Esponja de maquiagem: passo a passo para usar do jeito certo

O mundo da beleza está cada vez mais presente no dia a dia. Então, com o passar dos anos, novas tendências são adquiridas, como o uso das esponjas de maquiagem. O item vem ganhando cada vez mais força, pois com ele é possível aplicar variados produtos na pele e alcançar um bom resultado na make.

No entanto, é preciso cuidados ao utilizá-la, pois o uso incorreto pode prejudicar a maquiagem ou a saúde da pele. Por isso, a biomédica especialista em biossegurança, Daniela Pontes, e a maquiadora Ana Simão, compartilham algumas dicas para você usar a esponja corretamente!

Saiba como cuidar da forma correta das suas esponjas de maquiagem, e o que fazer para não estragá-las.
Saiba como cuidar da forma correta das suas esponjas de maquiagem, e o que fazer para não estragá-las.

Passo a passo

1Hidrate a esponja

Antes de usar a esponja de maquiagem, certifique-se de que ela esteja completamente hidratada. Isso evita que ela absorva muito produto e ajuda na aplicação uniforme. “Mergulhe a esponja em água e aperte-a suavemente para remover o excesso. Também pode ser aplicado um hidratante na esponja para que a hidratação do item permaneça ativo por mais tempo”, ensina.

2. Como usar para aplicar base

Além do uso dos pincéis para aplicar base, as esponjas são grandes aliadas no acabamento da pele, por serem práticas e entregarem um resultado mais natural. “Para aplicar base líquida com uma esponja, coloque uma pequena quantidade da base nas costas da mão e use a esponja para aplicá-la no rosto, em movimentos suaves de batidinhas. Isso ajuda a criar uma cobertura uniforme e natural”.

3Use a parte fina para corretivo e contorno

A maquiadora explica que as esponjas de maquiagem também são ótimas para a aplicação do corretivo e fazer o contorno do rosto, ajudando na preparação da pele de forma completa. “Use a parte mais fina da esponja para aplicar o corretivo sob os olhos e em outras áreas que você deseja corrigir. A parte mais larga pode ser usada para esfumar o contorno do rosto de maneira suave e natural”, recomenda a maquiadora.

4Limpe a esponja regularmente

Lave a esponja com um sabonete suave ou um produto de limpeza específico para esponjas de maquiagem e enxágue completamente, pelo menos uma vez por semana. “É essencial manter sua esponja de maquiagem limpa para evitar o acúmulo de bactérias e garantir que sua maquiagem seja aplicada da melhor forma possível”.

5. Substitua o item quando necessário

Se a esponja começar a se desfazer, rasgar ou parecer difícil de limpar completamente, é hora de trocá-la. “As esponjas de maquiagem têm uma vida útil limitada. Elas podem se desgastar com o tempo e acumular resíduos de maquiagem e bactérias”.

11 itens para um kit básico de maquiagem para iniciantes

O mundo da maquiagem é gigante e muitas vezes ficamos em dúvida do que é essencial comprar. Então, o que se deve escolher para montar um kit básico para iniciantes?

  1. Hidratante
  2. Base
  3. Corretivo
  4. Pó facial
  5. Contorno
  6. Blush
  7. Máscara de cílios 
  8. Paleta de sombras neutra 
  9. Lip tint
  10. Batom nude
  11. Batom vermelho 

Saiba Mais: Maquiagens em ALTA! Veja as tendências para aprimorar seu estilo

você pode gostar também