Dicas de carreira: como encontrar propósito e motivação

Encontrar um propósito na vida é um desafio que muitas pessoas enfrentam. Afinal, não é fácil saber qual caminho seguir e qual é a nossa missão no mundo. No entanto, uma das formas de encontrar esse propósito pode ser através de um trabalho motivador.

Um trabalho motivador é aquele que nos faz sentir realizados e nos dá um senso de propósito. É um trabalho que nos inspira a sermos melhores e nos desafia a alcançar nossos objetivos. Mas como encontrar um trabalho assim? Uma boa forma de começar a pensar neste assunto é utilizando a técnica do ikigai japonês que veremos adiante no artigo.

Em primeiro lugar, é importante descobrir quais são os nossos interesses e habilidades. Muitas vezes, nosso propósito está relacionado com algo que somos naturalmente bons ou que nos interessa muito. Por isso, é importante fazer uma autoavaliação e descobrir o que nos faz feliz.

Em segundo lugar, é preciso pesquisar as opções de carreira disponíveis. É importante saber quais são as possibilidades e descobrir o que se encaixa melhor com nossas habilidades e interesses. Além disso, é importante ter em mente que um trabalho motivador pode não ser necessariamente aquele que paga mais, mas sim aquele que nos faz sentir realizados.

Uma vez que se tenha descoberto as opções de carreira, é importante pesquisar as empresas em que se está interessado. É importante escolher uma empresa que tenha valores alinhados com os nossos e que ofereça um ambiente de trabalho que favoreça o nosso crescimento pessoal e profissional. É importante escolher uma empresa que tenha um ambiente de trabalho que nos motive a sermos melhores.

O conceito de ikigai pode ser útil para ajudar a encontrar propósito de vida, pois se baseia na ideia de que uma vida significativa e satisfatória é alcançada quando há um equilíbrio entre quatro elementos principais:

  1. Paixão: o que você ama fazer;
  2. Missão: o que o mundo precisa;
  3. Profissão: o que você é bom em fazer;
  4. Vocação: o que você pode ser pago para fazer.

Quando esses quatro elementos se unem, você encontra seu ikigai – sua razão de ser, sua missão de vida. Para descobrir seu ikigai, é preciso explorar esses elementos e encontrar onde eles se sobrepõem.

Por exemplo, você pode amar ajudar as pessoas, ter habilidades em comunicação e ser pago para ser um terapeuta. Nesse caso, sua missão de vida pode ser ajudar as pessoas a superar seus problemas emocionais e psicológicos.

Para descobrir seu ikigai, comece fazendo algumas perguntas a si mesmo, como:

  • O que me faz feliz?
  • O que eu amo fazer?
  • O que me deixa animado e entusiasmado?
  • O que eu sou bom em fazer?
  • Qual é o meu propósito na vida?
  • Como posso fazer a diferença no mundo?

Ao responder a essas perguntas, você pode começar a identificar seus pontos fortes, paixões e missões pessoais e, assim, encontrar seu ikigai. Lembre-se de que encontrar seu ikigai pode ser um processo contínuo e evolutivo, mas pode ajudar a trazer mais significado e propósito para a sua vida.

Outra forma de encontrar um propósito através de um trabalho motivador é criando seu próprio negócio. Muitas vezes, nossos interesses e habilidades podem ser transformados em um negócio que nos dê um senso de propósito e realização. No entanto, é importante lembrar que empreender não é fácil e requer muito trabalho e dedicação.

É importante ter em mente que encontrar um propósito através de um trabalho motivador não é algo que acontece da noite para o dia. Pode levar tempo e requerer esforço e dedicação. Mas é uma jornada que vale a pena, pois encontrar um propósito na vida pode trazer uma sensação de realização e felicidade.

Além disso, é importante lembrar que um propósito na vida pode mudar ao longo do tempo. Às vezes, é preciso reavaliar nossos objetivos e interesses e encontrar um novo caminho. Mas o importante é estar sempre em busca do que nos faz feliz e realizado.

Em resumo, encontrar um propósito na vida através de um trabalho motivador pode ser um desafio, mas é uma jornada que vale a pena. É importante descobrir quais são nossos interesses e habilidades, pesquisar as opções de carreira disponíveis e escolher uma empresa que tenha valores alinhados com os nossos. Além disso, empreender pode ser uma opção para encontrar um propósito. Mas o mais importante é estar sempre em busca do que nos faz feliz e realizado.

você pode gostar também