BOA ou RUIM? Veja quando a alimentação prejudica a saúde da criança

Qualquer pessoa que tem filhos deve prezar pela saúde da criança literalmente o tempo todo, e isso inevitavelmente inclui o contexto da alimentação.

Este, por sinal, é um assunto que recebe muitos alertas por parte dos pediatras, a respeito da idade ideal para começar a introduzir alguns alimentos, por exemplo, e a respeito de quais definitivamente devem ser evitados.

Mas, afinal: em que momento a alimentação acaba sendo prejudicial para a saúde dos pequenos, e como é possível reverter a situação?

A resposta está no decorrer da leitura dos próximos tópicos.

BOA ou RUIM Veja quando a alimentação prejudica a saúde da criança
A saúde da criança começa na alimentação correta | Imagem: Tanaphong Toochinda / unsplash.com

Quando a alimentação prejudica a saúde da criança, afinal

De modo geral, não é exagero afirmar que a alimentação que prejudica a saúde da criança é a mesma que prejudica, também, a saúde dos adultos.

Ou seja: trata-se da alimentação que é rica em açúcar e em gordura, por exemplo, e que não prioriza os alimentos naturais, por meio dos quais os pequenos conseguem adquirir os nutrientes necessários para a construção de uma saúde de ferro.

E, claro: também não devem ser esquecidos aqueles alimentos que, por algum motivo, são motivos de alergia e outras reações, como as crises de refluxo, sendo que eles, especificamente, podem ser identificados com o auxílio de um bom pediatra.

Em resumo, portanto, pode-se dizer que este é o profissional que deve ser consultado pelos pais na hora de saber qual é a alimentação prejudicial para os pequenos. Mas, de qualquer forma, basta um pouco de atenção, observação e senso crítico para saber quais são os alimentos que a criança come dentro e fora de casa, e que podem lhe prejudicar até mesmo a curto prazo.

Veja também: Aprenda com ensinar seu filho a dormir bem todos os dias

O que pode ser substituído ou inserido na alimentação dos pequenos, de modo a priorizar a saúde

Não são poucos os pais que entendem que o açúcar, por exemplo, é prejudicial à saúde, devendo ser evitados na rotina alimentar da criança. Porém, conforme ela cresce, pode ficar realmente difícil a tarefa de negar a ela algumas delícias como refrigerantes, iogurtes com sabor e chocolates, por exemplo.

As idas ao fast-food, por sinal, também começam a ficar frequentes, e o é um verdadeiro erro.

De modo geral, tudo aquilo que é industrializado ou carrega uma grande quantidade de sal, gordura ou açúcar dele ser eliminado da dieta. E, o melhor: as opções saudáveis para esses alimentos podem ser realmente saborosas e, principalmente, repletas de vitaminas e nutrientes, de modo que as crianças continuem enxergando cada refeição como um ótimo momento.

Os refrigerantes e os sucos “de pozinho”, por exemplo, podem ser substituídos por sucos naturais adoçados com Xyliton, enquanto que o tão desejado iogurte sabor morango pode ser substituído por uma misturinha saudável de morango, iogurte natural sem açúcar e Xyliton. É só bater tudo no liquidificador, e os pequenos nem irão notar a diferença.

Além disso, havendo recomendação médica, no que diz respeito à maior ingestão de vitaminas, também é possível encontrá-las em versões saudáveis e, ainda, em formato de bichinhos, como se fosse uma bala deliciosa e benéfica.

E tudo isso apenas comprova que cuidar da saúde da criança realmente é fácil, desde que os pais de fato tenham essa iniciativa.

Veja também: Essas 6 COISAS precisam ser guardadas na geladeira e você NÃO SABIA

você pode gostar também