Mais FELICIDADE profissional: 10 faculdades que valem a pena

Ao buscar uma jornada acadêmica, os estudantes são bombardeados com um leque de opções de carreiras, todas prometendo um caminho luminoso cheio de realizações e satisfações. Porém, a escolha da faculdade não se trata apenas de paixão e vocação, mas também da realidade do mercado, das oportunidades disponíveis e da remuneração oferecida.

Neste contexto, uma análise atenciosa acerca das carreiras mais valorizadas torna-se um guia essencial para futuros estudantes que almejam uma transição suave entre a vida acadêmica e o universo profissional, aliando satisfação pessoal a uma carreira promissora.

Uma pesquisa sobre esse labirinto de possibilidades, evidencia que os recém-formados que ingressam no mercado de trabalho com boas perspectivas de carreira e salários iniciais atrativos reportam um maior nível de satisfação com as escolhas acadêmicas realizadas.

É o equilíbrio entre a paixão pela carreira e pragmatismo que orienta esses novos profissionais, conduzindo-os por um trajeto de autoconhecimento, aprendizado e desenvolvimento, o desfecho é a inserção em um mercado de trabalho receptivo e compensador.

Felicidade profissional ? Saiba quais são as 10 faculdades que podem te colocar na escolha certa da profissão dos sonhos.  | Crédito imagem: Pixabay
Felicidade profissional ? Saiba quais são as 10 faculdades que podem te colocar na escolha certa da profissão dos sonhos. | Crédito imagem: Pixabay

10 faculdades que valem a pena fazer

1. Ciência da Computação – 72% de taxa de satisfação com a escolha

A Ciência da Computação é o estudo aprofundado de computadores e computação, incluindo teoria, desenvolvimento de software e aplicação da tecnologia. O crescimento explosivo do setor de tecnologia e a contínua demanda por inovação geram um campo próspero com elevado potencial de remuneração, sendo esses os motivos pelos quais 72% dos profissionais dessa área se sentem satisfeitos com sua escolha.

2. Criminologia – 72% de taxa de satisfação com a escolha

As áreas que estão ligadas a criminologia estudam as causas, consequências, controle e prevenção do comportamento criminoso. Profissionais dessas áreas trabalham para entender e mitigar crimes, o que pode ser gratificante e oferecer um sentido de propósito, fator que explica a satisfação de 72% dos criminologistas.

3. Engenharia – 71% de taxa de satisfação com a escolha

A Engenharia é a aplicação de princípios científicos para resolver problemas práticos. É uma profissão diversificada, com inúmeras especializações, e a possibilidade de inovar e contribuir para o avanço da sociedade são aspectos que levam 71% dos engenheiros a se sentirem satisfeitos com suas carreiras.

4. Enfermagem – 69% de taxa de satisfação com a escolha

A Enfermagem é a arte de cuidar. A capacidade de fazer a diferença na vida das pessoas diariamente e a alta demanda por profissionais de saúde contribuem para uma satisfação de 69%. A variedade de especializações e ambientes de trabalho também adiciona diversidade à profissão.

5. Outras áreas da saúde – 67% de taxa de satisfação com a escolha

A área da Saúde é ampla, envolvendo diferentes profissões focadas no bem-estar e cuidado humano. A oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas e a estabilidade associada a carreiras na saúde podem explicar o índice de satisfação de 67%.

6. Administração de Empresas – 66% de taxa de satisfação com a escolha

A Administração de Empresas é a espinha dorsal do mundo corporativo. Esta profissão envolve o gerenciamento de operações de negócios, planejamento estratégico e tomada de decisões cruciais para o crescimento da empresa.

Os profissionais desta área são essenciais para qualquer setor, e a variedade de oportunidades e a capacidade de fazer diferenças significativas nos negócios são fatores que contribuem para a satisfação de 66% desses profissionais.

7. Finanças – 66% de taxa de satisfação com a escolha

As Finanças envolvem a gestão do dinheiro e são vitais para a sustentabilidade de qualquer organização. A possibilidade de alcançar posições elevadas e a recompensa financeira são aspectos que influenciam os 66% de satisfação na área de finanças.

8. Áreas ligadas a construção – 65% de taxa de satisfação com a escolha

A área de construção como engenharia e arquitetura são voltadas para a edificação de estruturas, envolvendo planejamento, execução e gerenciamento de projetos. O sentimento de realização ao ver um projeto concluído e a constante necessidade de novas infraestruturas levam a uma satisfação profissional de 65%.

9. Psicologia – 65% de taxa de satisfação com a escolha

A Psicologia estuda o comportamento humano e os processos mentais. Ajudar os outros a entenderem e superarem desafios mentais e emocionais contribui para uma satisfação profissional de 65%. O campo diversificado de atuação permite aos profissionais explorarem várias linhas de trabalho.

10. Recursos Humanos – 58% de taxa de satisfação com a escolha

O setor de Recursos Humanos lida com a gestão de pessoas dentro de uma organização. A capacidade de impactar positivamente a cultura da empresa e melhorar o bem-estar dos funcionários são motivos de satisfação, embora esta seja a menor, com 58%.

Cada uma dessas carreiras tem seu próprio conjunto de desafios e recompensas, mas é a capacidade de impactar positivamente a vida das pessoas, seja de forma direta ou indireta, aliada à estabilidade e oportunidades de crescimento, que se traduzem em elevados índices de satisfação para os profissionais dessas áreas.

Quais as profissões em alta para 2023?

Veja mais sobre algumas das áreas que mais crescem e devem adquirir um lugar de destaque no mercado de trabalho nos próximos anos.

  • Profissões da área da tecnologia.
  • Logística e gestão da produção.
  • Marketing Digital.
  • Saúde física e mental.
  • Consultoria financeira e contábil.
  • Analista de Experiência ao Cliente.

Leia mais: 18 profissões do futuro para mães

você pode gostar também