MELHOR ADUBO caseiro de TODOS: aprenda a fazer bokashi com arroz

Um curso sobre a agricultura está reunindo todos os agricultores, técnicos e estudantes de Curitibanos que aconteceu no mês de maio, esse grupo aprendeu assuntos sobre: 

  • Adubação racional de hortaliças  
  • preparou três insumos naturais: inoculante (microrganismos eficazes), adubo bokashi simples e biofertilizante líquido caseiro chamado no Japão de tenkei-jiru, que significa “suco abençoado”. 

O engenheiro Kunio Nagai que foi o responsável por ministrar a capacitação as pessoas, e foi organizada pela Epagri, que é uma empresa do Governo de SC, junto com a Pirapora Agropecuária e a Coper Planalto Sul. 

O principal objetivo do evento aconteceu para conseguir fortalecer a produção agroecológica na região. Juliana Golin Krammes, que é uma engenheira-agrônoma da Epagri de Curitibanos disse “A qualidade dos materiais produzidos torna esses produtos importantes ferramentas para produção orgânica e a sustentabilidade do sistema”

O instrutor Kunio também contou um pouco sobre sua experiência e quais foram os resultados que conseguiu através do sistema de adubação racional de hortaliças, com cálculos baseados na extração dos elementos pela cultura e na análise química completa do solo. 

MELHOR ADUBO caseiro de TODOS aprenda a fazer bokashi com arroz
veja como fazer o melhor adubo para o seu jardim. Imagem: Freepik

Adubo bokashi 

Todos os participantes do grupo tiveram oportunidade de acompanhar como é feito esse processo do adubo bokashi, que significa “composto orgânico” em japonês. 

Vale destacar que o adubo bokashi é um composto altamente nutritivo que ajuda a melhorar as condições biológicas do solo e a disponibilidade de nutrientes para as plantas. Lembrando que ele tem baixo custo e é produzido a partir de uma mistura com: 

  • Farelo de arroz 
  • Esterco, melaço 
  • Pó de rocha  
  • Inoculante constituído por microrganismos eficazes do solo que podem ser coletados na propriedade, na mata ou no bambuzal. 

Você pode ter acesso as receitas do curso pois foram retiradas do livro que se chama “Novas técnicas agrícolas japonesas”, dos autores Kunio Nagai e Akira Kishimoto. 

INOCULANTE PARA ADUBOS 

Modo de fazer: 

– Em um cocho de bambu cortado ao meio, preencha até a metade com arroz sem sal, cozido apenas na água. 

– Feche o cocho com a parte superior do bambu, amarre forte com arame, elástico ou também pode ser barbante e coloque-o no bambuzal ou na mata, no solo, em meio às folhas secas caídas. 

– O ideal é proteger a área com uma tela de arame para evitar o ataque de animais. 

– Em tempo seco, convém umedecer o solo onde será colocado o cocho. 

– Deixe o cocho no local por 3 a 5 dias, dependendo da temperatura ambiente. Após alguns dias, haverá no arroz bolor branco, rosa, verde, amarelo, etc. O bolor de cor negra deve ser eliminado. 

– Coloque o arroz embolorado em um balde de 20 litros com água de poço e acrescente 2kg de açúcar mascavo (ou melaço) ou 10 litros de caldo de cana. 

– Após cinco dias, coe o inoculante e ele está pronto para ser usado. Armazene o líquido em vasilhames bem limpos e secos, isentos de contaminantes, tomando cuidado para deixar a tampa com folga para a saída de ar provocada pela fermentação. 

Veja também: Benefícios da coloração para adultos: por que você deve começar a colorir hoje

ADUBO BOKASHI 

Ingredientes para fazer produção de 1 tonelada 

– 450kg de farelo de arroz 

– 250kg de esterco de poedeira ou farelo de mamona, soja, farinha de chifre 

– 250kg de farinha de osso, fosfato natural, Biorin ou termofosfato 

– 50kg de pó de rocha 

– 3kg de melaço ou açúcar mascavo (ou 15 litros de caldo de cana) 

– 3 litros de inoculante (coletado de acordo com a receita anterior) 

– 300-350 litros de água, dependendo da umidade dos ingredientes. 

Veja também: Como plantar pimenta em vaso: guia completo para iniciantes

você pode gostar também