Pés inchados na terceira idade: o que pode ser?

Quer saber o que pode ser pés inchados na terceira idade? Então é só continuar neste artigo que iremos abordar sobre os principais detalhes desse assunto.

Com a idade avançada, acabam surgindo alguns sintomas bem característicos, mas que não necessariamente querem dizer que é normal.

Alguns acreditam ser comum sentir os pés inchados na terceira idade, mas o nosso corpo não foi feito para ter esses sintomas.

O mais interessante é que, graças aos avanços tecnológicos e na medicina, hoje em dia há diversos processos que facilitam o tratamento da grande maioria dos problemas.

Um grande exemplo disso são as vantagens com a cirurgia de joanetes percutânea, por exemplo, que permite o retorno para a casa no mesmo dia.

Mas, no artigo de hoje, iremos falar um pouco mais sobre o que pode significar sentir os pés inchados na terceira idade. Confira!

O que pode ser pés inchados na terceira idade?

Sentir os pés inchados com certa frequência pode indicar uma série de problemas, desde os mais graves até coisas mais simples.

Mas, na grande maioria das vezes, os pés inchados na terceira idade têm relação às alterações da circulação, ainda mais para pessoas que se mantêm muito tempo de pé ou sentadas.

É por essa razão que é preciso ficar atento se o inchaço acompanha outros sintomas, como alguma pinta anormal, por exemplo, que pode indicar um melanoma acral.

Sendo assim, caso sinta os pés inchados na terceira idade, a melhor coisa a se fazer é procurar pelo médico.

Mas, falando sobre as principais causas, mencionamos as seguintes:

1. Má circulação nas pernas e pés

A má circulação costuma estar relacionada à falta de atividade física ou ao ato de ficar muito tempo sentado, de pé ou obesidade.

Quando isso acontece, há alterações na circulação que dificultam o retorno do sangue que vem das pernas para o coração.

Mas, fora o inchaço, a má circulação também pode resultar em uma série de outros fatores, como desconforto ou peso nas pernas.

Para resolver esse problema, é possível elevar as pernas acima do nível do coração. Agora, caso permaneça muito tempo sentado durante o dia, recomenda-se fazer algumas pausas para movimentar as pernas.

2. Entorse e pancadas

Outra razão para sentir os pés inchados na terceira idade é devido a alguma lesão no pé ou tornozelo, como pacas ou entorses.

Além do inchaço, o paciente também costuma sentir bastante dor e dificuldade em movimentar ou apoiar o pé, além da roxidão.

Quando há entorse, acaba que os ligamentos do tornozelo e do pé acabam se alongando em excesso. Por consequência, podem surgir algumas fissuras, que iniciam o processo inflamatório.

Para evitar esse problema, é interessante saber qual o leite mais indicado para idosos, até mesmo para fortalecer os ossos e evitar esse tipo de problema.

Agora, se quiser aliviar os sintomas, a nossa dica é colocar o pé em uma bacia com água quente e, em seguida, trocar por água gelada.

Esse choque de temperatura acaba ajudando a desinchar tanto o pé quanto o tornozelo de forma mais célere.

3. Insuficiência cardíaca

Outra razão para sentir pés inchados na terceira idade é devido a insuficiência cardíaca, isto é, quando o coração tem menos força para poder bombear o sangue para todo o corpo.

Por consequência, acaba dificultando o retorno do sangue vindo das pernas para o coração. Isso irá causar sintomas como:

  • Falta de ar;
  • Sintomas de cansaço;
  • Inchaço nos tornozelos e pés.

Para tratar esse problema, o médico pode indicar alguns remédios específicos, como diuréticos, anti-hipertensivos etc.

4. Trombose venosa profunda

Em suma, a trombose venosa profunda nada mais é quando um tipo de coágulo é capaz de entupir uma das veias da perna.

Por consequência, também dificulta o retorno do sangue para o coração, algo que, além do inchaço, também pode resultar em dor e vermelhidão.

Caso exista suspeita de trombose venosa profunda, o mais adequado é procurar uma emergência, de modo a fazer uma avaliação e começar um tratamento mais adequado, que costuma envolver o uso de anticoagulantes.

5. Insuficiência hepática e cirrose

Sentir pés inchados na terceira idade também pode ser resultado da insuficiência hepática ou cirrose, que ocorre devido ao mau funcionamento do fígado.

Mas, além dos pés e tornozelos, o inchaço também pode se apresentar em outras regiões, como no abdome.

A insuficiência hepática também pode se apresentar com olhos e pele amareladas, também, um sintoma bem característico.

Nesse caso, a melhor coisa a se fazer é consultar um hepatologista, gastroenterologista ou clínico geral. Assim, ele irá fazer uma avaliação do funcionamento do seu fígado, para saber o que há de errado e indicar o devido tratamento.

6. Síndrome nefrótica

Trata-se de um problema renal, o qual causa a perda excessiva de proteína através da urina, sendo que pode ser ocasionada por:

  • Infecções como HIV e hepatite;
  • Diabetes;
  • Lúpus.

Tudo isso pode resultar em uma série de sintomas, incluindo inchaço nos tornozelos e nos pés.

Devemos mencionar que o inchaço em decorrência da síndrome nefrótica também é capaz de afetar outras regiões do corpo, como o rosto e os braços.

Além disso, também pode resultar em outros sintomas, como cansaço, perda de apetite ou urina espumosa, por exemplo.

7. Infecções nos pés ou pernas

As infecções também são capazes de causar inchaço no pé ou tornozelo, sendo que costumam ocorrer quando há alguma ferida na região que não se tratou da forma adequada.

Então, além do inchaço, o paciente também pode sentir outros sintomas, como febre, mal-estar ou dor.

Pode ser adequado procurar pelo médico ortopedista, até mesmo para que ele possa realizar os devidos exames e indicar a forma de tratamento mais adequada.

8. Insuficiência venosa

Sentir os pés inchados na terceira idade também pode ser um sinal de insuficiência venosa, algo que costuma acontecer quando há mal funcionamento das válvulas que existem nas veias das pernas.

Por consequência, acaba por dificultar o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração, por exemplo.

A grande questão nisso tudo é que essa dificuldade no retorno do sangue pode resultar em sintomas além do inchaço, como dor, desconforto e sensação de peso ou queimação.

Além do mais, obesidade, sedentarismo ou histórico de trombose venosa profunda aumentam os riscos de se desenvolver insuficiência venosa.

Nesse caso, a dica é elevar as pernas acima do nível do coração, para poder diminuir tanto o inchaço quanto o conforto.

Também é interessante perder peso e praticar algum tipo de esporte ou atividade física de maneira regular.

9. Efeito colateral de remédios

Diversos são os medicamentos que podem ter efeitos colaterais, fazendo com que você tenha inchaço nas pernas e pés.

Esse tipo de problema costuma acontecer com remédios para o coração, corticoides, remédios para diabetes, antidepressivos e anticoncepcionais.

Entendeu agora por que a automedicação é perigosa? Nunca faça uso de algum remédio sem antes se consultar com um médico.

10. Linfedema

Linfedema nada mais é quando ocorre o acúmulo de líquido entre os tecidos, fora dos vasos sanguíneos. Isso pode ocorrer por conta da remoção de gânglios linfáticos ou alteração nos vasos linfáticos.

Esse acúmulo de líquidos pode ser de forma crônica e, por consequência, mais difícil de se resolver, em especial após a remoção de gânglios linfáticos da região da virilha.

você pode gostar também