Mulheres não precisarão mais entrar na autoescola para tirar CNH? Veja o projeto

Como todos dizem “tinha que ser mulher no volante”, mas não é bem assim, existem muitas mulheres totalmente qualificadas para dirigir, e é sobre esse tema que vamos discorrer. Você já se imaginou viver no Brasil e a autoescola não ser mais obrigatória para poder ter a Carteira Nacional de Habilitação? É isso mesmo que você leu, imagina não ter o medo de reprovar ou ir todos os dias frequentar a escola. 

É surpreendente para muitos e atualmente está em discussão na Câmara dos Deputados, ou seja, tem chance de realmente isso acontecer em nosso país. O Projeto de Lei 4474/20 ainda está em tramitação e neste ano aconteceu um pedido para que esse projeto fosse desapensado, isso significa para ser tratado de forma independente e não junto a outras propostas. 

Quem fez esse pedido foi o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) e ainda destacou a revelância desse projeto. 

Mulheres não precisarão mais entrar na autoescola para tirar CNH Veja o projeto
Confira o projeto que ainda está em dicussão sobre tirar CNH na autoescola. Imagem: Jeane de Oliveira / Projetodemae.com.br

O que diz exatamente o Projeto? 

O Projeto de Lei 4474/20 tem como objetivo central tornar facultativa a frequência em autoescolas para poder ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e atualmente, quaisquer pessoas que deseja ter a CNH precisa passar por dois processos: teórico e prático nos centros de formação de condutores que é reconhecido pelo DETRAN. 

Caso seja projeto seja aprovado, a realidade do Brasil vai mudar, pois o motorista vai poder optar por não frequentar a autoescola, porém ainda vai cumprir com as exigências previstas dentro da legislação atual, que é fazer os exames médicos, testes teóricos e práticos. 

Benefícios de não ter a obrigação da Autoescola para fazer a CNH 

1. Autonomia para o Candidato: Com essa possibilidade de não ir até a autoescola, os candidatos terão maior autonomia e podem se preparar de outra maneira. Podem optar por estudar por conta própria, contratar instrutores particulares ou até mesmo aprender com familiares e amigos. 

2. Possível Redução de Custos: A formação em autoescolas é considerada muito caro para muitos brasileiros. Ao tornar esta etapa facultativa, os alunos podem encontrar alternativas mais econômicas. 

3. Questões de Segurança: Por outro lado, existe também uma preocupação legítima em relação à segurança no trânsito. Autoescolas possuem um programa padronizado e instrutores qualificados para ensinar. A ausência dessa formação estruturada pode levar a um aumento de condutores mal preparados nas ruas. 

Veja também: Mulheres podem quitar dívidas de até R$ 5 MIL; veja como

Código de Trânsito Brasileiro 

O texto que está sendo analisado propõe também alteração no Código de Trânsito Brasileiro, se caso for aprovado esse projeto poderá reformular o modo totalmente de ter CNH. 

Veja também: Bebê conforto: quais são os cuidados ao escolher e usar

você pode gostar também