Mulheres acima dos 50 podem se destacar no mercado com estas 5 DICAS

Atualmente, as mulheres acima dos 50 já entendem que o processo de envelhecimento é custoso, tanto em termos de dinheiro quanto em termos de tempo, e querem viver uma longevidade na qual a renda esteja presente.

Não se trata “dos novos 30”, como muitos dizem: trata-se simplesmente dos novos 50, que acompanham uma nova mentalidade.

Mas, afinal: como viver essa etapa da vida de forma a se destacar dentro do mercado de trabalho?

E esta é a pergunta principal que o artigo a seguir responde.

Mulheres acima dos 50 podem se destacar no mercado com estas 5 DICAS
Muitas mulheres acima dos 50 querem ficar ativas no mercado de trabalho | Imagem: LinkedIn Sales Solutions / unsplash.com

Muitas mulheres acima dos 50 pensam de forma diferente

Antes de mais nada, vale destacar que continuar trabalhando após os 50 anos de idade obviamente não é algo que toda mulher deve fazer. Afinal, existem aquelas que querem se jogar em um trabalho voluntário, por exemplo, ou mesmo aquelas que querem simplesmente viver os dias tranquilos da aposentadoria, sem compromisso algum.

E definitivamente não há nenhum tipo de problema nisso.

Porém, do outro lado existem as mulheres que querem equidade não só de gênero dentro do mercado de trabalho, mas também de longevidade: elas querem uma carreira e manter ou mesmo incrementar a renda que já possuem.

E as dicas a seguir são para elas.

Veja também: Mulheres que ganham até R$ 5 MIL e têm dívidas podem respirar aliviadas

As dicas que as mulheres acima dos 50 devem seguir na hora de se destacar no mercado de trabalho

Existem 5 dicas básicas que este público deve seguir, sendo elas:

Dica 1: Enviar o currículo para o lugar correto

Um currículo bem feito só é realmente válido se chegar nas mãos certas, chamando a atenção dos recrutadores, como enfatiza Ester Morgan, que é especialista em RH e headhunter.

Recorrer à indicação de conhecidos é a melhor coisa. Mas, não sendo possível, é válido enviar o CV direto pelo site da empresa ou mesmo pelo LinkedIn.

Dica 2: Buscar empresas que valorizam as mulheres com mais de 50 anos

Existem empresas que com certa frequência divulgam vagas focadas justamente no público 50+, e vale a pena ativar a curiosidade para chegar até elas.

É possível até mesmo ligar nos RHs e, claro, ficar de olho em todas as redes sociais das empresas interessantes, de modo a ver as ofertas de vagas de forma mais rápida.

Dica 3: Manter o diferencial destacado

Costumam ser diferenciais das mulheres +50 as habilidades de saber ouvir o cliente e encontrar soluções de forma mais assertiva, por exemplo.

Logo, na hora de destacar os diferenciais no CV, vale a pena citar a calma e a empatia, entre outras habilidades pessoais, que são cada vez mais valorizadas pelo mercado.

Dica 4: Considerar novos ares

De acordo com Luis Giolo, que atua como head da empresa de consultoria Egon Zehnder, existem diversas áreas com demandas por profissionais, e até mesmo a área da tecnologia pode ser uma ótima oportunidade para as mulheres mais maduras.

Afinal, nada impede que elas aprendam programação ou outras habilidades desse contexto.

Dica 5: Ser uma pessoa específica

Por fim, outra dica que as mulheres acima dos 50 devem seguir é manter a clareza no currículo: este documento preferencialmente deve “ir direto ao ponto”, evitar citar aquelas vivências que aconteceram há 10 anos ou mais.

Lembrando que já existem agências de recrutamento que podem auxiliar este público, tanto na hora de montar um bom currículo quanto na hora de encontrar uma vaga interessante.

Veja também: A MESMA camisa, 3 visuais DIFERENTES! Aprenda como fazer isso

você pode gostar também