Seu filho também faz Live NPC? Conteúdo começa a ser BANIDO; entenda

As tendências das redes sociais podem ser tanto divertidas e úteis quanto bizarras e perigosas. Inclusive, está é a polêmica que um novo estilo de vídeo fomentou recentemente no TikTok e no Instagram. Trata-se da Live NPC.

Vídeos bizarros, especialmente de adolescentes vestidos com fantasias, começaram a viralizar nas redes sociais. A tal Live NPC mostra uma pessoa em situação “vexatória”, dizendo frases aparentemente sem nexo e repetindo gestos bizarros.

O mais estranho é que esse tipo de vídeo tem movimentado milhares de dólares todos os dias. Mais do que isso, ele levanta o debate sobre os limites a serem atingidos nas redes sociais.

Live NPC começa a ser banida das redes sociais. Veja se o seu filho ou sua filha consome esse tipo de conteúdo e entenda o que representa.
Live NPC começa a ser banida das redes sociais. Veja se o seu filho ou sua filha consome esse tipo de conteúdo e entenda o que representa – Imagem: edição/ projetodemae.com.br.

O que é uma Live NPC, afinal?

No mundo dos jogos eletrônicos, NPC é a sigra para Non Playable Character, ou seja, são os personagens que os jogadores não podem controlar e que são programados para agir de determinada forma no jogo.

Sendo assim, uma Live NPC é um vídeo ao vivo que simula uma pessoa imitando os movimentos e ações desses personagens. Seria como se o indivíduo imitasse um usuário “fake” ou apenas programado para agir de determinada forma, repetindo movimentos e falas.

Veja também: Quantas vezes seu marido pensa em Império Romano? Resposta pode ser chocante

Veja um exemplo no vídeo abaixo:

Vídeos começaram a ser banidos

A usuário norte-americana @PinkyDoll, no TikTok, foi uma das pioneiras nesse tipo de conteúdo. Os tais “personagens” retribuem presentes visuais (como rosas, pirulito, milho e chocolate). O vídeo tem o objetivo de monetizar o máximo possível.

Uma única Live NPC da usuária citada acima pode ter faturado cerca de US$ 4 mil, ou quase R$ 15 mil – na conversão atual da moeda. Foi o que exemplificou uma matéria do jornal The New York Times.

No entanto, vários usuários têm notado que alguns dos vídeos foram banidos da plataforma, sem uma real explicação.

Imagem: reprodução/@tetradasblogueirinhas2.

Live NPC sinaliza para limites das redes sociais

Para o técnico em Tecnologia da Informação, Arnaldo Gomes Ribeiro, os banimentos não têm causa relacionada a perigos na internet. Na verdade, ao que parece, eles podem prejudicar o algoritmo do TikTok e de outras redes sociais.

“Esse tipo de conteúdo pode representar uma violação das diretrizes da plataforma. Isso porque ele simula um comportamento automático e robótico, o que não é permitido. No entanto, ele pode causar confusões no algoritmo e destruir a popularidade de uma rede social mais rápido do que se pensa”, afirmou.

Segundo Ribeiro, o comportamento robótico, quando faz sucesso, pode estimular a produção de vídeos feitos por IA (inteligência artificial), por exemplo. “Com as novas ferramentas de edição, pode se tornar fácil disseminar uma quantidade assustadora de vídeos falsos, com alta monetização. Porém, isso acabaria com qualquer plataforma, já que se tornaria uma espécie de meta verso cheio de NPCs”, finalizou.

E aí, seu filho costuma consumir ou até fazer Live NPC? Vale a pena ficar de olho. Afinal, alguns psicólogos encaram esse tipo de situação como uma “exposição desnecessária ao vexame”.

Vale destacar que uma Live NPC não será necessariamente monetizada como se espera.

Veja também: Mulheres acima dos 50 podem se destacar no mercado com estas 5 DICAS

você pode gostar também