10 jogos para crianças se divertirem em qualquer momento

10 jogos para crianças se divertirem em qualquer momento? Os jogos para crianças apresentam uma temática lúdica que entregam aprendizado em meio à diversão, em momentos únicos. Ou seja, isso significa que o ato de jogar promove a melhora do raciocínio lógico, da observação e do respeito ao próximo — características fundamentais do desenvolvimento social.

Além disso, é importante optar por temas que se adequem à faixa-etária do seu filho, visto que muitos dos jogos podem possuir regras complicadas de se entender ou, até mesmo, explicar. Dessa forma, você deve adquirir os produtos adequados a indicação da faixa-etária.

Atualmente, você encontra muitas opções de jogos disponíveis no mercado para comprar. Há opções de jogos de tabuleiro, cartas, e muitas outras opções divertidas, que podem ajudar em diferentes aspectos na formação da criança.

Por exemplo, os jogos de tabuleiro, como Detetive, Banco Imobiliário, War, são opções que ajudam no desenvolvimento do raciocínio lógico, concentração e interação social. Sendo ótimas opções para as crianças jogarem e aprenderem muito. Confira a seção com os jogos de tabuleiro mais divertidos para fazer a alegria das crianças em qualquer momento.

Por isso, selecionamos os principais jogos para a diversão em família e aprimoramento de diferentes habilidades, confira!

10 jogos para crianças se divertirem
10 jogos para crianças se divertirem

Detetive

Detetive é um clássico dos jogos de tabuleiro, que entregam longas horas de partidas divertidas para os participantes. Esta é uma das melhores opções para as crianças e a família no geral, uma vez que estimula o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, desenvolvendo confiança entre os demais.

Durante a partida, o participante desenvolve um maior poder de observação e é capaz de gerar estratégias, tudo isso de acordo com a movimentação dos outros jogadores e as informações disponíveis para a investigação. Com isso, se fortalece um perfil mais analítico, crítico e atento.

É indicado para maiores de 8 anos, sendo jogado entre 3 a 8 pessoas. Funciona da seguinte maneira:

Após montar o tabuleiro na mesa, separe as cartas e as peças referentes ao jogo. Distribua as folhas de palpites e lápis aos participantes e, com o rolar de dados, a partida é iniciada por um dos jogadores. Há diversos cenários a se conhecer nos turnos, exceto se houver um participante parado no local, obrigando-o a esperar a próxima rodada.

Após a coleta de informações suficientes, na acusação, quando houver palpite sobre quem é o responsável por matar X personagem, deve-se dizer o nome do assassino, sua motivação, qual o objeto foi usado e qual o cenário do crime. Este processo acontece apenas quando o jogador estiver no cômodo em que alega ser o cenário do assassinato.

Banco imobiliário

Banco imobiliário
Banco imobiliário

Esse é o jogo de tabuleiro perfeito para você que tem a intenção de ensinar os filhos a aprender organização financeira, de maneira intuitiva e didática. Afinal, Banco Imobiliário é um jogo estratégico onde vence quem tiver maior número de propriedades e valores acumulados.

A diversão está em sua temática, uma vez que os jogadores se concentram em enriquecer, conquistar propriedades ou vendê-las. A criança precisa entender como lucrar em cima dos concorrentes, de modo que se fortaleça e crie um verdadeiro império.

O banqueiro fica responsável por receber os pagamentos dos locais comprados, assim como entregar os Títulos de Posse das propriedades. Os jogadores custeiam os locais adquiridos, controlam o dinheiro e evitam perder tudo para não falirem.

Banco Imobiliário é um dos maiores jogos de tabuleiro já feitos e promove um aprendizado complexo sobre o dinheiro e como deve funcionar o seu manuseio. Além disso, os jogos para crianças aprimoram o conhecimento da educação financeira, por abordarem a importância de investir no que é benéfico. É indicado para ser jogado de 2 a 6 jogadores acima de 8 anos de idade.

War

War é um jogo de tabuleiro didático, cujas partidas são realizadas em um tabuleiro que apresenta um mapa dividido em seis continentes. Neste tema, a criança aprende a trabalhar mais com estratégia, percepção, sorte e terá que ser muito mais do que apenas uma boa observadora, caso queira vencer.

Neste game, os participantes recebem cartas de objetivos e começam a traçar seus planos, de modo que saiam vitoriosos da partida. É possível conquistar um dos continentes, porém não é obrigatório. O ideal é sempre tentar invadir uma das regiões e conquistá-la para fortalecer o império.

Vale lembrar também que o psicológico é de grande importância para vencer uma partida de War. Então, jogue com calma, atento e veja a vitória chegar! Reúna 3 a 6 jogadores e se divirtam com essa opção.

Genius

Com o Genius, as crianças podem treinar e desenvolver suas percepções visuais e sonoras. Ao apertar um botão específico, ele emite um som e apresenta uma sequência que os jogadores devem seguir. É uma opção divertida de jogos de tabuleiro para a família jogar no final de semana.

Este é um desafio divertido, que gera resultados positivos na vida da criança ao aperfeiçoar a memória, desde o visual até o reconhecimento de sons. Podem jogar de 2 a 4 jogadores.

Cara a Cara

Com este game, a criança deve adivinhar o personagem oponente através de dicas sobre as características, e aquele que acabar com todas as fichas, vence.

Ajuda a desenvolver memória, pensamento analítico e habilidades de dedução. É uma opção muito divertida que é jogada com 2 jogadores.

UNO

UNO
UNO

UNO é o famoso jogo de cartas, que desafia os jogadores e causa diversos momentos engraçados. Ele é bem conhecido pela carta que mais gera intrigas nas partidas, o “+4”, que obriga o jogador a comprar quatro cartas do monte e pode até mesmo fazê-lo perder a rodada. 

O jogo é recomendado para crianças maiores de 8 anos, uma vez que o jogo apresenta mais estratégias e exige maior atenção do jogador. Há regras complexas e, muitas vezes, é aconselhável investir em modelos mais dinâmicos e com pouco conteúdo. Pode ser jogado por 2 a 10 pessoas.

Jogos de cartas Pokémon

Pokémon possui um divertido jogo de cartas no qual os participantes montam um baralho para derrotar o oponente, com estratégias específicas. Os baralhos são personalizados com as imagens dos monstrinhos, o que torna o jogo mais intuitivo e divertido para as crianças. É uma disputa entre dois jogadores.

Pega-varetas

O pega-varetas é um desafio extremamente divertido, sugerido para amigos e famílias. O jogo consiste em pegar uma vareta sem movimentar as demais e, aquele que não conseguir deixá-las firmes, perde.

Indicado para as crianças se divertirem no tempo livre, além de ser uma opção estratégica, o tira-varetas trabalha com a observação, análise dos movimentos e qual o próximo passo a ser dado, além de promover evolução no domínio da coordenação motora fina. Precisa de no mínimo 2 jogadores para jogar.

Jogo da memória

Recomendado ao público infantil em geral, o jogo da memória é uma grande ferramenta para o desenvolvimento. A criança pode jogar sozinha, porém, acompanhá-la neste desafio divertido traz resultados vantajosos a curto prazo, como a melhora da observação e foco, da paciência (para esperar sua vez) e integração social.

Há diversas versões com temáticas diferentes, como de animais, frutas, veículos, e muito mais. Além disso, há opções para diversas faixas-etárias, inclusive de personagens infantis famosos.

Jogo Jenga

Jogo Jenga
Jogo Jenga

Com a torre formada, o jogador deve pegar uma peça e colocá-la no topo sem deixá-la desmontar. Esse processo faz com que os participantes criem mais andares da torre, a qual, se houver a remoção inadequada dos blocos do espaço inferior, pode cair e fazer o jogo reiniciar.

É um dos principais jogos de tabuleiro para que a família inteira se divirta nos finais de semana. Precisa ter ao menos 2 jogadores para brincar. Ótima opção para trabalhar diferentes habilidades, como concentração, coordenação motora, entre outros.

Gostou do artigo? As opções são diversas e você tem muitas possibilidades de jogos para crianças. Qual das opções é o seu favorito? Aproveite, e compartilhe esse artigo com seus amigos!

você pode gostar também