Que bruxaria é essa? Vídeo ensina fazer ar-condicionado caseiro com fralda

Um vídeo tem circulado no Instagram e ensina a fazer um ar-condicionado caseiro para matar o calor durante a onda de altas temperaturas.

O processo é tão simples que tem gerado muitas dúvidas na cabeça dos usuários das redeis sociais. Será que a fórmula “milagrosa” funciona de verdade?

Um vídeo no Instagram tem ensinado como fazer um ar-condicionado caseiro com fraldo. Entenda se o truque funciona de verdade; - Foto: reprodução/Instagram.
Um vídeo no Instagram tem ensinado como fazer um ar-condicionado caseiro com fraldo. Entenda se o truque funciona de verdade; – Foto: reprodução/Instagram.

Como é o ar-condicionado caseiro com fralda?

Um dos pontos que mais chamou a atenção das pessoas é que a fórmula de ar-condicionado caseiro utiliza uma fralda de pano para ser feita.

Segundo o vídeo compartilhado pelo perfil @alfinetei, a mulher ensina a fazer o seguinte:

  • Passo 1: colocar bastante água em uma bacia;
  • Passo 2: acrescentar gelo na água (ela indica colocar garrafas com água para congelar e deixar dentro da bacia para gelar o líquido;
  • Passo 3: separe dois prendedores de roupa comuns;
  • Passo 4: molhe uma fralda de pano bem fina na água gelada;
  • Passo 5: prenda a fralda com os prendedores no ventilador da sua casa.

Pronto! Agora, de acordo com o vídeo, o ar passará pela fralda gelada e fará o ventilador se tornar um ar-condicionado caseiro.

Veja o vídeo:

A fórmula funciona?

Marco Alberto Garcia é físico e comentou o que acontece ao repetir esse procedimento e falou sobre a eficácia do ar-condicionado caseiro apresentado no vídeo.

“A onda de calor realmente tem incomodado muitas pessoas, especialmente na hora de dormir. O truque ensinado pela mulher pode passar uma falsa impressão de que o ar ficou mais frio, porém é exagero dizer que pode substituir um ar-condicionado”, afirmou.

“No caso, a umidade do pano será retirada em pouco tempo pelo ar que sai do ventilador. O pano úmido pode ajudar a melhorar a umidade do ambiente, porém, seria mais eficiente deixar a bacia com água dentro do quarto, com o ventilador ligado”, acrescentou.

O físico ainda falou que os prendedores e a fralda podem enroscar nas hélices do ventilador e provocar um acidente.

Portanto, o tal ar-condicionado caseiro não é uma fórmula tão eficiente para resfriar os ambientes.

você pode gostar também