cuidado. | Imagem: Divulgação Buscapé

Umidade excessiva no ambiente

E um ambiente excessivamente úmido é tão ruim quanto um local seco, pois pode favorecer o crescimento de mofo e ácaros e, por consequência, desencadear crises alérgicas.

Outro ponto de atenção é a limpeza do umidificador. Se você costuma deixar o aparelho guardado no armário e só usa nos dias realmente secos, deve limpá-lo antes do uso.

“Se o aparelho estiver sujo, ele vai umidificar, mas vai jogar poeira, mofo, bactéria para o ar. Isso pode desencadear alguma crise alérgica ou de asma. Antes de usar, principalmente se estiver guardado há muito tempo, é importante higienizar adequadamente o aparelho”, explicam os especialistas.

Quanto tempo o umidificador deve ficar ligado?

Podemos deixar o aparelho ligado o dia todo? Não há necessidade. O ideal é usá-lo de 3 a 4 horas. Se o aparelho tiver timer, pode programar o tempo para que ele desligue sozinho. Caso contrário, ligue horas antes de dormir.

Toalha molhada ou bacia com água também funcionam? 

Elas podem ser opção para quem não tem o aparelho, elevando um pouco a umidade do ambiente, mas não são tão efetivas quanto o umidificador de ar.

Outras dicas para enfrentar o tempo seco

  • Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou 10 copos de água de 200 ml). Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa.
  • Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico – pelo menos duas vezes ao dia.
  • Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial.
  • Cuidado com bebidas alcoólicas. Elas podem refrescar, mas também desidratam.
  • Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira.
  • Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h.
  • Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele.

Saiba mais: Programe-se para 2024: acaba de sair lista de feriados prolongados

você pode gostar também