Como montar loja no Mercado Livre

Uma das formas de empreender é fazendo vendas online, mas para isso é essencial saber como montar loja no Mercado Livre.

A cada dia que passa, a internet tem se tornado cada vez mais presente na vida das pessoas em diversos setores, incluindo no ramo de vendas para gerar renda extra.

Desde a pandemia, cada vez mais as pessoas estão migrando as suas formas de realizar as coisas pela internet, do conforto de sua casa.

Um grande exemplo disso é o setor de vendas, o qual acabou se tornando ainda mais influente durante o auge da pandemia.

Diante disso, é normal que as pessoas se perguntem sobre como montar loja no Mercado Livre. É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo.

Vale a pena criar uma loja no Mercado Livre?

Antes de falarmos sobre como montar loja no Mercado Livre, é necessário que você entenda se de fato investir nisso vale a pena.

Para a grande maioria das pessoas, criar uma loja no Mercado Livre é sim muito vantajoso. Mas, antes de tomar essa decisão, é preciso analisar alguns aspectos.

Então, dentre algumas das coisas das quais você deve avaliar, podemos mencionar as seguintes:

Público-alvo

Hoje em dia, o Mercado Livre é uma das maiores e mais conhecidas plataformas de comércio eletrônico de toda a América Latina, a qual detém milhões de usuários.

Olhando por esse aspecto, não há como negar que vale a pena criar uma loja nesse marketplace, haja vista que é uma ótima oportunidade de expandir o seu negócio, fazendo com que ele se torne ainda mais conhecido.

Custos

Assim como qualquer outra plataforma, o Mercado Livre cobra algumas taxas para que você possa utilizar todas as ferramentas.

Mas, se você ainda é um pequeno empreendedor, pode ser que as taxas não compensem. Por isso, é preciso avaliar antes de tomar qualquer decisão.

O Mercado Livre cobra taxas de listagem e comissões sobre as suas vendas, por exemplo. Portanto, não deixe de considerar tudo isso, para ver se é um custo viável para o seu negócio.

Concorrência

Devido a sua popularidade, diversos negócios e marcas já aderiram à plataforma. Por isso, a concorrência é bem grande, com diversos vendedores oferecendo produtos semelhantes, a preços bem competitivos.

Por isso, procure analisar se o seu negócio seria capaz de enfrentar toda essa concorrência, competindo em preço, qualidade e atendimento ao cliente.

Logística

No que tange à logística, o Mercado Livre oferece uma grande facilidade, haja vista que é possível usar o Mercado Envios, algo que facilita e muito a gestão de envio dos seus produtos.

Junto a isso, ainda é possível imprimir a DANFE no emissor gratuito, nota fiscal e tudo aquilo que se relaciona com as questões logísticas.

Suporte ao Cliente

No Mercado Livre, uma das coisas mais importantes com certeza é a reputação do vendedor e, uma das maneiras de ter uma reputação boa é oferecendo um ótimo suporte.

Isso quer dizer que o seu negócio deve estar devidamente preparado para poder oferecer um atendimento de alta qualidade para todos os seus clientes.

Diversificação

Por fim, outro aspecto que mostra que vale a pena montar uma loja no Mercado Livre é devido a diversificação de canais de venda.

Apenas tenha em mente que não se deve depender de uma única plataforma para realizar as suas vendas.

No final das contas, vale a pena criar uma loja no Mercado Livre se você acredita que pode gerenciar esses desafios e se beneficiar das oportunidades que a plataforma oferece.

Como montar loja no Mercado Livre?

Agora que você já entendeu bastante se vale a pena apostar nessa plataforma, confira abaixo as nossas dicas de como montar loja no Mercado Livre.

Escolha o nome da sua loja

Escolher um bom nome para a sua loja é essencial, pois ele é o que identifica o seu serviço ou produto no mercado.

Crie sua conta no Mercado Livre

Acesse o site do Mercado Livre ou baixe o aplicativo e crie uma conta. Você pode usar sua conta do Facebook para fazer esse cadastro, ou se cadastrar como pessoa física ou empresa.

Monte o catálogo

Depois de criar a conta, comece a organizar seus produtos em categorias para facilitar a navegação do cliente.

Cadastre o seu produto

Após clicar em “Vender”, você será redirecionado à página inicial de anúncios, onde poderá começar a cadastrar seus produtos.

Produza Fotos de Qualidade

A imagem é a primeira coisa que o usuário vê em uma página de produto e ela faz muita diferença no momento da compra, portanto a qualidade das imagens dos produtos é crucial.

Crie Descrições para os Produtos

Ao cadastrar o seu produto, é essencial adicionar informações sobre o produto, como material, tamanho e peso.

Tipos de anúncio

Existem duas categorias para vender na plataforma: o anúncio grátis e o pago. O anúncio grátis não tem custo, mas o produto terá pouca visibilidade.

Se quiser dar mais visibilidade para seus produtos, é possível optar pelo anúncio clássico, com visibilidade moderada, e o anúncio premium, com alta visibilidade.

você pode gostar também