Mulheres que estão no INSS poderão se capacitar DE GRAÇA; entenda

As mulheres hoje em dia não querem mais ficar paradas, no entanto todas sabem a diferença e a dificuldade que ainda existe para a mulher dentro do mercado de trabalho. Por isso, o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – decidiu incentivar e lançou um programa especificamente para isso. 

O programa tem objetivo de capacitar mais de 3 mil beneficiários do órgão nas atividades profissionais na região do Nordeste, esse programa vai oferecer cursos técnicos e de formação inicial para reinserir os beneficiários no mercado de trabalho. 

Mulheres que estão no INSS poderão se capacitar DE GRAÇA; entenda
confira o novo programa do INSS. Imagem: Jeane de Oliveira / Projetodemae.com,.br

Público central do programa? 

São todos os beneficiários, mulheres e homens incapacitados parcialmente ou integralmente de trabalhar, isso inclui também as pessoas com deficiência. Essa notícia foi divulgada na última sexta-feira, 15 de setembro. 

Lembrando que a ação de requalificação profissional vai durar 1 ano, como está descrito no contrato que foi assinado pelo INSS e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio) de Pernambuco, que é a plataforma responsável por ministrar as atividades para essa qualificação. 

Aquele que tiver interesse pode se inscrever em turmas regulares dos cursos do Senac, ou seja, não tem necessidade de abrir uma classe extraordinária para o programa. 

Regivan Dantas, diretor regional do Senac de Pernambuco enfatizou “Esses investimentos […] reduzem o desemprego, diminuem a informalidade e melhoram a qualidade de vida das famílias, quebrando o ciclo da baixa qualificação”. 

Rogério Souza, que é superintendente regional do INSS no Nordeste disse que “esse contrato celebra uma inovadora e relevante parceria que visa a qualificação e capacitação dos nossos beneficiários do programa de reabilitação profissional. É a primeira vez que o INSS celebra um acordo nesse formato e proporção”

Veja também: Mulheres acima dos 50 podem se destacar no mercado com estas 5 DICAS

Mulheres no mercado de trabalho 

Uma pesquisa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – que foi realizada no ano de 2019 mostra a porcentagem da mulher no mercado de trabalho em comparação aos homens. 

  • Ao total – 73,7 homens / 54,5 mulheres 
  • Branca – 74,1 homens / 55,7 mulheres 
  • Preta ou Parda – 73,4 homens / 53,5 mulheres 

Além disso, mostra também que é desigualdade e a menor participação da mulher dentro do mercado de trabalho é referente a ter filhos pequenos, conforme diz a pesquisa do IBGE 2019. 

Ou seja, esse programa do INSS vai abrir portas para novas mulheres, principalmente aquelas que tem alguma deficiência que na maioria das vezes já é excluída do mercado de trabalho automaticamente. 

Veja também: Mulheres que recebem Bolsa Família sofrem um DURO GOLPE

você pode gostar também