Há um “vampiro energético” ao seu lado e por isso você se sente EXAUSTA; entenda

O ritmo acelerado de vida, pode nos levar a ter a sensação de esgotamentos o tempo todo, no entanto, na maioria das vezes as pessoas que nos rodeiam são um impulso que nos lembram que tudo estará bem e que nos faz esquecer todo o estresse.

A família, os amigos e um parceiro podem nos dar a dose de energia de que necessitamos quando mais esgotados nos sentimos, mas o que acontece quando é tudo o contrário e, em vez de somar, nos subtraem?

Talvez já tenha acontecido com você que há pessoas que lhe roubam mais energia do que lhe dão e é que, estranhamente, depois de estar com elas é quando você se sente pior.

Se você estiver nessa situação, é possível que esteja se enfrentando a um “vampiro energético”.

Saiba como identificar um amigo vampiro e fique atento de como isso pode estar te prejudicando.
Saiba como identificar um amigo vampiro e fique atento de como isso pode estar te prejudicando.

O que é um vampiro energético?

Os vampiros energéticos absorvem toda a energia positiva de uma relação através de comportamentos tóxicos, mas muitas vezes não são conscientes dos efeitos que têm nos outros. Alguns exemplos são:

Aqueles que tendem a desvalorizar os outros para se sentirem “mais”. Um vampiro energético sempre terá uma razão para te fazer sentir mal por tuas conquistas.

Quem desempenha o papel de vítima. Estes sempre procuram ter a atenção dos outros, mostrando o lado mais depressivo de sua vida, esperando que tenham empatia por essa situação.

Quem é incapaz de tomar decisões por si. Estas pessoas são exaustivas devido à sua constante necessidade de orientação e direção. Sempre exercem pressão para que os outros resolvam suas vidas.

  • Pessoas narcisistas: O problema com estas é que possuem um ego muito grande. Estas procuram que tudo gire em torno delas, têm um senso exagerado de sua própria importância e uma profunda necessidade de admiração.
  • Pessoas manipuladoras: Elas usam a persuasão para conseguirem o que querem, fazendo com que os outros duvidem de si.
  • Pessoas controladoras: Estas pessoas procuram que tudo seja feito do seu jeito, quando querem. Tentam tomar conta de cada situação, o que é exaustivo para os outros.

Como detectar que está com um vampiro energético?

Se você puder encontrar características de um vampiro energético nas descrições acima, existem grandes possibilidades de estar perto de um. Seja alguém da sua família, um amigo, um colega de trabalho ou até mesmo seu parceiro, assim você pode saber se ele está absorvendo energia.

Alguns vampiros energéticos prosperam criando drama por onde quer que vão. Assim como os narcisistas precisam de seu suprimento narcisista, muitos vampiros energéticos se alimentam do drama emocional que criam nos outros. Quanto mais complicada se torna uma situação, mais satisfeitos se sentem.

1. Sempre estão criticando você (ou aos outros): Em vez de levantar seu ânimo, eles te derrubarão criticando você ou outras pessoas em sua vida. Farão você se sentir mal por quem é e ainda pior, manterão você em suas redes sob a forma de “melhor amigo”, o que facilita a abuso emocional.

2. São carismáticos: O que torna tão difícil descobrir um vampiro energético é que eles são tão encantadores que você pensará que “não há nada de errado” ou que suas atitudes são “normais”. Eles têm uma grande capacidade de persuasão, o que facilmente os leva a conquistar as pessoas para o seu lado.

3. Minimiza seus problemas: Os vampiros energéticos não têm tempo para ouvir quando algo te preocupa nem estarão disponíveis para oferecer seu apoio. Toda a sua atenção está em satisfazer suas próprias necessidades.

4. Eles culpam os outros por tudo. Estas pessoas são muito boas no jogo da culpa (por isso sempre se colocam no papel de vítima). Eles sempre estão manipulando situações para nunca terem a culpa e apressam-se em apontar os outros pelo que lhes acontece, mesmo que tenham sido eles próprios a tomar as más decisões.

Saiba mais: Aprenda a identificar o narcisismo materno: 13 sinais inconfundíveis

você pode gostar também